Ricardo Kelmer 2009
Nossos parlamentares são como crianças que devem sempre ser vigiados de pertinho – um minuto de desatenção e pronto, já estão fazendo o que não devem
“Agi como se a cota fosse minha propriedade soberana. Confesso que caí na ilusão patrimonialista brasileira.” (Fernando Gabeira)
Quando um cara como Fernando Gabeira (PV-RJ) é pego com a mão na botija, é porque a coisa tá feia mesmo. Gabeira era um símbolo da nossa esperança de ética na política. Era. Até o momento em que descobrimos que ele usou o nosso suado dinheirinho pra dar de presente à sua filha uma viagem pro Havaí e, assim, juntou-se solenemente a toda a corja de deputados (e ex-deputados e senadores) que usaram desonestamente sua cota de passagens aéreas.
Mas sejamos justos: nessa famigerada farra das passagens Gabeira não pode ser comparado a sujeitos como o deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS), que aproveitou a farra pra comprar 40 (sim, quarenta) passagens pra Paris, Milão, Miami, Buenos Aires e Nova York. Detalhe: na época Dagoberto era membro do Conselho de Ética na Câmara. Avalie se não fosse. Também seria injusto botar Gabeira no mesmo saco de Ciro Gomes (PPS-CE), aquele finíssimo deputado que berra com repórteres e insinua que a imprensa trabalha contra a democracia. E ainda chama de caralho o Ministério Público. Ô deputado, deixe desses atos fálicos, homem!
Também não dá pra comparar Gabeira ao deputado Eugênio Rabello (PP-CE), que quando era presidente do Ceará Sporting Club usou sua cota distribuindo 77 (isso mesmo, setenta e sete) passagens aéreas entre jogadores, técnicos, dirigentes, parentes e amigos dos atletas e radialistas encarregados de narrar os jogos do seu time. Golaço do deputado. Pena que foi contra seus eleitores.
Esse pessoal parece desconhecer que o dinheiro público não pode ser usado em pró de seus interesses privados. Trata-se de algo tão lógico, tão básico, que a conclusão disso tudo é: nossos parlamentares são como crianças que devem sempre ser vigiados de pertinho – um minuto de desatenção e pronto, já estão fazendo o que não devem. E agora? Nós os elegemos, então nós também somos responsáveis por eles. Como já são bem grandinhos pra serem postos num cercado de bebê, uma opção a se considerar é a tornozeleira eletrônica, aquelas que os presos usam pra serem monitorados 24 horas. Bip, bip, deputado embarcando pra Paris. Bip, bip, deputado comprando voto.
Gabeira usou erroneamente duas passagens e veio logo a público assumir seu erro e dizer que caiu na velha ilusão de confundir o público com o privado. Confundiu mesmo. Mas ao contrário da grande maioria, Gabeira tem saldo positivo. Deve estar envergonhado, eu imagino, ao contrário dos deputados que se sentem ofendidíssimos por serem flagrados usando o meu e o seu dinheiro pra botar a família e os amigos a viajar por aí.
Sua mea culpa pegou bem, Gabeira, mas agora você terá uma árdua missão pela frente: ajudar-nos a refazer nossa esperança de ética na política. Poderia muito bem começar liderando um movimento contra o absurdo aumento de salário que Suas Excrescências já estão planejando como forma de compensar a perda das passagens. Olhaí, já estão fazendo de novo o que não devem. Tornozeleira neles!
.
Ricardo Kelmer 2009 – blogdokelmer.com
.
.
> Quem foi o deputado campeão de voos internacionais?
> Quem foi o senador que distribuiu 258 passagens?
> Quais deputados já devolveram o dinheiro?
Saiba mais sobre a farra das passagens no Congresso em Foco
.
“Até quando isso vai acontecer? Até a hora em que o povo acorde, reaja e tire do poder quem não devia estar representando o povo. Safados!” Comentário de Luiz Carlos Prates no Jornal do Almoço (RBS de Santa Catarina, 20abr2009)
.
.
ASSINE VOCÊ TAMBÉM
> Petição contra o aumento do salário de deputados e senadores – peticaopublica.com.br. Mais de 300 mil assinaturas.
.
LEIA NESTE BLOG
> Tornozeleira neles – Nossos parlamentares são como crianças que devem sempre ser vigiados de pertinho – um minuto de desatenção e pronto, já estão fazendo o que não devem
> Amiga eleitora, amigo eleitor – Estou aqui, ocupando um pouco de sua valiosa atenção, pra lhe dizer que sou um candidato diferente. Eu mereço o seu voto. Por quê? Porque sou franco
> Os tumores malignos do Congresso – Enquanto o salário mínimo sua e sofre pra acompanhar a inflação, os parlamentares presenteiam-se com estupendos salários, zombando dos idiotas que os elegeram
> Sete de Setembro Negro – Vista preto no Dia da Independência em protesto contra a corrupção e a impunidade.
> Assine a petição contra a obrigatoriedade do voto – votoobrigatorionao.com.br
> Congresso em Foco – Site informativo sobre as atividades dos parlamentares. Contraindicado para narinas sensíveis.
.
.
– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)
.
.
Nunca vi o Gabeira interessado em colaborar com o povo muito menos com a luta socialista. Mas respeito a sua visão, quando você diz que ele era a nossa esperança, embora não concorde com tão tendenciosa declaração. Se tiver disposto a debater mais sobre esse assunto pode me encontrar no lenitivocultural.blogspot.com e claro, ficaria muito feliz com sua visita.
Abraços, Milena
CurtirCurtir
> Tendeciosa declaração? Claro. Eu tendia mesmo, eu e outros milhões de brasileiros, a crer que Gabeira simbolizava nossa esperança de ética na política. Esperança altamente tendeciosa. Quanto a debater sobre esse assunto, agradeço o convite mas é só quando tô muito puto que escrevo sobre política. Prefiro falar de sacanagem, aquela da boa.
CurtirCurtir
Gosto do Gabeira, acredito em suas intenções sinceras.Mas há de se convir que os Congressistas possuem tantas vantagens, tantos auxílio-paletó, auxílio-babá, auxílio-passagens,auxíio-combustível,etc,.. em seus contra-cheques que às vezes oa mais bem intencionados podem ficar tentados com tantas benesses,atire a primeira pedra quem não ficaria? Continuo acreditando nele,meu Ipanemense, vizinho e ídolo,… desde que….ressarça o erário público de sua ….digamos, escorregadela.
A propósito, Saudades, RK. Boa sorte em Sampa!
CurtirCurtir
> Obrigado, Chris. Boa sorte pra você também e pro Gabeira.
CurtirCurtir
É preciso levar em conta que a mídia exagera e muito os fatos, algumas vezes até distorcendo a verdade…
É preciso que hajam regulamentos e leis a serem seguidos e respeitados. Acho um exagero essa coisa aí das passagens, juro. Ora, que cortem a verba é o mais correto! Se eu tivesse passagem sobrando dentro da verba que me coubesse não elvaria família prá Disneylândia com babá e tudo- como um aí fez- mas mandaria uma passagem prá um irmão doente sem dúvida e sem a menor culpa! Mas eu não sou exemplo e nem política e nem quero!A mídia é um porre!
Bjos
CurtirCurtir
> É verdade, as Vossas Excrescências apenas seguiram as regras estipuladas por eles mesmos sobre o uso das passagens. Acontece que as regras eram um imenso estímulo ao mau uso do erário. Foi preciso a imprensa denunciar pra todos verem o que estavam fazendo com nosso dinheirim. E se continuar mexendo, a merda vai feder ainda mais, não tenha dúvida, Lia.
CurtirCurtir