13dez2010
– She: a chave do entendimento da psicologia feminina – Robert A. Johnson (Mercuryo)
– He: a chave do entendimento da psicologia masculina – idem
– We: a chave da psicologia do amor romântico – idem
Tem gente que torce o nariz para cientistas que descem do pedestal acadêmico e vão falar no meio do povo. Bobagem. Esses livros são bastante úteis, pois servem de iniciadores ao fascinante estudo da psicologia dos mitos. São ensaios oportunos sobre como a psicologia do ser humano está profundamente calcada nos mitos presentes em cada sociedade. A leitura desses livros nos deixa impressionados porque descobrimos que os rios de nossas vidas na verdade correm por leitos muito, muito antigos – os mesmos leitos que outras águas, ou outras pessoas, também percorreram.
Os mitos são histórias criadas espontaneamente pela psique coletiva com o objetivo de guiar o indivíduo e a sociedade durante um período de tempo. As histórias refletem o espírito da época, mas são mais que isso: elas são metáforas de processos psíquicos. O verdadeiro cenário dos mitos é a alma. É lá onde transcorrem os acontecimentos e onde vivem os personagens dessas histórias maravilhosas.
.
Ricardo Kelmer 2010 – blogdokelmer.com
.
.
LEIA NESTE BLOG
Mariana quer noivar (ensaio) – Você abdicaria das relações amorosas em sua vida em troca de dinheiro ou sucesso na carreira?
O presente de Mariana (conto) – A cabocla Mariana, entidade da umbanda, propõe noivado ao moço Dedé. Noivar com Mariana significa conseguir estabilidade financeira, mas em troca ela exige fidelidade absoluta
O strip-tease (conto) – Criaturas do futuro que voltam no tempo para garantir que elas mesmas, no passado, não provoquem acontecimentos que possam apagar o futuro – assim são os Observadores.
Há algo de podre no 202 (conto) – Quando crianças, as primas guardavam um terrível segredo sobre o amanhecer. Agora que cresceram, o que pode acontecer?
Carma de mãe pra filha – Os filhos sempre pagam caro pelos pais que não se realizam em suas vidas
Blade Runner: Deuses, humanos e androides na berlinda – Como todo ser, o criador busca sempre transcender a sua própria condição, e é criando que ele faz isso
.
.
– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)
.
.
She, He e We são ótimos! Beijos
CurtirCurtir
> Também acho, Tania.
CurtirCurtir
O mito é uma história real, contada de forma alegórica.
CurtirCurtir