As Preciosas do Kelmer – ago2015

31ago2015

AsPreciosasDoKelmer201508

.
As Preciosas do Kelmer é uma revista que criei no Facebook. Ela é feita de dicas e comentários sobre variados assuntos. A periodicidade é mensal, funciona por meio de uma única postagem que abasteço com subpostagens e os leitores podem comentar a qualquer momento e até sugerir assuntos. Por seu caráter dinâmico e interativo e por construir-se a cada dia, eu diria que é uma revista orgânica. A capa da revista é a própria imagem da postagem, que sempre trará imagens femininas.

Meu objetivo com As Preciosas é dar vazão à minha necessidade de comentar fatos do cotidiano. Pra mim o Facebook é ideal pra isso. Aqui no blog postarei a edição do mês e a atualizarei a partir das atualizações no Facebook, sempre com imagens. Espero que você goste.

> No Facebook (todas as edições)

> No Blog do Kelmer

.

AsPreciosasDoKelmer201508AS PRECIOSAS DO KELMER
Dicas e pitacos para o mês
#35, ago2015
> Esta edição no Facebook

Capa do mês: Monique Prada, prostituta e ativista do feminismo

.

*** OS ESPIÕES DO POVO E A TRANSPARÊNCIA GLOBAL

O nome do australiano Julian Assange talvez fique na memória da humanidade como um dos primeiros espiões do povo. Com a criação do site Wikileaks e seu trabalho sistemático de revelar segredos de corporações e governos, mostrando ao público a podridão de seus interiores, Assange ajudou a disseminar a cultura do compartilhamento de informações, trouxe mais transparência ao mundo e motivou outros a fazer o mesmo.

Evidentemente, isso não sairia barato. Faz dois anos que Assange vive como refugiado na embaixada equatoriana em Londres, pois se sair será preso, já que na Suécia há um mandado de prisão contra ele por assédio sexual (aliás, uma história muito mal contada). Caso seja enviado para a Suécia, é certo que o governo de lá o mandará para os EUA, que querem prendê-lo por divulgar informações comprometedoras, assim como fez com Chelsea Manning (que aguarda julgamento) e quer fazer com Edward Snowden (refugiado na Rússia).

Numa revolução popular, é comum que alguns revoltosos sejam escolhidos para pagar pela ousadia e servir de exemplo. Assim como Julian Assange, Edward Snowden e Chelsea Manning, os próximos espiões do povo que surgirem não terão vida fácil. Mas a revolução já começou, e quanto mais espiões do povo surgirem, mais os governos e corporações serão obrigados a aceitar que a cultura do compartilhamento de informações não tem mais volta, e que, de uma forma ou de outra, terão que ser mais transparentes para com a sociedade, da qual receberam o poder que possuem. > Mais

.

*** O LEÃO CECIL E A MISÉRIA NO ZIMBÁBUE

Eu nunca tinha ouvido falar do leão Cecil, assassinado dias atrás no Zimbábue por um caçador de troféus estadunidense. Assim como eu, a maioria dos zimbabuanos também não conhecia o leão. Quem conhecia mesmo Cecil eram os turistas estrangeiros, ávidos por uma dose de natureza selvagem em suas vidas.

No país, a expectativa média de vida é de 52,7 anos. Lá, 72,3% da população vive abaixo do limiar de pobreza. O Zimbábue é o 172º colocado na lista dos países por índice de desenvolvimento humano (IDH). Não seria exagero dizer que o leão Cecil tinha uma vida melhor que a maioria dos zimbabuanos. > Mais

.

*** 70 ANOS DA BOMBA DE HIROSHIMA

Hoje, 06.08.15, faz 70 anos que a população de Hiroshima foi presenteada com uma boma atômica. Três dias depois foi a vez de Nagasaki. Centenas de milhares de mortos, sobreviventes e seus filhos condenados aos efeitos radioativos e ao preconceito, cidades destruídas… Até hoje há quem defenda que isso foi o preço necessário para apressar o fim da guerra e evitar que mais pessoas morressem. Isso é a típica propaganda de guerra.

Na verdade, a rendição japonesa fatalmente ocorreria em breve, pois além dos bombardeios sobre suas principais cidades já serem intensos e sistemáticos, havia todas as dificuldades provocadas pelo bloqueio marítimo e também pelo colapso da Alemanha, que deixou de ajudar com recursos militares. O fator decisivo, porém, é que meses antes a União Soviética declarara guerra ao Japão e deslocara suas forças para a Manchúria, que invadiria em 08.08.45, derrotando as forças terrestres japonesas e minando qualquer esperança do Japão de contar com alguma mediação de Moscou numa rendição honrosa.

É importante entender que os EUA viam a bomba atômica não apenas como uma arma de destruição em massa, mas também como uma poderosa e inédita arma psicológica e política, pois com ela intimidariam a Rússia (na época, União Soviética), uma aliada na guerra, mas que já era vista como uma futura grande inimiga no pós-guerra, quando as duas forças geopolíticas dominariam o mundo. Outro fato é que os militares estadunidenses tinham interesse em pesquisar mais profundamente os efeitos da bomba, seu real efeito de destruição e a radioatividade nos sobreviventes e gerações seguintes, e para isso precisavam testá-la num evento de grande escala.

Atirar uma bomba atômica contra populações civis pode ser aceitável do ponto de vista militar, porém é preciso pensar sempre de fora da guerra, pois uma vez dentro da guerra, a lógica é uma só: matar ou morrer ‒ e em nome disso tudo é válido. Imagine se fosse hoje. Imagine que seu país entra em guerra e uma boma atômica é lançada sobre a cidade onde você vive, e depois sobre outra cidade, e depois sobre mais cidades, com o argumento de que isso fará o governo inimigo se render logo. Isso é justificável? > Mais

.

*** A ANTIRROSA ATÔMICA

Vinicius escreveu este poema após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e o publicou em 1954. Em 1973 Gerson Conrad criou a melodia e a música imediatamente tornou-se um dos grandes sucessos de seu grupo Secos & Molhados.

Em seu poema, Vinicius evoca imagens fortes e cruéis para denunciar o horror da guerra, mas consegue fazer isso num tom suave e melancólico de surpreendente doçura. A melodia expressa perfeitamente tudo isso, e com o arranjo simples de violão e flauta, e a incrível voz de Ney Matogrosso, a música tornou-se um hino pacifista e antinuclear, cantado e recantado pelas sucessivas gerações.

A ROSA DE HIROSHIMA (Vinicius de Moraes)

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Este vídeo, com imagens da guerra do Vietnã e do Secos & Molhados, é terrível e belo ao mesmo tempo. Mas é bom vê-lo vez em quando. Para não esquecermos nunca do que nossa espécie é capaz.

.

*** MESADA PARA ADOCICAR OS ESTUDOS

Pagar uma boa faculdade é o sonho de muitos jovens no mundo inteiro. Na Inglaterra, cresce o número de universitárias que bancam seus estudos conseguindo uma doce mesada de homens mais velhos. Elas são as sugar babies. E o homem mais velho é o sugar daddy. Em troca da mesada, a maioria delas faz sexo, mas tudo depende do acordo. Como é um negócio que não pode ser enquadrado legalmente como prostituição, já existem sites especializados em intermediar os encontros.

Se o sugarbabysmo continuar crescendo, num futuro próximo haverá muito mais estudantes endividados entre os homens que entre as mulheres. Mas, obviamente, nada impede que os estudantes do sexo masculino também aceitem doces mesadas de mulheres (ou de homens) para pagar seus estudos.

No Brasil, a prostituição entre universitários é relativamente comum. Quando surgirem no Brasil os sites especializados (alguém duvida?), certamente muitos estudantes preferirão o sistema de mesada, onde não há o forte estigma da prostituição. > Mais

.

*** POLUIÇÃO EM SÃO PAULO

Morar em São Paulo não dá barato…

HUMORMaconha-10

.

.*** MUDANÇA DE POSTURA NA GRANDE MÍDIA

Nos últimos dias Globo e Folha de São Paulo mudaram o tom de suas críticas ao governo e já não defendem as forçadas tentativas de impeachment (leia-se golpe). Agora os dois grupos de mídia defendem que o governo tenha melhores condições de governar, e até criticam o PSDB por estar pagando para ver o pior.

Por que mudaram? Porque o que move esses grupos é o capital. Eles perceberam que o monstro que tanto alimentaram nos últimos meses saiu do controle, e uma crise política, aliada a uma economia fraca, seria péssimo para seus negócios por um tempo demasiado.

Os que protestam e gritam pelo impeachment perderam dois fortíssimos aliados. Resta a Veja, que também já deu mostras que não mais insistirá tanto no golpe, mas que não pode se dar ao luxo de perder os leitores antipetistas que conquistou, os mesmos que batem as panelas e usam a camisa da corrupta CBF nos protestos. > Mais

.

*** QUADRINHOS ERÓTICOS, PORNOGRAFIA E MORALISMO

Quadrinhos eróticos. Eu, particularmente, adoooro. E até hoje choro por, num momento de desespero financeiro, ter vendido minha coleção. Adorava ler e reler com a namorada as aventuras de Druuna, A Arte da Palmada, A História de O, Justine… Pense num afrodisíaco!

Que bom que as editoras estão mais motivadas pra lançar quadrinhos eróticos. Ainda há esperança pro mundo! Aliás, meu aniversário vem aí (21out). Quem quiser me fazer muito feliz, já sabe… > Mais

.

*** ISRAEL E O PERIGO DO TERRORISMO JUDAICO

A violência cometida por colonos radicais judeus contra os palestinos da Cisjordânia sempre foi criticada pelo mundo inteiro, mas durante décadas Israel sempre fez vistas grossas para a questão. Agora a situação começa a mudar. O atentado incendiário na aldeia de Duma, próxima a Nablus, que resultou na morte de uma criança palestina de 18 meses e de seu pai, parece ter rompido a lei do silêncio que protegia o terrorismo judaico, um inimigo interno que ameaça o futuro de Israel como Estado democrático.

O fanatismo religioso é inimigo de qualquer democracia. Garantir a laicidade do Estado é a melhor forma de combatê-lo. > Mais

.

*** DUAS LÍNGUAS, UM CASO DE AMOR

Que bela declaração de amor fraterno-linguística! De fato, o português e o espanhol são como irmãos que se separaram da mãe, seguiram suas vidas independentes mas nunca deixaram de se admirar e se influenciar. Um brinde! > Mais

.

*** A MUTILAÇÃO GENITAL É O MEDO DO FEMININO LIVRE

IndiosEmberaChamiColombia-01Ah, esse medo da sexualidade feminina… Sim, esse medo existe, e existe há muito tempo. Em nome dele, as sociedades tomam medidas que mais parecem cenas de um filme de terror.

A prática da mutilação genital ainda persiste em alguns países da África, mas pode também ser encontrada na América do Sul, na Colômbia. Lá, muitas mulheres da comunidade embera-chami têm o clitóris extirpado na infância, um hábito cuja origem é incerta, mas que revela a velha preocupação pelo controle da sexualidade da mulher.

O arquétipo do feminino livre faz parte da psique humana. A cultura pode reprimi-lo, mas não pode exterminá-lo. Quanto mais mulheres e homens o acionam em si mesmos, mais as sociedades o entenderão com naturalidade e perderão o medo dele. A mudança começa em cada um. > Mais

.

*** ATEUS SAINDO DO ARMÁRIO (17)

FÁBIO PORCHAT – Ator

Nasceu no Rio de Janeiro em 01.07.83. Morou em São Paulo em sua infância e se formou em Artes Cênicas, na Casa de Arte das Laranjeiras, no Rio. Na Globo, foi redator do “Zorra Total” e “Junto e Misturado”, entre outros programas. É autor e diretor de peças teatrais, além de atuar em filmes.

No canal do Youtube “Porta dos Fundos” Fábio e sua turma de humoristas têm ridicularizado, entre outras coisas, comportamentos e crenças religiosas, em um valioso serviço à democracia nestes tempos em que religiosos têm desafiado com ousadia o Estado laico. (fonte: paulopes.com) > Mais

.

*** AÉCIO BLINDADO NEVES

Em 25.08.15, o doleiro Alberto Youssef reafirmou, agora à CPI da Petrobras, que Aécio Neves recebeu dinheiro de corrupção no caso Furnas. A grande mídia fez o possível para esconder o fato, escondendo-o em manchtes vagas e maquiando a notícia em contorcionismos jornalísticos. Por quê? Aécio é um senador, ex-governador de Minas Gerais, presidente do PSDB e candidato a presidente da República ‒ isso não merece uma notícia? E se fosse Lula ?

É mais um motivo para lutarmos pela democratização da mídia, pois somente com mais equilíbrio de forças no mercado da informação é que a população será melhor informada sobre o que acontece. > Mais

.

*** PEPE MUJICA E A JUVENTUDE

PepeMujicaUERJ201508-01aJosé Pepe Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Militante do grupo de esquerda Tupamaro, ele foi preso político por 14 anos. Ele esteve no Brasil a convite da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur), que o homenageou na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, onde Mujica discursou para cerca de 400 pessoas.

À noite ele falou para cinco mil jovens no anfiteatro da UERJ, sendo bastante aplaudido. Mujica falou sobre democracia, desigualdade social, capitalismo e consumismo, sempre demonstrando sua notável lucidez sobre o nosso momento histórico. Viva pepe Mujica! > Mais

.

 

AsPreciosasDoKelmer201508AS PRECIOSAS DO KELMER
> Esta edição no Facebook
> No Blog do Kelmer

.

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS
.

 


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: