A camiseta da Copa e das Eleições

26mai2018

Uma camiseta que une bom humor e denúncia política nos tempos de golpe

Camiseta Golpe no Brasil COMP Turma 4.jpg

A CAMISETA DA COPA E DAS ELEIÇÕES

.
A ideia me veio no começo do ano: criar uma camiseta especial para a Copa do Mundo. Sim, pois eu não me sentiria à vontade em usar a camisa da seleção, com a logomarca da supercorrupta CBF, que se tornou símbolo dos paneleiros de direita em suas manifestações Fora Dilma.

Primeiramente, pensei numa assim: a camiseta amarela com foto do Maradona abraçado ao Lula, e os dizeres “Maradona es mejor que Pelé”. Sim, bem provocativa mesmo. Provavelmente, eu apanharia na primeira esquina.

Acabei optando por outra ideia: “É GOOOOOOLLLPPPEEE NO BRASIL!!!”, uma frase dividida em sete linhas, com o letreiro na estampa sugerindo, no início da leitura, um grito de comemoração de gol, mas que se transforma em um brado de denúncia política ‒ uma bem humorada pegadinha visual. Esta me pareceu melhor. Meus sócios no bloco Simpatizo Fácil concordaram em comercializá-la, aprimoramos o desenho original e começamos a divulgar. Alguns amigos sugeriram que, além da amarela e da azul, fizéssemos também na cor vermelha, porque a democracia também sangra. E assim foi.

O resultado é que a camiseta é um sucesso de público e de crítica (com exceção dos paneleiros, claro). As postagens na internet foram compartilhadas aos milhares e recebemos centenas de pedidos de vários estados do país, e até do exterior. Foram feitas imitações em várias cidades, inclusive em Fortaleza. Fico gratificado que minha ideia esteja sendo usada para divulgarmos esse golpe nefasto que assola nosso país. Aliás, apesar da camiseta ter sido criada para a Copa, ela poderá também ser útil nas Eleições.

Uma curiosidade. Do total de compradores da nossa camiseta, 73% são mulheres. Mesmo considerando que algumas tenham comprado para a família e amigos, o percentual é bastante significativo. Seriam elas mais conscientes que os homens da situação política de seu país? Ah, sabe aquela tal camiseta do Maradona? Nós fizemos também. Nela, o craque argentino, admirador declarado do presidente Lula, exibe uma camiseta com o rosto de Lula e os dizeres “Lula Livre”, e embaixo a frase “Maradona Es Mejor que Pelé”. Folclore futebolístico e ativismo político.

Caso você deseje conhecer e adquirir a camiseta É Golpe no Brasil!, a original, as vendas são feitas pela página do Simpatizo Fácil: facebook.com/simpatizofacil.

.
Ricardo Kelmer 2018 –
blogdokelmer.com

.

PRIMEIRAS POSTAGENS DA CAMISETA
para quem tiver dúvidas sobre a autoria da ideia
Facebook, 12.04.18

Camiseta Golpe no Brasil amarela e azul 01> na página do Simpatizo Fácil

> em meu perfil pessoal

.

.

.

FALARAM POR AÍ

Blog do Jocélio – Jornal O Povo, 22.05.18

Folha de São Paulo – 17.06.18

Diário do Centro do Mundo – Na Copa, mulher de 86 anos dá entrevista com camiseta É Goooooolllpppeee! (17.06.18)

Diário do Centro do Mundo – “Sucesso de público e crítica”, diz cearense que criou a camiseta “É Gooooolllpppeee no Brasil!!!” (19.06.18)

.

.

NOSSA CAMISETA NA RÚSSIA

Camiseta Golpe no Brasil COMP Ana May na Russia 01b
No domingo 17jun, na arena de Rostov, na Rússia, por ocasião do jogo Brasil x Suíça, a equipe de tevê da Fox Sports Brasil encontrou Ana May vestida com a camiseta É GOOOOOOLLLPPPEEE NO BRASIL!!!

Cearense de Fortaleza, Ana May Brasil tem 76 anos, é licenciada em Física pela UFRJ e bacharel em Direito pela UFC. Aposentada como Diretora de Secretaria da Justiça Federal do Ceará, publicou em 2013 o livro de contos Histórias de Antigamente. Em 2018, participou da coletânea Farol, com outros alunos do ateliê de narrativas da escritora Socorro Acioli. É uma danada, essa Ana May. Lembro que quando ela me comprou a camiseta, no início de maio, revelou, com um sorriso de menina traquinas, que iria com ela para a Rússia. Não é que foi mesmo!

.

.

OLHA A CAMISETA PELAÍ!
(apenas a camiseta original)

Um grito de gol que se transforma em denúncia política. Esta camiseta, que já tem imitações em várias cidades brasileiras, caiu no gosto dos que não se sentem à vontade em usar a camiseta oficial da seleção, que virou símbolo das manifestações Fora Dilma e hoje é associada à corrupção da CBF.
OBS.: Quem quiser, pode copiar, mas solicitamos a gentileza da citação do bloco Simpatizo Fácil como criador da camiseta original.

.

.

IMITAÇÕES DA CAMISETA
Todas são bem vindas. O importante é denunciar o golpe.

.

.

ATÉ O PAPA FRANCISCO GOSTOU
desenho: Renato Aroeira

Camiseta Golpe no Brasil COMP Papa Francisco 01

.

.

MARADONA ES MEJOR QUE PELÉ
E a primeira ideia virou camiseta mesmo…

Explorando com bom humor a folclórica rivalidade entre brasileiros e argentinos e uma velha polêmica do mundo futebolístico, ela traz na estampa a imagem do jogador argentino Maradona, que é declaradamente admirador do presidente Lula, a exibir uma camiseta com a imagem de Lula e os dizeres “Lula Livre”.
OBS.: Mais um lançamento do Simpatizo Fácil. Quem quiser, pode copiar, mas solicitamos a gentileza da citação do bloco Simpatizo Fácil como criador da camiseta original.

Camiseta Golpe no Brasil COMP Aline S Maradona 04

.

.

Maradona Lula 01b

.

Camiseta Livre Div 01
Mais um lançamento do Simpatizo Fácil. Quem quiser, pode copiar, mas solicitamos a gentileza da citação do bloco Simpatizo Fácil como criador da camiseta original.

.

.

LEIA NESTE BLOG

Resistindo com arte e alegria – Ocupar os espaços da cidade é reconquistá-la para seus devidos donos: o povo

Sobre lutas, sonhos e a grande farsa – Para quem ainda não percebeu, é isso mesmo o que todos somos, meros atores no grande teatro da existência

Golpe de mestre à brasileira – O processo seria custoso e traumático, e provocaria séria desestabilização na democracia, mas melhor isso que suportar mais um governo de esquerda no Brasil

O socialista crucificado – Se esses cristãos vivessem naquela época, teriam batido panela contra o bandido Jesus e aplaudido sua crucificação

A foto repugnante e o sonho que não pode ser preso – A foto que resume a baixeza moral dos fascistas que querem a morte de Lula

O protesto da babá negra – Talvez ela saiba que quando um governo tem como objetivo a equidade social e a redistribuição da riqueza do país, automaticamente atrai o ódio das elites econômicas, que lutarão para manter seus privilégios

 

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer
 (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS
.

01- 

1 Responses to A camiseta da Copa e das Eleições

  1. Cris Bezerra disse:

    Achei super criativas …uma “Bandeira “…um outdoor no peito!alem de lindas… como sugestao deveria ter a preta…e a roxa…!pelos mesmos motivos! Que venham outras …bravooo

    Curtir

Deixe um comentário