Rico não tem culpa de pobre ser pobre

06jun2016

Uma pequeníssima minoria acumula o mesmo que o restante da população

RicoNaoTemCulpa-02a

RICO NÃO TEM CULPA DE POBRE SER POBRE

.
Numa crônica do início de 2016 (O Protesto da Babá Negra), falei que a foto do banqueiro com sua família e a babá negra a empurrar o carrinho das crianças, feita em 2015 na zona sul carioca durante uma manifestação Fora Dilma, simboliza a histórica questão da desigualdade social no Brasil. Algumas pessoas discordaram de mim. Tudo bem, discordar faz parte, mas acho que todos concordam que a desigualdade social sempre foi o maior dos problemas de nosso país.

Essa desigualdade reflete-se visivelmente na concentração das riquezas: uma pequeníssima minoria acumula o mesmo que o restante da população, uma proporção alarmante, encontrada em pouquíssimos países além do Brasil. Acho que todos concordam que uma sociedade que exibe tais números é muito injusta.

Certamente, os integrantes dessa minoria mais rica acham que não têm culpa por essa desigualdade. Como podemos ser culpados se damos emprego a tantas pessoas? ‒ essa é a lógica deles. Mas é uma lógica no mínimo questionável. É como se o simples fato de estar empregado, seja qual for o emprego, garantisse uma ótima qualidade de vida ao empregado e à sua família. É como se, apenas por oferecer empregos, sejam eles quais forem, um empregador fosse o benfeitor-mor da humanidade. E olhe que nem vou entrar no mérito de que muitos empregadores são corruptos e sonegam impostos.

Pobreza e riqueza ‒ talvez isso vá sempre existir. Porém, é possível diminuir a diferença entre pobres e ricos, como fizeram muitos países. Para isso acontecer, obviamente, os pobres precisam ser menos pobres, e os ricos menos ricos. E é aí que a coisa pega. Como um governo pode diminuir a concentração de renda sem dar prioridade aos mais pobres? E se ousar fazer isso, os mais ricos aceitarão numa boa perder parte de seus privilégios?

Já estou terminando o texto. Repare que até agora não citei este ou aquele partido. Nem vou citar. Porque diminuir a desigualdade social é obrigação de todo governo, seja de que partido for, assim como lutar contra a corrupção, esse outro mal terrível, investigando tudo e punindo com rigor, independente de partido. Tenho esperança de que o povo brasileiro, mesmo com suas diferentes preferências partidárias, saberá escolher seus futuros representantes tendo em vista essas duas importantes questões.

A foto maior que ilustra esta crônica é do fotógrafo Tuca Vieira. Ela é de 2002 e mostra um condomínio de classe alta separado por um muro da favela de Paraisópolis, em São Paulo. Para mim, ela também simboliza a questão da desigualdade social no Brasil. Mas pode ser que alguns discordem outra vez, principalmente os moradores do condomínio, que dão emprego para moradores da favela. Tudo bem, discordar faz parte.

.
Ricardo Kelmer 2016 – blogdokelmer.com

.

.

A OVELHA NEGRA NA ELITE BRANCA
Em 16.08.15, muitos manifestantes antiPT festejaram a presença de uma família negra e miserável na Av. Paulista. Numa carroça de catar lixo, Tiago e sua família posaram para fotos, ganharam dinheiro e foram parabenizados. Veja o vídeo. E atente para a última fala de Tiago.

.

MILIONÁRIOS REVOLTADOS
Em 2010, o humorista Marcelo Adnet fez uma imitação hilária de um milionário brasileiro refugiado em Miami, que está revoltado com a ascensão social dos pobres. Repare na última coisa que ele fala – terá sido profético?

.

SAIBA MAIS

O que significa a palavra equidade – Texto curto e esclarecedor de Inês Buschel (2010)

Aliança para o social – Viviane Senna alerta para a importância da inclusão de políticas de equidade social (1998)

Brasil reduz em 50% o número de pessoas que passam fome, diz ONU – Peça central no estudo realizado pela FAO, o Brasil aparece como modelo para promoção de experiências exitosas como transferência de renda, compras diretas para aquisição de alimentos e capacitação técnica de pequenos produtores

.
.

LEIA NESTE BLOG

OProtestoDaBabaNegra-02aO protesto da babá negra – Talvez ela saiba que quando um governo tem como objetivo a equidade social e a redistribuição da riqueza do país, automaticamente atrai o ódio das elites econômicas, que lutarão para manter seus privilégios

Democracia e regulação da mídia – A informação é um produto e, como todo mercado, o mercado da informação precisa de regras, caso contrário o grupo que tem mais dinheiro monopolizará a informação, para prejuízo da sociedade em geral

Roubalheiras, desigualdade social e o reconhecimento popular – Se hoje o povo usa essa lógica para manter o PT no poder, o motivo reside justamente na histórica insensibilidade, ou incapacidade, dos outros governos perante as necessidades mais urgentes do povo

Acabou a paciência – Cada um que protesta traz em si a frustração acumulada de tantas gerações por trabalhar dia após dia por um sistema econômico que finge querer o bem de todos mas concentra a renda

Eu esfaqueei o deputado Não temem que as pessoas se revoltem e invadam seus lindos gabinetes, que os sequestrem, que joguem uma bomba no congresso?

Eles estão na fronteira – Milhões de maltrapilhos famintos, perseguidos políticos, criminosos cruéis, terroristas suicidas, narcotraficantes e trombadinhas invadindo os países e quebrando tudo, estuprando nossas irmãs, matando todo mundo, o caos absoluto

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)

.

.

COMENTÁRIOS
.

 

> Postagem no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: