O ataque da raposa de fogo

04dez2008

Como há mais gente no mundo inteiro estudando e aperfeiçoando o FireFox (e sem interesses financeiros), ele se atualiza mais rápido

firefox01Pra acessar este meu blog, você precisou usar um navegador. Provavelmente seu navegador é o Explorer, da Microsoft. Mas depois de ler este texto, talvez você decida trocá-lo pela raposinha de fogo, reforçando uma tendência mundial.

A cada dia o Explorer perde mais usuários pro FireFox, o navegador da Fundação Mozilla. Os motivos são um só: o FireFox é melhor. E por que é melhor? Porque é mais leve e mais funcional. E também porque é gratuito. Aliás, ele não apenas é gratuito como seu código é aberto (open source), ou seja, todos podem estudar como funciona e ajudar a desenvolver versões melhores. Por todos esses motivos a raposinha desperta muito mais simpatia que o Explorer.

A pesquisa realizada pela Net Applications (dados de out2008) mostra que o Explorer, que a poucos anos atrás estava em mais de 90% dos computadores do mundo, hoje está em 71,5% deles, enquanto o Firefox está em 20%. Segundo a pesquisa, o Explorer perdeu 4 pontos percentuais desde o início de 2008 e o FireFox subiu 3 pontos.

Eu sempre usei o Explorer – até conhecer a raposinha em 2007. Atualmente só uso o FireFox mas vezinquando uso os dois e comparo – só pra constatar que o navegador da Mozilla continua muito melhor. Isso tem uma lógica simples: como há mais gente no mundo inteiro estudando e aperfeiçoando o FireFox (e sem interesses financeiros), ele se atualiza mais rápido, oferecendo sempre recursos e facilidades de uma forma que o Explorer não consegue acompanhar.

Então, por que a maioria usa o Explorer? Porque a maioria dos computadores sai das lojas com o Windows instalado e nele já vem embutido o navegador Explorer. Em outras palavras: a liderança do Explorer se deve ao apoio do gigante Windows. Como se vê, é uma luta desigual. Ainda assim, a cada mês que passa a raposinha morde um pedaço maior do bolo, o que nos leva a prever que em breve ela poderá alcançar a liderança na preferência dos usuários.

E antes que você se pergunte, eu respondo: não, pessoalmente não tô ganhando nada com esse papo. Quem tá ganhando é a comunidade de internautas, da qual eu e você fazemos parte, que acredita em coisas como internet melhor e mais justa e descentralização do poder.

Mesmo que você use o Explorer, minha sugestão é que baixe o FireFox e experimente. Você pode manter os dois instalados, sem problema, e pode escolher por qual deles vai navegar hoje.

Pra baixar o FireFox pelo site do Superdonwloads: http://superdownloads.uol.com.br/download/154/mozilla-firefox-alpha

Pra baixar o FireFox pelo site do Baixaqui:
http://baixaki.ig.com.br/download/Mozilla-Firefox.htm

.

Ricardo Kelmer 2008 – blogdokelmer.com

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS
.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: