As Preciosas do Kelmer – jul2013

Ricardo Kelmer 2013

AsPreciosasDoKelmer201307-1.
Criei uma revistinha no Facebook. Ela se chama As Preciosas do Kelmer e é feita de dicas e comentários sobre variados assuntos. A periodicidade é mensal, funciona por meio de uma única postagem que abasteço com subpostagens e os leitores podem comentar a qualquer momento e até sugerir assuntos. Por seu caráter dinâmico e interativo e por construir-se a cada dia, eu diria que é uma revista orgânica. A capa da revista é a própria imagem da postagem, que sempre trará imagens femininas.

Meu objetivo com As Preciosas é dar vazão à minha necessidade de comentar fatos do cotidiano. Pra mim o Facebook é ideal pra isso. Aqui no blog postarei a edição do mês e a atualizarei a partir das atualizações no Facebook, sempre com imagens. Espero que você goste.

> No Facebook (todas as edições)

> No Blog do Kelmer

.

AsPreciosasDoKelmer201307-1AS PRECIOSAS DO KELMER
Dicas e pitacos para o mês
#10, jul2013
> Esta edição no Facebook

Imagem da capa: Elza Soares, cantora e compositora brasileira.

.

*** SORTEIO DE DVDS

Leitores que comentarem nesta edição concorrem ao sorteio de 1 livro kelmérico + 1 DVD. O sorteado escolhe entre vários títulos.

FILMES

2001, Uma Odisseia no Espaço – Alucinações do Passado
Bettie Page – Blade Runner – Calígula – Chicago
Desconstruindo Harry – Don Juan DeMarco – A História de O
Lua de Fel – Matrix – Moulin Rouge – Nove Rainhas
A Pele que Habito – O Elo Perdido – O Exorcista
Uma Cilada para Roger Rabbit – A Pele que Habito

> Saiba mais sobre os filmes

> Conheça os livros kelméricos

.

*** UM HERÓI SEM MORADA

por Ricardo Kelmer

Edward Snowden fez um grande favor à humanidade ao denunciar os programas de espionagem do governo americano. E agora é perseguido pelo Tio Sam na terra e no céu e tem encontrado dificuldade em obter asilo pois Washington pressiona e ameaça os países para não recebê-lo.

Espanha, França, Portugal e Itália negaram entrada do avião presidencial da Bolívia (com o presidente Evo Morales dentro) porque o serviço secreto americano achava que Snowden estava nele. O avião teve que pousar na Áustria, onde foi retido e revistado por autoridades locais, num total e absurdo desrespeito diplomático. Snowden não estava no avião. Até onde se sabe, ele continua na área internacional do aeroporto de Moscou.

Seria cômico se não fosse trágico. Um país que espiona seus cidadãos e cidadãos de outros países e persegue um cidadão que nada mais fez que denunciar o caso. Países que baixam a cabeça feito lacaios, apoiam uma perseguição injusta e desrespeitam leis internacionais. Um serviço secreto trapalhão. Que lástima.

Os ativistas da democracia e das liberdades individuais torcem por você, Snowden.

> Saiba mais

.

*** PASSE LIVRE PARA A LEITURA

Um povo que lê mais tem menos chance de ser enganado por seus governantes. Por essa razão, devemos sempre divulgar e aplaudir qualquer ação que vise motivar o hábito da leitura. Em São Paulo, as universitárias Helena Aranha e Helena Nabuco criaram o projeto Parada do Livro, que vai espalhar 10 estantes com obras literárias pelos pontos de ônibus da capital paulista. O paulistano gasta em média 2h30 por dia no trânsito da capital. Então, por que não unir o inevitável ao agradável? Você tem livros para doar? Entre em contato com o projeto. > Saiba mais

.

*** AVIÃO DA FAB PARA TODOS!

PoliticaRenanCalheiros-2por Ricardo Kelmer

Em 15 de junho, Renan Calheiros usou um avião da FAB para ir a Porto Seguro. Viagem oficial? Não. Ele foi participar do casamento de uma filha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), em Trancoso.

