Matrix e o Despertar do Herói

.

Matrix e o Despertar do Herói
A jornada mítica de autorrealização em Matrix e em nossas vidas
(Ricardo Kelmer. Ensaio. Miragem Editorial, 2015)
.

RESUMO CURTO

Usando a mitologia e a psicologia do inconsciente numa linguagem descontraída, Kelmer nos revela a estrutura mitológica do enredo do filme Matrix, mostrando-o como uma reedição moderna do antigo mito da jornada do herói, e o compara ao processo individual de autorrealização, do qual fazem parte as crises do despertar, o autoconhecer-se, os conflitos internos, as autossabotagens, a experiência do amor, a morte e o renascer.

RESUMO LONGO

Usando a mitologia e a psicologia do inconsciente, Kelmer nos oferece uma visão diferente de Matrix, o filme que revolucionou o cinema, lotou salas em todo o mundo e tornou-se um fenômeno cultural, conquistando milhões de admiradores e instigando intensas discussões.

Em linguagem descontraída, o autor nos revela a estrutura mitológica do enredo de Matrix, mostrando-o como uma reedição moderna do antigo mito da jornada do herói, e o compara ao processo individual de autorrealização, do qual fazem parte as crises do despertar, o autoconhecer-se, os conflitos internos, as autossabotagens, a experiência do amor, a morte e o renascer.

Podemos ser muito mais que meras peças autômatas de uma engrenagem, dirigidos pelas circunstâncias, sem consciência do processo que vivemos. Em vez disso, podemos seguir os passos de Neo e todos os heróis míticos: despertarmos, assumirmos nosso destino e nos tornarmos, finalmente, o grande herói de nossas próprias vidas.

.

OPÇÕES DE COMPRA E LEITURA

Livro impresso – Edição do Clube de Autores, 162 pag, 15 x 21cm, orelhas. No Clube de Autores e livrarias parceiras ou direto com o autor (R$ 42, frete incluído)
Livro eletrônico
Na Amazon (e-book) ou PDF personalizado direto com o autor

Livro eletrônico personalizado (PDF direto com o autor)
– Com dedicatória exclusiva para você: R$ 9

Livro-blog – Para leitura aqui no blog. Links abaixo

> PEDIDOS – Entre em contato: rkelmer@gmail.com
> Conheça outros livros e promoções na seção Livros

 

DIRETO COM O AUTOR
opções de pagamento

Cartão e boleto (Pag Seguro)
Transf. Bancária:
Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica

Entre em contato: rkelmer@gmail.com

.

.

EDIÇÕES
– Publicado em 2005 em versão impressa (bolso), edição Miragem Editorial
– Disponibilizado em 2008 em versão eletrônica personalizada (PDF), edição Miragem Editorial
– Disponibilizado em 2013 pela Amazon em versão eletrônica, edição Miragem Editorial
– Disponibilizado em 2015 pelo Clube de Autores em versões impressa e eletrônica, edição Miragem Editorial
(Editoras interessadas, favor entrar em contato: rkelmer@gmail.com)

.
.

O HERÓI É VOCÊ

O filme Matrix chegou aos cinemas em 1999 e suas ideias seguem bem vivas no mundo do século 21: tecnologia, dominação, liberdade, a natureza da realidade… Este livro, porém, foca naquilo que, para o autor, é o grande motivo do sucesso do filme: os fundamentos mitológicos de seu enredo, mais especificamente o mito da jornada do herói.

Contado durante séculos ao redor de fogueiras, esse mito continua a ser contado e recontado, agora nos livros e nas salas de cinema, para que sua mensagem principal nunca se perca: o herói é aquele que se realiza a si mesmo. Em que parte do roteiro de sua jornada você se encontra agora? A sociedade já sabe que você é o Escolhido? Onde estão o Morfeu e a Trinity para ajudá-lo? O traidor já apareceu?

Seja bem-vindo novamente à fascinante aventura de Neo. Dessa vez, porém, você o acompanhará sob a luz da mitologia e da moderna psicologia do inconsciente. E verá que, na verdade, o herói está do outro lado da tela. É o mesmo que agora lê estas palavras.

.

.

APRESENTAÇÃO

Maio de 1999. O filme Matrix estreia no Brasil e eu, com quinze minutos de exibição, encontro-me atônito, como se uma força emanasse da tela e me prendesse à poltrona. Apesar da supervalorização dos efeitos especiais e das armas, sinto que estou diante de muito mais que um grande filme de aventura e ficção futurista. Percebo que o enredo tem profundas bases mitológicas e é formado por importantes arquétipos do inconsciente coletivo. Saio do cinema atordoado, envolto em mil pensamentos, preciso ver este filme de novo…

De fato, voltei mais vezes ao cinema e vi e revi o filme na TV. Um dia, deu-se o clarão: a história de Matrix podia perfeitamente ser compreendida como metáfora do processo de individuação (neste livro chamarei de autorrealização) de que nos fala a psicologia junguiana. Se os irmãos diretores tinham ou não ciência disso quando criaram o enredo, não importa. O processo todo está lá, camuflado em obra de ficção.

O sucesso mundial reforçou minha primeira impressão: Matrix é mesmo um fenômeno cultural, lotando cinemas, influenciando comportamentos e provocando discussões sobre tecnologia, dominação cultural, controle social, religião e natureza da realidade. Jamais uma obra artística unira entretenimento, tecnologia e filosofia em tais dimensões e provocara tanto a mente das pessoas no mundo inteiro.

Decidi expressar minha interpretação da obra e, ainda em 1999, comecei a escrever artigos para jornais e sites na internet, procurando discutir aspectos sobre os quais o filme nos fazia pensar, como mitologia, psicologia, filosofia, religião, misticismo e tecnologia.

Em 2000, fui convidado a falar sobre Matrix durante o Encontro da Nova Consciência, festival multicultural que acontece anualmente nos dias de carnaval em Campina Grande, Paraíba. Falei sobre a aventura de Neo para um público de quinhentas pessoas, comparando-a ao mito da jornada do herói e ao processo de autorrealização do ser humano, que Jung, o notável pesquisador da alma, descobriu em seus estudos e no atendimento psicológico a seus pacientes e denominou “processo de individuação”. Desde então, recebo convites de variados lugares para falar sobre o filme dentro dessa visão mitopsicológica, o que confirma que Matrix exerce um notável fascínio sobre muitas pessoas, jovens e adultos, não apenas fãs de ficção futurista ou maníacos por computadores.

Como o segundo e o terceiro filmes da série não trouxeram muitos elementos novos para a análise que faremos aqui, nós nos concentraremos mais no filme inicial, pois ele contém os elementos principais da ideia sobre a qual fala este livro.

Minha intenção é utilizar a estrutura mitológica do enredo de Matrix (a jornada do herói) para falar de um tema que considero imprescindível nas discussões mais profundas sobre o ser humano: a questão do autoconhecimento psicológico como fator indispensável para a verdadeira realização pessoal. Pretendo, dessa forma, mostrar às pessoas que podemos, sim, cada um de nós, sermos os grandes heróis de nossas próprias vidas, ou seja, nos realizarmos da forma mais íntima e verdadeira possível. Para isso, porém, precisaremos fazer como Neo em Matrix: despertar, conhecer nossas possibilidades e assumir nosso destino.

Usando um filme que é sucesso mundial, além de ser considerado um marco na história do cinema, creio que fica mais fácil levar esta questão ao grande público e não somente aos que se interessam por mitologia e psicologia.

Espero que meu livro possa lhe ser útil.

RK – Rio de Janeiro, maio de 2005

.

.

CONTEÚDO INTEGRAL DO LIVRO

Cap. 1 – Cinema, mito e psicologia
Cap. 2 – Toc, toc, toc… Acorde, Neo!
Cap. 3 – Não existe colher
Cap. 4 – Morrendo para vencer
Cap. 5 – Matrix Reloaded e Matrix Revolutions
Cap. 6 – Os personagens
Cap. 7 – Quadro comparativo

.

.

Facebook-01PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK
Curta a página e participe de promoções

.

.

.

FalaramDoLivroTelegrafo-01FALARAM DO LIVRO POR AÍ

A Bênção de um Anjo Formoso e Cruel – O pampa líquido de um certo Juvêncio Gutierrez – Dissertação de mestrado em Letras, Área de Estudos Literários, de Renato José Bittencourt Gomes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

 Acesso aos Arquivos Secretos
Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS
.

01- Caro Ricardo, Fiquei sendo seu fã desde que em 2000 qdo assiti a uma palestra tua no auditório do colegio capital sobre o filme MATRIX. Na tua palestra fizeste uma analogia de espelhos dentro de uma bola de vidro a se refletirem com nós seres humanos e perguntaste: O que é necessário fazer para mudar o modo dos espelhos se refletirem? Ao que respondeste… basta mudar um só espelho. Assim querias dizer que não precisamos mudar ninguém somente a nós mesmo. Cara vc não sabe o quanto já falei de vc para as pessoas a quem conto esta analogia. O fato é que ouvir aquelas tuas palavras me levou a uma pesquisa igual “A ILHA”. Foi assim que passei a ser uma pessoa melhor. Luiz Ferreira de Sousa Junior, Fortaleza-CE – nov2004

02- Tenho lido suas crônicas e textos sobre “Matrix” e devo confessar que a violência e as “cenas de ação” tão típicas das fitas e da divulgação Holywoodianas, nunca me estimularam a sair de casa para assistí-los. Um caso típico de “não vi e não gostei”. Pelo que você passa entretanto, trata-se de uma obra-prima imperdível, de uma densidade e uma profundidade comparáveis a Blade Runner”, este sim, para mim, algo incomparável no gênero, até agora. Por sua influência, vou procurar os DVDs de Matrix. Devo antes tomar algumas doses e escolher uma bela madrugada, como fazia para assistir (30 vezes) o eterno “The Wall”? Um abraço. Paulo Marcelo, Brasília-DF – mai2005

03- Kelmer… Seu livro “Matrix O Despertar de um Herói ” me poupou no mínimo uns 10 anos de terapia. Queria até te agradecer sabia, seu trabalho é muito profundo e o mais incrível é a linguágem que vc usou. Todos os detalhes as comparações, a forma como trouxe para o meu cotidiano, ando pelo rua agora e vejo o mundo de outra forma. Sabe eu já tinha despertado e escolhido a pílula vermelha a três anos atrás, mas a diferença agora depois de ler “Matrix” é que consigo ser mais congruênte com as minhas partes. Creio que agora a ingrenagem irá funcionar harmonicamente, como vc disse o trabalho é eterno….mas é exatamente isso que me fascina. Parabéns!!!!! Muito, Sucesso aí pra vc…e vamos torçer para que mais Heróis despertem o quanto antes…….. Besos Simplesmente fantástico!!!!!!!!!! Celina Gomes, Monteiro Lobato-SP – jan2006

04- Olá Kelmer, Em primeiro lugar, quero lhe agradeçer pelo livro que  me enviou, MATRIX e o despertar do herói, é realmente fantástico, aliáis, como tudo que você escreve. Adorei inclusiva a dedicatória. Heloísa Pontes, Fortaleza-CE – jan2006

05- Parabéns pela palestra! Continue a “despertar” mentes, dentro ou fora da Matrix!!! Um abraço do primo. Rodrigo Cavalcante, Fortaleza-CE – mar2006

06- A leitura do seu livro me virou do avesso. Tornei-me o que já era e não assumia: uma revolucionária, disposta a me auto-realizar a qualquer preço! Rildete Ribeiro, Fortaleza-CE – mai2006

07- Vi sua palestra sobre Matrix em março,peguei teu livro com autógrafo e tudo (acho que foi pra insanidade ser completa), e o pior é que o recomendo aos amigos. Devo ter gostado do que tu escreveu. Gostei! Um abração nesse ser doido. Ivonesete, Fortaleza-CE – jun2006

08- Amei Matrix! Vc foi divino… Eu gostei do quanto ele traduz o proposito de cada ser… o quanto ele ilumina o caminho do ser…lembrando da busca… para sermos aquilo que somos…. ir ao encontro da nossa real e verdadeira vocação… Heróis de nossa história …isso foi divino…e é no que eu acredito… nossos ritos de passagem… nossas provas cada vez mais dificeis para testar a nossa força… e as provas que se repetem quando não aprendemos as lições… só mudam os personagens mas as provas são iguais… e quando mudamos.. conseguimos nos tornar consciente do processo…o mundo muda …a nossa percepção muda….e as provas também… foi um alento… me deu mais esperanças do que eu já tinha e já emprestei para uma amiga ler….amei…amei de coração a minha intuição não falhou em nada… a cada página eu penso.. nossa tudo o q eu sempre acreditei… e ali escrito por vc….achei o maximo…. te adoro beijos. Saudades sua velho amigo…andarilho… Andrea Menge, Niterói-RJ – abr2007

09- Com todo o respeito eu comi o seu livro MATRIX e o depertar do héroi – parabéns!!! Arhan, São Paulo-SP – abr2007

10- Estou concluíndo a leitura do livro O Despertar do Herói (Matriz), a cada página lida já sinto o herói (eu), despertando…sei que a caminhada é longa os primeiros passos já começou…não sei aonde vou chegar, talvez não exista um ponto de chegada, no entanto, vou aproveitar da melhor maneira os níveis alcançados… Estou contente em receber notícias suas e da sua volta a Fortaleza. Continue assim, despertanto os gigantes adormecidos… Um forte abraço do Deurismar, Fortaleza-CE – mai2007

11- Só agora tô lendo o teu MATRIX. Cara, muito bom mesmo. Parabéns! Vou até rever o filme, por conta disso… Abraço lusitano e fraterno. Flamarion Pelúcio, Fortaleza-CE – mai2007

12- Olha só….vc conseguiu que eu “passasse ” seu livro na frente dos que já estava lendo!!! Isso não vale! rs… Comecei a ler ontem mesmo qdo cheguei em casa e já estou adorando! Jane Atasanov, São Paulo-SP mai2007

13- Oi, Ricardo!!! Participei da sua paletra no IPPB sobre o Matrix.Foi excelente!!! Bjs. Joana Yoko, São Paulo-SP – ago2007

14- Estava pesquisando sobre o filme Matrix e achei muito interessante o que escreveu sobre o mito do herói. Abraço. Kátya Maria, Fortaleza-CE – ago2010

15- Oi Kelmer, tudo bem? Tenho esse livro qeu vc mesmo me deu. Adorei ele e agradeço a vc por ter me proporcionado essa leitura saborosa e cheia de descobertas. Salvei em pdf agora tb e vou espalhar entre os meus amigos que tb gostam de leituras desse tipo. Andréa Gonçalves Guimarães, Crato-CE – set2010

16- Vc me fisgou hoje, fui de cabo a rabo, sem fôlego…maravilhoso! Grata mesmo! Excelente seu livro! Vou partilhar, ok? na prática qd gosto quero que o mundo todo se deleite… Rossany Mouji, Campo Grande-MS – set2010

17- Siimmmm…quero muito ser sua leitora vip…conheci vc porque li o livro sobre o filme Matrix…amei e aí cheguei até aqui…simples assim. Soraya, dez2010

18- Olá leitores, uma boa indicação é o livro: Matrix e o Despertar do Herói. Estou esperando para ter o livro impresso. Abraços e boa sorte a todos. Jackson Cruz, Belém-PA – jun2012

19- Matrix e o despertar do herói, este livro é uma terapia intensiva sistêmica que aborda reencarnações e conflitos insanos no mais íntimo e profundo abismo do ser…(nossa, isso td é inspiração que o livro me proporciona), leio e releio sem cansar..demais! Angélica Santos, Cotia-SP – jun2012

20- Terminei de ler o livro, muiiiitoooo maneiroooo. Sua escrita é claro, objetiva, e ressalto ainda que sua escrita é muito inteligível mesmo.  Suas palestras devem seguir o mesmo ritmo de sua escrita, parabéns! Lidiana Theodora Soares, Fortaleza-CE – out2012

21- Recomendadíssimo. Análise e teorias dos temas de um dos melhores filmes de todos os tempos. Marcelo Gavini, Belém-PA – fev2013

22- Olá Ricardo boa tarde! recentemente li o seu livro o despertar de um heroi e fiquei fascinado, como você na sua sabedoria conseguiu comparar o filme matrix, com o nosso proprio eu, com as aflições humanas que todos nós passamos diariamente em nossas vidas para mim foi muito revelador aprendi muito com esse livro assim como com outros também. Esse livro me ajudou muito e me ajudará ainda mais na vida. O Dispertar de um heroi é um livro excelente para a pessoa que como eu busca a autorrealização. Obrigado. Há li também A irresistivel charme da insanidade e achei bem legal. Moisés Lima Moreira, Piracicaba-SP – mar2013

23- ha palavras de todo o jeito, que muito significam, ha palavras que machucam, ha palavras que iludem, ha palavras que nos humilha, nos depreciam e aquelas que nos insulta, mas existem uma gama de palavras que só exaltam ao nosso coração, que nos engrandecem, envaidecem, nos estimulam, elogia e muitas palavras que ajudam… quero agradecer pelas suas palavras Ricardo Kelmer, no seu livro “matrix e despertar do heroi”, apareceu no momento certo em que estou em busca de minha auto realização, com certeza abriu muitas portas para meu inconsciente… pra você ver, a sete anos que esse livro estava na minha prateleira e nunca o li, e exatamente nesse momento (o momento certo) foi que comecei (e já terminei) a ler. Jucelio Nell, Canindé-CE – jan2014

24- Excelente análise do filme Matrix, utilizando conceitos da jornada do herói e psicologia junguiana. Mostra o quanto a jornada que cada um de nós percorre durante a vida se assemelha à jornada de Neo. Cliente Amazon, abr2014 (Amazon)

25- Após as introduções, o livro tem uma proposta boa, associar o universo Matrix dentro de nossa conjuntura de vida. Quem busca auto conhecimento, busca interior, conflitos internos, este livro é um bom ponto de partida. Só mesmo as introduções inciais que deveriam ser mais curtas, afinal o autor demorou muito para começar realmente o livro. Dei 3 estrelas por isto. Mas no contexto geral eu gostei e recomendo. O leitor se empolgará mais a assistir e re-assistir os filmes da série. Fernando Anjos, set2014 (Amazon)

26- Boa leitura. Interessante interpretação do filme, livro curto, bem didático nas análises a que o autor propõe fazer, recomendo a leitura, quem gosta dos filmes é uma ótima pedida. DPdOL, jan2017 (Amazon)

27- Na verdade o livro é de Auto-ajuda Não curti, no entanto tal fato pode ser atribuído à minha desatenção e ao fato de o livro ter ido parar na categoria Cinema; esperava outra coisa! Cliente Amazon, abr2017 (Amazon)

28- Resolvi rever a memorável trilogia Matrix durante a quarentena e, depois de maratonar, mil perguntas e teorias sempre surgem, inevitavelmente. Então resolvi procurar por estudos e análises do filme, e acabei encontrando esse livro. Uau! É uma análise incrível, mesmo não sendo NADA do que eu esperava. A leitura foi muito instigante, pois me identifiquei muito na interpretação. Esse livro deveria estar junto a outros de autoajuda, pois me lembrou minhas sessões de terapia. É muito bacana ver o filme sob essa perspectiva psicológica e, de fato, poder aplicar diversas lições no nosso dia a dia. Propositalmente ou não, as irmãs Wachowski são mesmo geniais e, mesmo naquela época, já estavam muito à frente de seu tempo. Jéssica Sampaio, Santarém-PA – mai2020 (Skoob)

2 Responses to Matrix e o Despertar do Herói

  1. SANSAO CELESTINO disse:

    sou fascinado por matrix, e o seu livro eh muito bom. todos deveriam ler e ver o que é realmente matrix. se apaixonarem pela estória e não pelos tiros e lutas físicas. Parabéns pelo livro. Sansao Loiola
    Quiterianópolis-CE

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      >> Que bom que vc gostou do meu livro, Sansão.
      Numa análise psicológica, Matrix é tão-somente um estágio de autoconsciência, ou seja, é o nível de conhecimento de si mesmo em que a pessoa se encontra. A forma como a pessoa se entende molda o mundo à sua volta. Entender-se de uma maneira mais ampla é a missão de cada um. Quem passa a se conhecer melhor, liberta-se do estágio onde se encontra e avança aos próximos níveis de autoconhecimento. E quem se conhece melhor, vive melhor.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: