As Preciosas do Kelmer – fev2013

Ricardo Kelmer 2013

AsPreciosasDoKelmer201302-1

.
Criei uma revistinha no Facebook. Ela se chama As Preciosas do Kelmer e é feita de dicas e comentários sobre variados assuntos. A periodicidade é mensal, funciona por meio de uma única postagem que abasteço com subpostagens e os leitores podem comentar a qualquer momento e até sugerir assuntos. Por seu caráter dinâmico e interativo e por construir-se a cada dia, eu diria que é uma revista orgânica. A capa da revista é a própria imagem da postagem, que sempre trará imagens femininas.

Meu objetivo com As Preciosas é dar vazão à minha necessidade de comentar fatos do cotidiano. Pra mim o Facebook é ideal pra isso.

Aqui no blog postarei a edição do mês e a atualizarei a partir das atualizações no Facebook, sempre com imagens. Espero que você goste.

> No Facebook

> No Blog do Kelmer

.

AsPreciosasDoKelmer201302-1AS PRECIOSAS DO KELMER
Dicas e pitacos para o mês
#5, fev2013

Imagem da capa: Manifestação a favor de Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa que desafia o Taliban lutando pelo direito das mulheres à educação

.

>>> CONGRESSO MAL ASSOMBRADO

A LUTA CONTINUA

A maioria dos senadores ignorou as denúncias que pesam sobre Renan Calheiros e o elegeram para a presidência do Senado. Porém, se for condenado pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e uso de documento falso – pelos quais responde na Justiça – ele pode pegar até 23 anos de prisão.

Paralelamente a isso, a população mostra sua insatisafação. Algumas manifestações aconteceram em frente ao Congresso e a petição pública contra ele já reúne 400 mil assinaturas, um número bastante expressivo. Se os senadores não estão nem aí para a ética e a honestidade, a população demonstra estar cada vez mais ciente de seu papel no jogo democrático.

Você ainda não assinou a petição? Assine agora e junte-se aos que lutam por um Brasil menos corrupto. É o seu dinheiro que está em jogo.

> Assine a petição

.

A LUTA CONTINUA

– Compra de rádios por meio de “laranjas”
– Tráfico de influência junto à empresa Schincariol na compra de uma fábrica de refrigerantes
– Espionagem de parlamentares da oposição
– Desvio de verbas públicas em ministérios do PMDB
– Notas frias em nome de empresas fantasmas para comprovar rendimentos

Estas são algumas das nobres credenciais de Renan Calheiros para ocupar a presidência do Senado.

> Saiba mais

.

PELO IMPEACHMENT DE RENAN CALHEIROS

PoliticaRenanCalheiros-1Nem no Carnaval a indignação popular dá descanso a Renan Calheiros. A nova petição pública que pede seu afastamento da presidência do Senado já conta com mais de 1.200.000, sim, um milhão e duzentos mil assinaturas. E você? Que tal se afastar do bloco da folia por um minuto e juntar-se ao bloco dos indignados que exigem um ficha-limpa na presidência do Senado? > Assine a petição

.

>>> LIVRANDO A SEMANA (49)

LOLITA (Vladimir Nabokov) Rocco
(vestibular.uol.com.br)

“Lolita” é uma das obras mais polêmicas da literatura contemporânea universal. Muito arrojado para a moral vigente na época, o romance de Vladimir Nabokov (1899-1977) foi inicialmente recusado por várias editoras. Ao ser finalmente lançado, em 1955, por uma editora parisiense, gerou opiniões antagônicas: houve quem definisse o livro como um dos melhores do ano; houve quem o considerasse pornografia pura. Nos Estados Unidos, onde só viria a ser publicado em 1958, rapidamente conquistou o topo das listas de mais vendidos.

Visto hoje, filtrado pelos anos e por uma verdadeira biblioteca de comentários e críticas, Lolita parece sobretudo uma apaixonada história de amor, escrita com elegante desespero. O protagonista é o obsessivo Humbert, professor de meia-idade. Da cadeia, à espera de um julgamento por homicídio, ele narra, num misto de confissão e memória, a irreprimível e desastrosa atração por Lolita, filha de 12 anos de sua senhoria.

Escrito num estilo inimitável – mas não intraduzível, como bem se verá -, “Lolita” é uma obra-prima da literatura do século 20. Aqui se cruzam alguns dos temas clássicos da arte de todos os tempos (a paixão, a juventude, o amadurecimento) com questões mais típicas da nossa modernidade, como as ambivalências eróticas e o exílio – que é uma questão tanto de geografia quanto da linguagem e do coração.

> Adquira este livro na livraria Arte Paubrasil

.

SOBRE VLADIMIR NABOKOV (Wikipedia)

Vladimir Vladimirovich Nabokov (em russo: Влади́мир Влади́мирович Набо́ков; São Petersburgo, 22 de abril de 1899 — Montreux, Suíça, 2 de julho de 1977) foi um escritor russo-americano. Nabokov escreveu seus primeiros nove romances em russo e então chegou à fama internacional como um mestre estilista de prosa em inglês. Também fez contribuições para a entomologia e tinha interesse em problemas de xadrez.

Lolita (1955) é frequentemente citado entre seus romances mais importantes e é o mais conhecido, apresentando o amor por intrincado jogo de palavras e o detalhe descritivo que caracteriza todas as suas obras. O romance foi classificado na quarta posição na lista dos 100 melhores romances da Modern Library. Sua autobiografia intitulada Speak, Memory foi listado na oitava posição na lista dos livros de não-ficção da Library Modern.

Nascido numa família da antiga aristocracia, em 1919, a instabilidade produzida pela revolução bolchevique (1917) obrigou-o a abandonar a União Soviética. Estudou em Cambridge e licenciou-se em literatura russa e francesa. Mudou-se para Berlim, onde iniciou sua produção literária e intenso trabalho como tradutor.

Em 1926, foi publicado seu primeiro romance, Maria, acolhido com interesse e consideração. Fugindo dos exércitos nazistas e após uma estada em Paris, chegou em 1940 aos Estados Unidos, onde se dedicou ao ensino de língua e literatura russa em várias universidades. Embora continuasse a escrever na sua língua materna, começou também a escrever em inglês, publicando o seu primeiro romance nesta língua em 1941 (The Real Life of Sebastian Knight). Publicou, em 1955, o polêmico romance Lolita em inglês.

A partir de 1958, o sucesso alcançado por seus livros permitiu-lhe dedicar-se inteiramente aos seus principais interesses, a literatura e a entomologia.

> Saiba mais

.

LOLITA, LOLITA (Ricardo Kelmer)

LolitaLolita-03A cena sempre me extasia, sua língua faceira saltando três vezes… Olho em silêncio enquanto ela lambe o papel, fecha o baseado e acende, segurando na ponta de seus dedinhos finos. Ela puxa a fumaça devagar, os olhinhos fechados, tão linda… E eu amo sua boca enquanto ela solta a fumaça. A boca. Que ela sempre esquece entreaberta, na medida exata, meio dedo, ela faz de propósito, sabe que não resisto. O que essas colegiais andam aprendendo no intervalo do recreio?

> Minha homenagem a Nabokov. Leia o conto.

.

>>> TV BANDEIRANTES É CONDENADA POR OFENSAS A ATEUS

O juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior, da 5.ª Vara Cível, condenou a TV Bandeirantes a exibir em rede nacional esclarecimentos à população sobre e a liberdade de consciência e de crença, assegurada pela Constituição. O quadro com os esclarecimentos deve ir ao ar no programa Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, e ter duração de 50 minutos. > Leia mais

.

2o ENCONTRO NACIONAL DOS ATEUS

Apenas uma coisa dois ateus têm necessariamente em comum: o fato de não crerem na existência real de divindades. No mais, ateus podem divergir completamente. Esse algo em comum, porém, já é o suficiente para que ateus procurem se unir de alguma forma pois somente um mínimo de ativismo político é que pode defendê-los dos preconceitos e perseguições do qual são vítimas em nossa sociedade, que é majoritariamente religiosa e, em boa parte, religiosamente fanática e intolerante para com as diferenças.

O Encontro Nacional dos Ateus, em sua 2a edição, acontecerá em várias cidades do país, simultaneamente, no domingo 17fev.

> Saiba mais

.

>>> LIVRANDO A SEMANA (50)

ERIC CLAPTON – A AUTOBIOGRAFIA (Eric Clapton) Editora Planeta do Brasil

Eric Clapton é muito mais que um rock star; apresentou-se ao redor do mundo em shows disputadíssimos e é um artista fundamental no desenvolvimento musical de toda uma era. Sua maneira de tocar o fez ser chamado de Deus. Composições como Layla, Sunshine of Your Love, Wonderful Tonight e Tears in Heaven são inesquecíveis para várias gerações de fãs de música. E agora, pela primeira vez, Clapton conta a história de sua viagem profissional e pessoal nesta pungente, inteligente e dolorosamente honesta autobiografia. Aqui, o músico conta a história como ela é, sem esconder nada. Sua objetividade e honestidade fazem deste livro uma das memórias mais arrebatadoras de nosso tempo.

> Adquira este livro na livraria Arte Paubrasil

.

SOBRE ERIC CLAPTON (Wikipedia)

Eric Patrick Clapton (Ripley, 30.03.1945) é um guitarrista, cantor e compositor britânico. Apelidado de Slowhand, foi considerado o segundo melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone. Embora seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, Clapton sempre teve suas raízes ligadas ao blues. Clapton foi considerado inovador pelos críticos em várias fases distintas de sua carreira, atingindo sucesso tanto de crítica quanto de público e tendo várias canções listadas entre as mais populares de todos os tempos, tais como “Layla”, “Wonderful Tonight” e a regravação de “I Shot the Sheriff”, de Bob Marley. Em 2004 foi condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico

> Saiba mais

.

>>> CRIE UMA IGREJA E FIQUE RICO

ReligiaoDinheiro-01Para criar uma igreja no Brasil você precisa de menos de R$ 500 e em uma semana sua igreja estará regularizada, com CNPJ e conta bancária para realizar aplicações financeiras livres de imposto de renda. Assim, você poderá depositar na conta da igreja o dinheiro oriundo de quisquer outras atividades, legais ou ilegais. E tudo dentro da lei.

É por isso que as igrejas são cada vez mais usadas por bandidos e contraventores, que as fazem de fachadas para seus negócios. E tudo em nome dos deuses.

Para mostrar o absurdo dessa falha em nossa constituição, uma equipe de repórteres da Folha de São Paulo criou a Igreja Heliocêntrica do Sagrado EvangÉlio. Veja como eles fizeram.

.

PELA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA RELIGIOSA

A sociedade organizada começa a se movimentar contra o absurdo privilégio das religiões, que são isentas do pagamento de impostos e, assim, são cada vez mais usadas para a lavagem de dinheiro e para enriquecer seus líderes desonestos.

Esta petição pública, a ser enviada ao Congresso Nacional, foi criada pela ABRAVIPRE – Associação Brasileira de Vítimas de Preconceito Religioso, e está muito bem fundamentada em sua crítica à própria Constituição, que concede privilégios demais às igrejas. É preciso, pois, alterar a Constituição.

> Assine a petição

.

>>> JULIAN ASSANGE: É BOM QUE OS GOVERNOS TENHAM MEDO DAS PESSOAS

A Internet está se transformando no maior instrumento de vigilância já criado e a liberdade que ela representa estaria seriamente ameaçada. A avaliação é de Julian Assange, criador do Wikileaks e que, há sete meses, vive na embaixada do Equador em Londres. Para ele, a web redefiniu as relações de poder no mundo, se transformou no “sistema nervoso central hoje das sociedades” e chega a ser mais determinante que armas. O problema, segundo ele, é que esse poder está agora se virando contra as populações. > Leia a entrevista feita pelo jornal O Estado de São Paulo, fev2013

.

>>> MULHER É ACUSADA DE TENTAR MATAR O MARIDO COM VENENO NA VAGINA
> Leia a notícia

.

A VAGINA VENENOSA (Ricardo Kelmer)

O medo de cavernas é um sentimento arquetípico, que nos acompanha desde os primórdios de nossa história como espécie. Penetrar no desconhecido, arriscar-se nas escuridões, descer nas profundezas do que não sabemos, isso dá medo mesmo – mas também tem algo de fascinante e irresistível. A vagina da mulher também é uma caverna. O que há lá dentro? Que perigos nos aguardam em suas escuridões? E se não conseguirmos nunca mais sair? E se ela, crau, nos morder ou, pior, nos decapitar? A vagina decapitadora. A vagilhotina.

Lembrei agora da vagina com dentes (vagina dentata), uma clássica imagem arquetípica que povoa o imaginário dos homens de todas as épocas. Eu mesmo já sonhei com um bicho desses a morder meu pingolim, o pobre do Jeitoso todo ensanguentado, coitado, acordei apavorado, que horror.

E agora essa vagina com veneno. Putz. Daqui a pouco teremos que entrar vestidos e protegidos como aqueles soldados do esquadrão antibombas. E em duplas. Vai você na frente. Não, vai você que é mais novo. Par ou ímpar? Melhor chamar mais um pra garantir.

.

>>> BLUES BRASILEIRO NO FESTIVAL CROSSROADS

ArturMenezes-1Artur Menezes é um dos maiores nomes do blues brasileiro da atualidade. Compondo, cantando e tocando sua guitarra, ele leva o blues pelo Brasil em seus shows, cativando o público com sua técnica aliada à emoção, sua mistura de ritmos (inclusive o baião) e seu jeito especial de inteagir com a plateia. Já vi alguns shows dele e verei mais quantos puder – é muito bom!

Ele é um dos brasileiros cotados para participar do Crossroads, o maior festival de blues do mundo, criado por Eric Clapton, e que este ano acontecerá em Nova York, no Madison Square Garden. Os mais votados pelo público, em todo o mundo, serão avaliados pela organização e convidados a participar do festival.

Você quer Artur Menezes no Crossroads. Vote nele:

– Acesse o link do festival: playcrossroads.com/u/Menezes
– Clique no botão “add your support”, que fica abaixo da lista de votantes
– Digite nome e email, e clique em “support”

.

>>> LIVRANDO A SEMANA (51)

MEMÓRIAS DE ADRIANO (Marguerite Yourcenar) Nova Fronteira

Pouco antes de morrer, o imperador Adriano, Pontifex Maximus dos territórios romanos entre 117-138 d.C., decide escrever uma longa carta-testamento ao jovem Marco Aurélio, o futuro imperador-filósofo. Nela Adriano passa em revista os principais episódios de sua extraordinária existência: a relação de afeto com a mulher de Trajano, Plotina; as campanhas militares em diversas regiões da Europa; as viagens à Ásia Menor; a paixão pela caça; as discussões filosóficas com os principais pensadores do seu tempo; as relações com Trajano, seu antecessor; e o casamento com Sabina. No entanto, não são as façanhas públicas e heróicas que constituem o centro vital do relato do velho imperador, mas seu amor pelo belo jovem grego Antínoo, que se matara no auge do esplendor físico. A partir dessa perda, Adriano se interroga sobre o destino, a precariedade da vida e a inevitabilidade da morte, que não poupa senhores nem escravos. “Esforcemo-nos por entrar na morte com os olhos abertos”, escreve o imperador em seus últimos dias, seguindo os preceitos da filosofia estóica que sempre o nortearam.

Lançado em 1951, este romance de Marguerite Yourcenar consumiu quase 30 anos de pesquisas e logo se tornou um clássico da literatura moderna. Poucas vezes uma experiência histórica específica – a biografia de um homem ilustre e o prenúncio da decadência de Roma – foi transformada pela ficção de modo tão vivo quanto nestas “Memórias de Adriano”. (vestibular.uol.com.br)

> Adquira este livro na Livraria Arte Paubrasil

.

>>> PARQUE DO COCÓ VERSUS GANÂNCIA IMOBILIÁRIA

O Parque Ecológico do Rio Cocó é uma área de conservação, de 1.155 hectares, situado na cidade de Fortaleza-CE. Tem esse nome devido ao rio que forma o bioma de mangue, o rio Cocó, que nasce na serra de Pacatuba, munícipio vizinho, corta vários bairros da capital e deságua no mar, no bairro da Praia do Futuro.

É uma região de rara beleza, um oásis natural encravado na área urbana de Fortaleza – mas que está perdendo a guerra contra a ganância imobiliária, que tem poder suficiente para desafiar as leis, subornar quem for preciso e construir prédios residenciais, empreendimentos comerciais e até mesmo shopping centers dentro da área do Parque.

Nos anos 1970-80 vivi minha infância e adolescência nessa área. É lá que meus pais ainda moram, apesar do assédio crescente das construtoras, ávidas por comprar os últimos terrenos resistentes. Elas estão em seu direito, sim, mas é necessário preservar o que resta de Natureza naquela área. Para isso, é necessário que a opinião pública se manifeste a fim de que o poder público se sensibilize e resista às ofertas suntuosas e aos subornos, que são as principais armas da ganância imobiliária. (RK)

> Assine a petição pública pela preservação do Parque do Cocó

.

.

AsPreciosasDoKelmer201302-1AS PRECIOSAS DO KELMER

> No Facebook

> No Blog do Kelmer

.

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: