A nova fronteira da realidade

18dez2011

A ciência acaba de abrir a porta a outras dimensões da realidade – não há mais como voltar

A NOVA FRONTEIRA DA REALIDADE

.
O cinema é uma arte que expressa muito bem uma das mais inquietantes questões do nosso tempo: o que é de fato a realidade? O filme 13º Andar, dirigido por Joseph Rusnak, junta-se assim à obra-prima Matrix e a eXistenZ e transforma 1999 num ano pródigo em filmes com essa temática.

Em 13º Andar, um cientista experimenta a realidade virtual para buscar pistas sobre um assassinato e isso o leva a uma grande transformação de seu entendimento da realidade. Assim como o filme faz o espectador viver as mesmas dúvidas do personagem, aqui na vida cotidiana os avanços tecnológicos estão nos fazendo repensar a atual noção comum de realidade. Talvez sejamos privilegiadas testemunhas de um salto quântico de consciência da espécie humana, onde começamos a perceber que o que entendemos por realidade é, na verdade, como uma sala com paredes de vidro, na qual o reflexo de tudo que há em nosso mundinho dificulta a visão do que pode existir além dele.

O enredo do filme não é mera ficção. A realidade virtual já é usada em várias áreas: temos os jogos, o treinamento de astronautas e terapeutas que a utilizam para tratar de fobias. Sabe-se que a psique não distingue realidade objetiva de subjetiva (veja o caso dos sonhos), o que leva o cérebro a se comportar como se estivesse no mundo das coisas físicas.

Vamos nos encontrar mais tarde no bar, você propõe à sua turma. Então, na hora combinada, vocês se encontram para tomar uma cerva, papear e dançar. A diferença é que você não precisou sequer sair do seu quarto: bastou conectar-se a um programa de realidade virtual disponível na internet, onde várias pessoas podem se encontrar ao mesmo tempo, podem se ver, se tocar e até transar. Será que o mundo da realidade virtual se transformará numa nova droga, levando-nos a passar horas conectado aos programas? Viajar, conhecer pessoas e viver em outra época… Vivenciar experiências de outros e até mesmo de bichos, plantas, rochas e átomos… Assumir outra identidade, um outro corpo… Parece não haver limites para essa tecnologia.

O novo mundo não será novidade para os que vivenciam estados alterados de consciência, por drogas ou experiências místicas. Estes já sabem da natureza múltipla da realidade, e que ela é infinitamente maior e mais absurda que nossa compreensão dela. Mas talvez a realidade virtual vá além. Ela pode estar nos conduzindo a uma nova fronteira do espaço-espaço, onde perceberemos enfim que não somos bonecos indefesos a mercê de suas leis. A ciência acaba de abrir a porta a outras dimensões da realidade – não há mais como voltar.

A realidade virtual pode ser também a porta que faltava para, enfim, ampliarmos a noção de “eu”. Os místicos nos falam há milênios da natureza múltipla do ser, que o que pensamos ser o eu é, na verdade, tão somente uma extensão de um eu maior. Em outras palavras: tudo é uma coisa só e está interconectado e interdependente de forma tal que o que se faz a algo ou alguém, se está a fazer com tudo e todos.

Mas isso a ecologia já nos diz, com sua teoria de Gaia. E a economia já nos revelou, com a globalização. E a psicologia também, com o inconsciente coletivo. O que parecia impossível está ocorrendo agora: tecnologia e misticismo convergem para as mesmas conclusões sobre a realidade. Feito viajantes que seguiram durante muito tempo por caminhos diversos e se encontram agora, com as mesmas constatações a respeito da vida.

.
Ricardo Kelmer 1999 – blogdokelmer.com

.

.

13o Andar (Thirteen Floor – EUA, 1999 – Ficção científica)
Direção: Joseph Rusnak
Elenco: Craig Bierko, Armin Mueller-Stahl e Gretchen Mol

Cientista que trabalha num revolucionário projeto sobre realidade virtual é assassinado e James, o melhor amigo, desconfia que ele próprio é o assassino. Para entender o que se passou, vai buscar pistas dentro da própria realidade virtual, o que termina levando-o uma completa transformação de sua compreensão da realidade.

> Saiba mais

.

LEIA NESTE BLOG

O presente de Mariana – A cabocla Mariana, entidade da umbanda, propõe noivado ao moço Dedé. Ela garante estabilidade financeira mas em troca exige fidelidade absoluta

A imagem do século 20 – Vimos nossa morada flutuando no espaço. Vimos um planeta inteiro, sem divisões. Não vimos este ou aquele país: vimos o todo

A ilha – Uma fábula sobre o autoconhecimento

Jung e a jornada do autodescobrimento – Vídeo sobre a vida e a obra do psicólogo pensador suíço, criador da psicologia analítica

A humanidade, o psicólogo e a esperança – Os acontecimentos mostram que a humanidade está se unificando, unindo seus opostos

Pesadelos reais – A realidade, em si, não existe, o que existe é nossa interação com ela. Filme: Alucinações do Passado

 

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)

.

.

COMENTÁRIOS
.


Anúncios

One Response to A nova fronteira da realidade

  1. susana mota disse:

    http://www.worldofescher.com/gallery/jpgs/P3.jpg – é difícil explicar por palavras, por isso peguei nesta imagem de Escher para ilustrar a minha ideia. Nem acho que tenham sido seguidos caminhos diferentes para chegar ao mesmo lugar; o caminho é sempre o mesmo, mas percorrido de formas diversas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: