Ricardo Kelmer 2009
Conheci o Espaço Cultural Alberico Rodrigues em jul2009. Fica em Pinheiros, vizinho à praça Benedito Calixto. O espaço é uma concretização dos sonhos e ideais de seu proprietário, o professor Alberico, ou Alberix, como eu gosto de chamá-lo. Após sair do interior da Bahia e rodar mundo estudando e dando aulas de literatura, Alberix entendeu que deveria por sua experiência a serviço da cultura de seu país. Foi com esse nobre ideal que em 1988 ele montou seu espaço, que hoje é referência cultural na capital paulista.
Cheguei por lá atraído pelo canto das sereias, acho que as mesmas que me atraíram quando pequeno e me levaram a ser escritor. Entrei e logo gostei do que vi: uma livraria de livros novos e usados, mais à frente uma loja de CDs e DVDs e aos fundos um café-bar. No primeiro andar um teatro de bolso para 60 pessoas. E uma deliciosa área externa onde se pode sentar à mesa e comer e beber com os amigos e ficar olhando o movimento da praça em frente, honrosamente acompanhado dos bustos de Machado e Camões. Diliça.
Pra minha sorte, Alberix gostou de mim e do meu trabalho. E recebeu de braços abertos as minhas kelmerices. Foi lá, por exemplo, em agosto, que estreamos o Viniciarte, espetáculo que criei sobre Vinicius de Moraes e que foi o primeiro evento realizado pelo meu projeto Letra de Bar. Aliás, o Viniciarte seguirá lá em cartaz uma vez por mês. E foi lá também que, em setembro, lancei meu livro Vocês Terráqueas, que, pra minha honra, Alberix gostou bastante e logo pôs à venda na livraria. Valeu, Alberix. Acho que juntos poderemos fazer muitas coisas boas.
Sobre o Vocês Terráqueas, ainda farei lançamentos em outros bares, dentro do projeto Letra de Bar. E sobre o Viniciarte, Celia Terpins segue vendendo-o pra empresas, clubes e hotéis. Ela gostou muito do espetáculo e acredita que podemos até viajar com ele por outras cidades. Então, se você curte Vinicius de Moraes, quital levar o espetáculo pra sua cidade, hum? Aproveita que o precinho tá bom.
E sobre o Letra de Bar, em outubro será lançado o primeiro número da revista impressa, que terá edições bimestrais e será distribuída gratuitamente no circuito boêmio-cultural da cidade de São Paulo. O projeto divulgará o que estiver relacionado ao mundo dos livros: novos autores, livrarias, editoras, gráficas, empresas e profissionais da área e também filmes e espetáculos baseados em livros, além de entrevistas.
.
Corta pro apê da Paulete. Paulete Hetê. Ela prepara aquele capuccino que só ela sabe fazer enquanto eu, no noutibuk dela, reviso o roteiro do Viniciarte. Em algum lugar toca um blues. Paulete me serve o capuccino e depois vai fazer alongamento na sala. Seu corpo nu se integra à paisagem da pauliceia lá fora na janela. Ou será o contrário?
– Pô, Paulete, assim eu não consigo trabalhar.
– Vinicius conseguia.
– Eu não sou Vinicius.
– Não é mas tá cada vez mais vivendo como ele. Amores, literatura, música, poesia, bares, viagens…
– Pensando bem, é verdade.
– E ainda monta um espetáculo sobre ele.
– O poetinha sempre foi meu guia, você sabe.
– Você também deixará de ser escritor pra ser artista?
– Sempre fui as duas coisas. Não pode?
– Escritor e artista. E agora produtor cultural. E editor de jornal. E palestrante. E professor de roteiro. Que horas você vai escrever livro?
– Posso escrever antes de dormir.
– Você nem dorme mais. Já viu como tá tua cara? Vai assustar as leitorinhas.
– Em breve eu diminuo o ritmo de trabalho e…
– Ahahahah! Comigo ninguém diminui o ritmo, Rica querido. Você entrou na pista, agora tem que correr senão é atropelado.
– Não quero correr. Quero celebrar.
– Um Vinicius cearense pra eu sustentar. Eu mereço.
– Agora pára de me exibir a bunda que eu tenho que trabalhar, vai.
– Que o poetinha não escute essa heresia.
.
Ricardo Kelmer – blogdokelmer.wordpress.com
.
.
– Acesso aos Arquivos Secretos
– Promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)
.
.
Estive aí em SP pro HQ-Mix, mas fiquei rapidinho. Devo ir novamente em 2010, dessa vez com mais calma – mais calma que eu digo é tempo pra um chopp com os amigos!
CurtirCurtir
> Que venga el Hemetério! Pero… se é mais com calma, então pode ser mais de um chopp.
CurtirCurtir
Letra de Bar e cheiro gostoso de chopp cremoso ,
dá vontade de velejar em Sampa , essa é a senha …
E eu já senti que esse espaço é teu garoto !
CurtirCurtir
> Velejar na sampa cremosa, sem senha pro chopp…
CurtirCurtir
Ai que delicia…to adorando tudo isso…viciei em ler vc..pena nao poder conhcer tudo agora…por favor nao acaba esse espetaculo antes de maio…
Leitorinha que ama Vinicius, sente falta de capuccino, cerveja/amigo/bar e nunca tera a voz da querida Elis.
CurtirCurtir
> Ô bilheteiro, ouviu a leitorinha? Segura um ingresso pra maio aí!
CurtirCurtir