Segundo a lei, os aviões da FAB podem ser requisitados por autoridades por “motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente”. Casamento de filha de amigos não constam na lista. Renan Calheiros respondeu dizendo que tem todo o direito. Mas não explicou como esse direito se enquadra na lei.

Também em junho o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, usou um avião da FAB para ir ao Rio de Janeiro e deu carona ao filho e sua noiva e familiares dela, nove caroneiros no total. No domingo 30jun estavam no Maracanã, torcendo pela seleção. Depois, todos voaram de volta a Natal pela FAB, felizes com a conquista da Copa e, certamente, por serem parentes de um político tão generoso.

Após a divulgação do fato pela imprensa, e só após isso, Henrique Eduardo Alves ordenou ao seu gabinete parlamentar que fizesse o imediato recolhimento aos cofres públicos dos valores correspondentes às passagens. Já que o deputado tem esses arroubos de generosidade, poderia não apenas devolver mas dar uma passagem aérea de presente a todos os brasileiros que sofrem com a situação dos aeroportos e com a pouca concorrência das companhias.

As atitudes do deputado e do senador mostram que, assim como a rainha Maria Antonieta, eles ainda não entenderam o recado das ruas. Talvez tenham problemas de audição. Talvez o povo precise gritar mais alto. (RK)

> Saiba mais

.

*** LIVRANDO A SEMANA (68)

O LIVRO DO AMOR (Regina Navarro Lins) Best Seller

Resumo por Nelson Garrone, jornalista:

Regina desconstrói aquela ideia de que o amor é algo universal e atemporal. Fica claro. O jeito que eu e você amamos hoje é bem diferente de como se amava na Idade Média, na Belle Époque e até mesmo no tempo dos nossos pais. Amor parece, portanto, não ser fruto de um sentimento exclusivamente emocional, mas de uma criação social que se desenvolveu junto com a civilização. Amor, sexo e casamento, trinômio que a maioria julga indissociável e essencial para uma vida feliz e realizada, são instituições autônomas que ao longo da maior parte da História da humanidade não andaram juntas.

Conhecer a História do amor, do sexo e dos relacionamentos já seria motivo suficiente para ler ”O Livro do Amor”. Mas podemos lê-lo de forma bem egoísta também. A História narrada por Regina nos faz pensar sobre o nosso relacionamento. Nada de autoajuda piegas, esqueça isso. É um livro para refletir, sem respostas prontas. A linguagem é quase jornalística, acessível.

Prepare-se para rever como você lida com a vida a dois. Regina joga por terra aquelas ideias que tanto cultivamos e atribuímos à felicidade garantida: alma gêmea, amor eterno, metade da laranja… termos que provocam arrepios na autora. Seriam meras construções humanas que ao longo da História nunca combinaram com a realidade, ficando mesmo restritas à fantasia e à mente inventiva e sugestionada dos amantes.

Pensando bem, acho que é bom o namorado comprar “O Livro do Amor” para sua amada. Isso se ele estiver disposto a encarar uma relação adulta, consciente e genuína – nada a ver com contos de fadas contados para as meninas desde a infância.

“O Livro do Amor” não é para os fracos.

> Adquira este livro na livraria Arte Paubrasil

.

*** JIM MORRISON VIROU LAGARTO DE VERDADE

“Sou o Rei Lagarto. Posso fazer o que quiser”, escreveu o cantor da lendária banda The Doors na letra da canção Not to Touch the Earth, que faz parte de um poema maior que Jim intitulou A Celebração do Lagarto. Mais de 40 anos depois da morte do cantor, em 1971, um lagarto gigante que viveu há quase 40 milhões de anos, cujo fóssil foi encontrado na Birmânia, ganhou o seu nome: Barbaturex morrisoni. Putz, mas nem morto você sossega, Jim! Como se não bastasse ser um imortal do rock, agora você está também imortalizado na história paleontológica do nosso planeta. Lagartas, acendam meu fogo! > Saiba mais

.

*** SOBRE REGINA NAVARRO LINS

Regina Navarro Lins é psicanalista e sexóloga, mora no Rio de Janeiro. É autora de vários livros, entre eles A Cama na Varanda e Livro do Amor (2 volumes). Ex-professora de psicologia do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, foi a criadora da cadeira de Dinâmica de grupo. Durante dois anos e meio apresentou um programa diário sobre sexo na Rádio Cidade. Foi, por oito anos, colunista do Jornal do Brasil, no Jornal da Tarde e atualmente assina uma coluna no jornal O Dia. Realizou mais de duzentas palestras e workshops sobre amor, casamento e sexo em várias cidades do país. Trabalha em seu consultório particular em terapia individual e de casais. É casada atualmente com o romancista e ensaísta Flávio Braga, com quem escreveu alguns de seus livros. > Saiba mais

.

*** LAVANDERIA DO VATICANO, BOM DIA

ReligiaoDinheiro-03Primeiro os escândalos sobre pedofilia. Aliás, todos os religiosos acusados, mesmo com todas as provas obtidas, continuam livres e faceiros. E agora os escândalos financeiros envolvendo o Banco do Vaticano. Anos atrás li um artigo que insinuava que o Vaticano tem muitos negócios ilegais, entre eles lavagem de dinheiro e tráfico de armas. Na época achei um pouco exagerado mas, conhecedor das podridões da Igreja, não duvidei. Pois bem. A lavagem de dinheiro acaba de ser provada. O que virá agora? > Saiba mais

.

*** LIVRANDO A SEMANA (68)

OS MISERÁVEIS (Victor Hugo) Cosac
Edição comemorativa do bicentenário de Victor Hugo (1802-1885). O fio condutor da obra é o personagem de Jean Valjean, que, por roubar um pão para alimentar a família, é preso e passa dezenove anos encarcerado. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e, após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que novos acontecimentos o reconduzem ao calabouço. > Adquira este livro na livraria Arte Paubrasil

.

*** BESOUROS AUSTRALIANOS FAZEM SEXO COM GARRAFAS DE CERVEJA

E isso não é comercial da Devassa. > Saiba mais

.

*** QUERIDO CAFAJESTE

Faz sentido comemorar o dia do homem numa sociedade como a nossa, onde as mulheres ainda lutam todos os dias por direitos iguais? Dá uma boa discussão. Privilégios masculinos à parte, se eu, particularmente, pudesse escolher um presente pra mim, pediria uma noite com minhas mulheres amadas, regada a blues e Jack Daniel´s. Caramba, Kelmer, uma mulher amada só não basta? No meu dia não, né? Que tal um texto da Tais Krugmann sobre homens cafajestes pra animar ainda mais essa conversa? > Leia aqui

.

*** UMA DEDADINHA NÃO DÓI

Recomendações do Dr. Drauzio Varella sobre câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum em homens acima de 50 anos. Lembrando às desavisadas: mulher não tem próstata.

01- Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;

02- Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;

03- Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;

04- Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;

05- Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;

06- Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.

> Saiba mais

.

*** LIVRANDO A SEMANA

O DIA DO CHACAL (Frederick Forsyth) Record
Ao descolonizar a Argélia, Charles de Gaulle provocou o descontentamento de parte da sociedade francesa e de oficiais de direita do exército francês. Uma organização clandestina conhecida como OAS, formada por antigos militares desertores, contrata um assassino profissional conhecido apenas como Chacal. Chacal tem sua identidade incógnita em virtude de ter trabalhado como assassino para vários serviços secretos (inclusive a CIA e o SIS) no pós-guerra. Ele começa por planejar a morte do famoso presidente francês para o dia 25 de Agosto de 1963 e, implacavelmente, vai eliminando tudo que possa interferir na sua missão. Cabe ao comissário de polícia Loyd tentar capturar Chacal antes que este consuma seu atentado. O romance é baseado em uma tentativa de fato de assassinar o presidente francês Charles de Gaulle, que aconteceu em 1963, por obra de Jean Bastien-Thiry. O carro onde estava De Gaulle chegou a ser metralhado. Thiry era um funcionário público francês insatisfeito em perder seu cargo na Argélia, em virtude da independência do país promovida por De Gaulle. Um clássico da literatura policial, com muita ação e suspense, e que seria adaptado duas vezes para o cinema. > Adquira este livro na livraria Arte Paubrasil

.

*** POR QUE TEMOS TANTO MEDO DE DEIXAR LIVRE A PESSOA QUE AMAMOS?

A exigência de exclusividade nas relações amorosas é uma ideia antiga e bem difundida em nossa sociedade ocidental. Ela também está presente em várias espécies animais. Porém, há pessoas, e bichos também, que simplesmente não conseguem se adaptar à monogamia imposta. A essas pessoas só resta viver relações baseadas em controle e mentiras ou buscar parceiros entre os que não concordam com a exigência da exclusividade. Felizmente, para essas pessoas, há cada vez mais gente disposta a experimentar outras formas de relações, baseadas mais em liberdade que em propriedade, que exigem apenas amar o outro e não a posse do outro. Você acha difícil lutar contra o machismo, o sexismo, o racismo e a homofobia? Essas lutas são fáceis diante do imenso preconceito enfrentado pelos não monogâmicos assumidos. E pensar que há muitos e muitos como eles… mas que não assumem. > Saiba mais

.

*** MATE UMA ÁRVORE E SALVE UM AUTOMÓVEL

ArvoresTipuanasAvMattarazzo-01Não tem espaço para os automóveis nas ruas da cidade? Simples: é só derrubar as árvores. É com esse tipo de lógica absurda que as prefeituras das grandes cidades esperam resolver o problema do trânsito. Mate uma árvore e salve um automóvel. E quando não houver mais árvores para matar? Derrubarão os prédios para Suas Excelências os automóveis poderem passar?

Em São Paulo, a Prefeitura pretende derrubar trinta belas tipuanas na Av. Francisco Matarazzo (bairro Pompeia, zona oeste) para a criação de uma nova faixa de rolamento na pista como forma de compensar os impactos no trânsito da construção do novo estádio do Palmeiras, pela construtora WTorre. Inconformados, os moradores da região se articulam para impedir o desastre e promoverão um protesto no local neste domingo 21jul às 16h. Pressionada, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente já admite reestudar a decisão.

Você também está vendo as árvores do seu bairro serem sacrificadas em nome do progresso e dos automóveis? Indignar-se apenas não adianta. Una-se a outros moradores e proteste. O povo nas ruas sempre fala mais alto.

> Saiba mais

.

*** NÃO QUERO DISCUTIR A RELAÇÃO

Quando querem nos vender um serviço, as empresas de telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura são muito atenciosas e eficientes. Porém, quando o cliente quer encerrar o contrato, essas empresas costumam dificultar tanto mas tanto que o cliente às vezes não consegue encerrar o contrato. Esse absurdo pode estar com os dias contados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende criar a possibilidade de encerrar esses serviços sem que seja necessário passar por um atendente. A ideia é que o cliente possa cancelar pela internet ou mesmo pelo call center, sendo que nesse último caso, haveria no menu de opções uma tecla para o cancelamento. Tudo automático, sem precisar conversar com ninguém nem ter que discutir a relação. Que maravilha! > Saiba mais

.

*** AS PERERECAS SAEM DO ARMÁRIO

Você tem orgulho de sua perereca? Não, mizifia, não tô falando da perereca que salta. Tô falando da perereca que habita o interior de suas coxas – que eu suponho que não salte, se bem que tem de um tudo nesse mundo. Pois bem. Como reação ao modelo de perereca perfeita adotado pela indústria do sexo, muitas mulheres no mundo inteiro se unem para lutar contra essa tentativa de padronizar a beleza das pererecas. Você pode tirar uma foto da sua e enviar para os sites que celebram a diversidade da beleza da perereca. Acho muito justo. > Saiba mais

.

*** LIVRANDO A SEMANA (71)

MORTE EM VENEZA (Thomas Mann) Nova Fronteira

Estamos nos primeiros anos do século 20, e o escritor alemão Gustav von Aschenbach está inquieto em sua velha Munique. Tomado por “uma espécie de vago desassossego”, Aschenbach decide partir para Veneza. Considerado um dos mais importantes escritores de seu país, laureado com título de nobreza, Aschenbach representa o modelo do artista rigoroso, racional, ascético, obcecado com a perfeição da forma e a beleza ideal. Ao chegar à cidade italiana, ela mesma uma rara materialização do belo, Aschenbach hospeda-se em um luxuoso hotel à beira-mar. É aí que encontra o adolescente Tadzio, cuja beleza natural superava todos os esforços da arte. Fascinado pela perfeição física do jovem, o artista sucumbe a uma paixão platônica que o levará à ruína.

Combinando reminiscências da cultura grega com a ideia de decadência que dominava a Europa de então – às vésperas da Primeira Guerra -, Thomas Mann condensa, em “Morte em Veneza”, algumas de suas questões mais caras: a tensão entre o artístico e o natural, a luta contra a passagem do tempo e a decadência do corpo, e a doença como metáfora de um mundo em agonia. (vestibular.uol.com.br)

> Adquira este livro na livraria Arte Paubrasil

.

*** A ARTE DA SEXUALIDADE

SilveroPereiraUmaFlorDeDamaLevyMotaUma reflexão por meio da produção de artistas que se dedicam a questionar sexualidades e suas representações. Assim vai ser a mostra Todos os Gêneros – Poéticas da Sexualidade, que acontece no Itaú Cultural (São Paulo-SP) de 25 a 28 de julho. A programação é composta de dança, filme, teatro e performance.

5a feira, 25jul, 19h: UMA FLOR DE DAMA. Com Silvero Pereira (Ceará). O público é convidado a passar a noite com uma travesti. Vê-la fora do preconceito imposto pela sociedade. Encará-la como um ser humano que também luta por amor e vida, além de questionar assuntos como HIV, política, preconceito, sociedade e escolhas. O espetáculo faz parte de uma pesquisa de oito anos do ator e diretor Silvero Pereira sobre o universo das travestis no Ceará. Direção e atuação: Silvero Pereira. Coletivo artístico: As Travestidas.  Texto: Silvero Pereira (livremente inspirado em Caio F. Abreu). Fotos: Levy Mota. Entrada franca – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência. > Saiba mais

.

*** LIVRANDO A SEMANA (72)

LINCOLN (Doris Kearns Goodwin) Record
Ao fazer uma análise do estilo de liderança de Abraham Lincoln, da maneira como ele entendia o comportamento humano e das alianças que construiu em seu governo, a historiadora Doris Kearns Goodwin escreveu uma biografia política de um dos mais importantes presidentes norte-americanos. Um livro que busca ser fundamental para o entendimento da Guerra Civil americana e seus principais personagens. > Adquira este livro na livraria Arte Paubrasil

.

*** SOBRE ELZA SOARES

Elza da Conceição Soares, mais conhecida pelo nome artístico Elza Soares (Rio de Janeiro, 23 de junho de 1937), é uma cantora e compositora de samba, bossa nova, MPB, sambalanço, samba rock e hip-hop. Em 2000, foi eleita a cantora do milênio pela BBC de Londres. > Saiba mais
 

.

.

AsPreciosasDoKelmer201307-1AS PRECIOSAS DO KELMER

> No Facebook (todas as edições)
> No Facebook (esta edição)
> No Blog do Kelmer

.

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS

.

01- Um pouco de Elza cantando… http://www.youtube.com/watch?v=CbWtTf8XsQI Tereza Cristina da Silva, Fortaleza-CE – jul2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: