As Preciosas do Kelmer – nov2012

Ricardo Kelmer 2012

AsPreciosasDoKelmer201211-1

.
Criei uma revistinha no Facebook. Ela se chama As Preciosas do Kelmer e é feita de dicas e comentários sobre variados assuntos. A periodicidade é mensal, funciona por meio de uma única postagem que abasteço com subpostagens e os leitores podem comentar a qualquer momento e até sugerir assuntos. Por seu caráter dinâmico e interativo e por construir-se a cada dia, eu diria que é uma revista orgânica. A capa da revista é a própria imagem da postagem, que sempre trará imagens femininas.

Meu objetivo com As Preciosas é dar vazão à minha necessidade de comentar fatos do cotidiano. Pra mim o Facebook é ideal pra isso. Aqui no blog postarei a edição do mês e a atualizarei a partir das atualizações no Facebook, sempre com imagens. Espero que você goste.

> No Facebook

> No Blog do Kelmer

.

AsPreciosasDoKelmer201211-1AS PRECIOSAS DO KELMER
Dicas e pitacos para o mês
# 2, nov2012

.

IMAGEM DA CAPA: Bettie Page em um de seus antológicos ensaios fotográficos. Foto: Irving Klaw.

DEUS ESTUPRADOR

O candidato republicano ao Senado pelo Estado americano de Indiana, Richard Mourdock, afirmou que uma gravidez resultante de um estupro acontece porque essa “é a vontade de Deus”. Se isso é verdade, então Deus não mudou muita coisa desde o sanguinário Antigo Testamento, quando ele ordenava que os guerreiros de Israel cortassem ao meio as mulheres dos inimigos. Sinceramente? Eu não acharia ruim se alguém estuprasse esse candidato republicano. Infelizmente ele não engravidaria pra provar sua divina tese mas sentiria um pouco do gostinho dela.

> SAIBA MAIS
.

HOMEM CRISTÃO QUE É HOMEM CRISTÃO NÃO ENGRAVIDA
As religiões cristãs são a favor da proibição do aborto por uma razão bem simples: os líderes dessas religiões são homens, machistas e misógenos. Eles temem a liberdade e a sexualidade da mulher. Se homem engravidasse, o aborto seria permitido e nem haveria essa discussão.
..

FEMINISTA CRISTÃ EXISTE? – É uma dúvida que tenho.

.

LIVRANDO A SEMANA (37)

PIAF – UMA VIDA (Carolyn Burke) – Criada entre um bordel, em uma caravana circense e em um bairro da classe trabalhadora parisiense, a cantora e ícone francês Edith Piaf começou a cantar nas ruas, onde foi descoberta pelo dono de um cabaré da Champs-Elysées. Com sua voz passional e poderosa, tornou-se rapidamente uma estrela, seduzindo na mesma medida a elite de Paris e as pessoas das áreas mais empobrecidas da cidade. Este livro examina sua escalada à fama e à notoriedade, seus tumultuados casos amorosos e sua luta contra as drogas, o álcool e a doença, enquanto explora novas fontes para enriquecer nosso conhecimento sobre aspectos pouco conhecidos de sua vida, como os fatos de ter sido estudante de poesia e de filosofia e ter auxiliado a Resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Escreveu a letra de quase cem canções (incluindo “La vie en rose”) e foi mentora crucial de artistas mais jovens, como Ives Montand e Charles Aznavour, que absorveram seu amor por “la chanson” e a abordagem rigorosa do ofício de cantor.

> Adquira este livro na Livraria Arte Paubrasil clicando aqui
.

SOBRE EDITH PIAF (Wikipedia)

Édith Giovanna Gassion, (Paris, 19 de dezembro de 1915 – Plascassier, 11 de outubro de 1963, ou simplesmente, Édith Piaf foi uma cantora francesa de música de salão e variedades, mas foi reconhecida internacionalmente pelo seu talento no estilo francês da chanson.

O seu canto expressava claramente sua trágica história de vida. Entre seus maiores sucessos estão “La vie en rose” (1946), “Hymne à l’amour” (1949), “Milord” (1959), “Non, je ne regrette rien” (1960). Participou de peças teatrais e filmes. Em junho de 2007 foi lançado um filme biográfico sobre ela, chegando ao cinemas brasileiros em agosto do mesmo ano com o título “Piaf – Um Hino Ao Amor” (originalmente “La Môme”, em inglês “La Vie En Rose”), direção de Olivier Dahan.

Édith Piaf está sepultada na mais célebre necrópole parisiense, o cemitério do Père-Lachaise. Seu funeral foi acompanhado por uma multidão poucas vezes vista na capital francesa. Hoje, o seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro.

> Edith Piaf na Wikipedia

.

MACONHA LIBERADA

BobEsponjamaconha-01AULAS MAIS INTERESSANTES

Nos Estados Unidos, os estados de Washington e Colorado liberaram, por meio de referendo, o uso recreativo da maconha. Grande novidade. Na faculdade de Comunicação os malucos sempre saíam pra fumar um baseado na hora do recreio.

> Saiba mais
.

VEJA MACONHADA – A revista Veja, em sua edição 2293, deu capa à maconha: “Maconha. As novas descobertas da medicina cortam o barato de quem acha que ela não faz mal.

Numa reportagem de seis páginas, a revista tenta fazer a cabeça de seus leitores mostrando dados de algumas pesquisas que indicariam que maconha faz mais mal à saúde que cigarro ou álcool.

Bem, só pra termos uma ideia do tipo de pesquisa em que se baseou a revista, pra ela usuário crônico é aquele que fuma um baseado por semana. Se seguirmos essa linha de raciocínio, quem bebe sua cervejinha no sábado é alcoólatra.

Fico aqui pensando… Que interesses terá a revista Veja em contribuir pra manter o comércio e venda de maconha nas mãos do crime organizado?

> Baixe a revista
.

RESPOSTA À VEJA

A Rede Pense Livre enviou correspondência à Revista Veja acerca da matéria de capa da edição de 31/10/2012. Veja abaixo a íntegra da carta à revista e um texto que responde os principais pontos abordados na reportagem:

À revista Veja. A matéria de capa da última edição da revista não cumpre a missão de informar o debate sobre o uso/abuso da maconha, pois polariza a discussão e confunde os leitores. A demonização da droga reitera a política de prevenção equivocada que afasta os jovens do diálogo. (…)

> Leia na íntegra
.

COMO SERÁ EM WASHINGTON E NO COLORADO
(almanaquedasdrogas.com)

COLORADO – O Colorado foi o primeiro a fechar a conta: 54,6% a favor e 45,4%. Quase 1,25 milhões de eleitores disseram sim à Emenda 64, cujo mote era “regular a maconha como o álcool”. O texto original da emenda, de fato, diz que o procedimento deve ser “como acontece numa loja de bebidas”. Ele também diz que a lei foi criada “em nome da liberdade individual, do aumento da arrecadação estadual e da aplicação eficiente dos recursos policiais” – resposta direta à prisão de mais de 10 mil pessoas por ano, por porte de maconha no Estado.

WASHINGTON – O próprio governo do Estado, por meio de seu Escritório de Gerenciamento Financeiro, tratou de ver quanto esse comércio verde vai render em tributos. A conclusão é que a venda de maconha pode gerar uma renda extra de US$ 1,59 bilhões para os cofres públicos. A maior parte vai para a saúde (55%), tratamento de dependentes e educação sobre drogas (25%). E fatias menores vão para pesquisas sobre maconha nas universidades locais.

Saiba mais

.

LIVRANDO A SEMANA (038)

O DOCE VENENO DO ESCORPIÃO (Bruna Surfistinha)

Bruna Surfistinha é o pseudônimo de Raquel Pacheco, uma garota paulistana de classe média que briga com os pais, sai de casa e se prostitui por três anos enquanto narra seu dia a dia num blog, cativando milhares de leitores homens e mulheres, adultos e adolescentes. Ela atua num filme pornô, lança um livro sobre sua vida que vende horrores, atrai a atenção da mídia internacional, supera problemas com drogas, casa com um ex-cliente que deixa a mulher pra viver com ela e, por fim, larga a prostituição. Ela é um fenômeno cultural.

Este livro é a história de Raquel/Bruna. Ele traz ainda um diário secreto com as histórias mais ousadas que Bruna não teve coragem de publicar no blog. O diário, com 36 páginas negras, vem lacrado. Por fim, Bruna também dá pequenas lições para uma mulher de como conquistar um homem e jamais perdê-lo para uma garota de programa.

> Adquira este livro na Livraria Arte Paubrasil clicando aqui
.

A PROSTITUIÇÃO NA SALA DE ESTAR

AProstituicaoNaSalaDeEstar-02aRaquel destruiu uma velha imagem da prostituta, a da moça pobre-coitada que é obrigada a alugar o corpo por não ter outra opção. Raquel não. Ela estudava em colégio bom e possuía bom nível cultural. Poderia ter arrumado outro trabalho mas, não, ela quis ser puta. Planejava juntar grana e largar a prostituição, sim, mas enquanto isso não ocorria, ela vivia com alegria e não se arrependia de sua escolha. Depois de Raquel Pacheco as teses sociológicas terão de ser refeitas pra falar dessas mulheres que agora a sociedade sabe que existem: meninas de classe média que, em busca de vida melhor e de custear os estudos mais rapidamente, recusam os salários e condições oferecidos pelos empregos tradicionais e encontram na prostituição um ofício honesto, com seus prós e contras mas com vantagens financeiras incomparáveis e que a cada dia é visto com menos preconceito.

> Leia a crônica na íntegra
.

DIA INTERNACIONAL DA PROSTITUTA
(redeprostitutas.org.br)

No dia 2 de junho de 1975, 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França. Elas protestavam contra multas e detenções, em nome de uma “guerra contra o rufianismo”, e até contra assassinatos de colegas que sequer eram investigados. Além disso, maridos e filhos de prostitutas eram processados como rufiões, por se beneficiarem dos rendimentos das mulheres. Tabernas deixaram de alugar quartos para as trabalhadoras do sexo, com medo da repressão policial. A diretoria da igreja e a população de Lyon apoiaram a manifestação e deram proteção a elas.

A ocupação da igreja foi transmitida por todos os meios de comunicação, no país e no exterior, inclusive no Brasil. As mulheres exigiam que o seu trabalho fosse considerado “tão útil à França como outro qualquer”. Outras 200 prostitutas percorreram as ruas de carro distribuindo filipetas, com denúncias de que eram “vítimas de perseguição policial”, o que as impedia de trabalhar. Uma carta foi enviada ao presidente Giscard d’Estaing.

O movimento se ampliou para outras cidades francesas, como Marselha, Montpellier, Grenoble e Paris, onde colegas também entraram em greve. No dia 10 de junho, às 5 horas de manhã, as mulheres na igreja de Saint-Nizier foram brutalmente expulsas pela polícia.

Ao ter a coragem de romper o silêncio e denunciar o preconceito, a discriminação e as arbitrariedades, chamando a atenção para a situação em que viviam, as prostitutas de Lyon entraram para a história. Por isso, o 2 de junho foi declarado, pelo movimento organizado, como o Dia Internacional da Prostituta.

.

CABRA MARCADA PARA CASAR

CabraNoiva-1“Um homem também não pode se casar com uma cabra, por exemplo; pode até ter uma relação estável com ela, mas não pode se casar.” Este foi o argumento do jornalista José Roberto Guzzo, que escreve na revista Veja, pra mostrar por que o casamento gay não deve ser permitido. O argumento é tão absurdo que fica difícil levá-lo a sério. Porém, por estar numa revista de grande circulação como Veja, ele automaticamente toma uma dimensão preocupante.

A união civil entre pessoas do mesmo sexo é uma natural conquista das sociedades democráticas e no Brasil ela virá mais cedo ou mais tarde. Pra desgosto de pessoas como o sr. Guzzo.

A propósito, e a união civil entre três ou mais pessoas? Por que elas também não teriam o mesmo direito? Mas isso é um assunto ainda mais delicado.

> Leia o artigo
.

CABRA MARCADA PARA CASAR – É claro que a turma não deixaria passar em branco o comentário do sr. Guzzo. Além das críticas, teve também o bom humor…

> Ria um pouquinho com as cabras
.

A REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DO ARTIGO DA VEJA

O filme A Queda: As Últimas Horas de Hitler é um filme alemão de 2004, que mostra os útimos dez dias da vida de Adolf Hitler no Führerbunker em 1945. Uma cena em particular, que mostra Hitler irritado tendo um ataque de fúria com seus generais, proporcionou centenas de versões satirizadas na internet sobre os mais variados assuntos. Se você não passou os últimos anos em outro planeta, certamente já deve ter visto e rido com algum deles.

Pois bem, já fizeram um a respeito do texto do sr. Guzzo na revista Veja. Veja aqui

.

MITOCÔNDRIA PROCURA MÉNAGE À TROIS

Os distúrbios mitocrondriais podem causar incapacidade muscular, cegueira, insuficiência cardíaca e até mesmo morte prematura de bebês. Eles são causados por um defeito no DNA mitocondrial da mãe, que é transmitido para o bebê. Na Grã Bretanha esses problemas afetam uma entre 6.500 crianças.

Cientistas de vários países desenvolveram uma técnica que substitui o DNA mitocondrial defeituoso da mãe pelo de uma doadora. Com isso o bebê teria material genético de três pessoas (um homem e duas mulheres). A técnica ainda não foi aprovada por nenhum governo mas em breve será submetida a consulta popular na Inglaterra.

Pra não perder a piada: é a confirmação científica da importância do ménage à trois pra saúde da espécie humana.

> Saiba mais

.

LIVRANDO A SEMANA (39)

CEM ANOS DE SOLIDÃO (Gabriel García Márquez)

Um comboio carregado de cadáveres. Uma população inteira que perde a memória. Mulheres que se trancam por décadas numa casa escura. Homens que arrastam atrás de si um cortejo de borboletas amarelas. São esses alguns dos elementos que compõem o exuberante universo deste romance, no qual se narra a mítica história da cidade de Macondo e de seus inesquecíveis habitantes.

Lançado em 1967, Cem Anos de Solidão é tido, por consenso, como uma das obras-primas da literatura latino-americana moderna. O livro logo tornou o colombiano Gabriel García Márquez (1928) uma celebridade mundial; quinze anos depois, em 1982, ele receberia o Prêmio Nobel de Literatura.

Aqui o leitor acompanhará as vicissitudes da numerosa descendência da família Buendía ao longo de várias gerações. Todos em luta contra uma realidade truculenta, excessiva, sempre à beira da destruição total. Todos com as paixões à flor da pele. E o “realismo mágico” de García Márquez não dilui a matéria de que trata –no caso, a história brutal e às vezes inacreditável dos países latino-americanos. Pelo contrário: só a torna mais viva.

Adquira este livro na Livraria Arte Paubrasil clicando aqui
.

CEM ANOS DE SOLIDÃO
(Wikipedia)

Esta obra tem a peculiaridade de ser umas das mais lidas e traduzidas de todo o mundo. Durante o IV Congresso Internacional da Língua Espanhola, realizado em Cartagena, na Colômbia, em Março de 2007, Cem anos de solidão foi considerada a segunda obra mais importante de toda a literatura hispânica, ficando apenas atrás de Dom Quixote de la Mancha. Utilizando o estilo conhecido como realismo mágico, Cem Anos de Solidão cativou milhões de leitores e ainda atrai milhares de fãs à literatura constante de Gabriel García Márquez.

A primeira edição da obra foi publicada em Buenos Aires, Argentina, em Maio de 1967, pela editora Editorial Sudamericana, com uma tiragem inicial de 8.000 exemplares. Nos dias de hoje já foram vendidos cerca de 30 milhões de exemplares ao longo dos 35 idiomas em que foram traduzidos.

> Saiba mais
.

SOBRE GARCÍA MÁRQUEZ
(Wikipedia)

Gabriel García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1927) é um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século 20, ele foi premiado com o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado romance Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e vive atualmente em Cuba. É pai do cineasta Rodrigo García. Em abril de 2009 declarou que se aposentou e que não pretendia escrever mais livros. Essa notícia foi confirmada em 2012, quando seu irmão, Jaime Garcia Marquez, noticia que foi diagnosticada uma demência a Gabriel Garcia Marquez e que, embora esteja em bom estado físico, perdeu a memória e não voltará a escrever.

> Saiba mais

.

AvisoPrevioDeTraicao-01AVISO PRÉVIO DE TRAIÇÃO

Clarabela, Timótea, Vivalda e Oitília. Quando elas brigam por nós.

> Leia o conto na íntegra

.

LIVRANDO A SEMANA (40)

CANALHA, SUBSTANTIVO FEMININO (Martha Mendonça) Editora Record

Quem disse que só os homens sabem ser canalhas? E as mulheres, são eternas vítimas? Este livro subverte o clichê de gênero que coloca homens e mulheres sempre nos mesmos papéis. Larissa, Cristina, Ângela, Diana, Ingrid e Mariana relatam, na primeira pessoa, aonde sua natureza amoral as levou. Elas não estão com raiva e não querem vingança. Apenas não conseguem deixar de ser… canalhas. Qualquer semelhança com a realidade terá sido mera coincidência?

> Adquira este livro na Livraria Arte Paubrasil clicando aqui

.

AS PRECIOSAS DO KELMER

> No Facebook

> No Blog do Kelmer

.

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: