As Preciosas do Kelmer – dez2013

30dez2013

AsPreciosasDoKelmer201312

Criei uma revistinha no Facebook. Ela se chama As Preciosas do Kelmer e é feita de dicas e comentários sobre variados assuntos. A periodicidade é mensal, funciona por meio de uma única postagem que abasteço com subpostagens e os leitores podem comentar a qualquer momento e até sugerir assuntos. Por seu caráter dinâmico e interativo e por construir-se a cada dia, eu diria que é uma revista orgânica. A capa da revista é a própria imagem da postagem, que sempre trará imagens femininas.

Meu objetivo com As Preciosas é dar vazão à minha necessidade de comentar fatos do cotidiano. Pra mim o Facebook é ideal pra isso. Aqui no blog postarei a edição do mês e a atualizarei a partir das atualizações no Facebook, sempre com imagens. Espero que você goste.

> No Facebook (todas as edições)

> No Blog do Kelmer

.

AsPreciosasDoKelmer201312AS PRECIOSAS DO KELMER
Dicas e pitacos para o mês
#15, dez2013
> Esta edição no Facebook

Capa: Laerte Coutinho, cartunista e roteirista brasileiro.

.

*** LIVRANDO A SEMANA (87)

MEUS CONTOS ESQUECIDOS (Lygia Fagundes Telles) Rocco
Anões, ratos, formigas e saxofones. São esses alguns dos personagens que contracenam com homens e mulheres nas histórias que compõem o livro Antologia – Meus contos preferidos, de Lygia Fagundes Telles. Tendo construído uma carreira amplamente premiada e com obras traduzidas para as principais línguas, a escritora paulistana ‒ também conhecida como “a primeira dama da literatura brasileira” ‒ lança uma coletânea organizada por ela própria, reunindo 31 de seus contos mais queridos e levando os leitores a uma a viagem através de seu vasto universo literário. Os contos presentes no livro exibem o dom de Lygia para elaborar ricos personagens e criar narrativas detalhadas em textos fluidos que prendem a atenção de qualquer tipo de leitor. > Adquira este livro na Arte Paubrasil

.

*** BRASILEIRO SE ENDIVIDA PARA ESTUDAR

No fim de 2012, havia no País 7 milhões de alunos matriculados em curso superior, a maioria (73%) em redes particulares de ensino. É quase duas vezes e meia o contingente registrado em 2001, quando 3 milhões de pessoas estavam nessa condição. Só de 2011 para 2012, o número de ingressantes nas instituições de educação superior cresceu 17,1%. Nos últimos dez anos, a taxa média anual de ingressos foi de 8,4%. Os brasileiros estão estudando mais, isso é uma boa notícia. A má notícia é que o estudo está fazendo muitos brasileiros se endividarem. Dívidas com faculdade, escola e cursos aparecem na segunda posição no ranking dos gastos que levaram ao endividamento, revela uma pesquisa nacional sobre emprego temporário neste final de ano. Bem, é melhor se endividar com estudo que com o celular da moda. > Saiba mais

.

*** QUE IMPACTO UM DRINQUE PODE TER NA SUA NOITE?

Mesmo com as novas leis, muitas pessoas continuam dirigindo sob efeito de álcool. Algumas conseguem minimizar o risco, seja bebendo menos ou dirigindo com mais atenção e mais devagar ou evitando percursos maiores. Pode ser um risco calculado mas é sempre um risco maior. Você vai dirigir e beber esta noite? Está realmente decidido quanto a isso? Bem, se está e sabe dos riscos (inclusive o de cair numa blitz), ao menos dirija com muita atenção e devagar. E boa sorte, a você e a quem cruzar seu caminho.

> Este vídeo é de uma campanha muito criativa sobre os perigos de beber e dirigir.

.

*** TESTE DE AIDS EM FARMÁCIAS

Para facilitar o diagnóstico do HIV e antecipar o tratamento de pessoas que podem desenvolver a aids, o Ministério da Saúde deve autorizar a venda, em farmácias, de um teste rápido para detectar o vírus, a partir de fevereiro de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame é feito em 20 minutos, com coleta de saliva pela própria pessoa, e deverá custar R$ 8. Dados do ministério apontam que cerca de 150 mil pessoas, de um total de 700 mil estimadas com a doença, não sabem que têm o vírus HIV. No Brasil, embora a prevalência de pessoas convivendo com o vírus seja considerada baixa para o conjunto da população (0,4%), a infecção é alta entre meninas entre 14 e 19 anos e meninos gays, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. > Saiba mais

 

*** LIVRANDO A SEMANA (88)

A JORNADA DO HERÓI (Joseph Campbell)
Este livro é uma espécie de testamento pessoal de Joseph Campbell, conhecido e respeitado mitólogo e grande contador de histórias. A edição baseou- se em entrevistas concedidas por ele nos últimos anos de sua vida e compõe-se de transcrições de conversas inspiradas com o mestre e trechos de suas palestras. Ler “A Jornada do Herói”, além de instrutivo, é, em si, uma iniciação que faz mergulhar no universo mítico, ajudando-nos a reconhecer o tema de nossa própria jornada. > Adquira este livro na Arte Paubrasil

.

*** A MELHOR CALCINHA, SEMPRE

FBI é capaz de ativar webcams para espionar usuários desavisados. Tá vendo, mizifia? Nem em casa você pode mais usar aquela calcinha rasgada. É o fim do mundo… > Saiba mais

.

*** USP FAZ A FESTA DO LIVRO COM 160 EDITORAS

Em 2013, a Festa do Livro da Edusp (Editora da USP) será realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro, na Escola Politécnica. Cerca de 160 editoras oferecerão títulos com descontos de, no mínimo, 50%. Aguardada ansiosamente por estudantes, funcionários e professores, a Festa do Livro da USP de 2013 será realizada entre os dias 11 e 13, nos prédios da Engenharia Mecânica e da Engenharia Civil, da Escola Politécnica. Além do superdesconto, a Festa é uma boa oportunidade para garimpar livros que não estão mais disponíveis nas livrarias, já que as editoras trazem seus catálogos completos.

Putz. Isso é o paraíso! > Saiba mais

.

*** MISS MARIJUANA 2013

Todo ano o site Hempadão promove o concurso Miss Marijuana. As garotas concorrentes enviam suas fotos e respondem a um questionário com perguntas como:
– Por que você acha que a maconha foi proibida?
– Qual a sua opinião sobre a legalização da maconha no atual contexto político-social nacional?
– Como você gosta de gastar a onda?
– Uma boa música para ouvir chapada:
– Se pudesse escolher, moraria no Uruguai, na Holanda ou prefere esperar o Brasil legalizar?

Eu já votei (na Tiemi, a antropóloga do Paraná). Ela, aliás, propôs algo interessante: por que não criar também o Mister Marijuana?

> Quer fumar, ops, votar também?

.

MaconhaNani-01.

*** GUERRA ÀS DROGAS NO, REGULAÇÃO SÍ
por Ricardo Kelmer

A política de guerra às drogas já nasceu perdida. Pelo simples fato de que a sociedade quer drogas. Não sejamos hipócritas. O Homo sapiens sempre se sentiu atraído por estados especiais de consciência, e buscará isso de forma legal ou ilegal. Se as pessoas querem, darão um jeito de conseguir, a Lei Seca dos EUA que o diga. Décadas de proibição não diminuíram o consumo, pelo contrário. Não diminuiu a violência nem o poder das quadrilhas, pelo contrário. Não inibiu a criação de novos tipos de droga, pelo contrário. Não trouxe economia de custos aos países, pelo contrário. O proibicionismo simplesmente não trouxe nenhum benefício às sociedades que o adotaram.

Por que então os governos mantém a política da proibição? Porque tem alguém lucrando com ela. De policiais a advogados, de juízes a políticos, muitos lucram com a proibição. Mas a sociedade só perde. É preciso lidar de outra forma com a questão das drogas.

O Uruguai está buscando alternativas. Nosso vizinho é o primeiro país latino-americano a legalizar a produção, distribuição e venda de maconha, assim como o primeiro do mundo a submeter todas essas etapas ao controle do Estado. Sim, a decisão é polêmica, mas é uma tentativa à atual guerra às drogas, que já provou sua ineficácia.

O objetivo principal da lei é tirar o poder das quadrilhas e afastar os usuários do submundo do crime. O presidente Pepe Mujica demonstra estar muito consciente da situação e já afirmou que voltará atrás caso os resultados não sejam positivos. Talvez o futuro exija uma ou outra alteração na lei, afinal trata-se de uma experiência inédita no mundo, mas certamente todos os países aprenderão com o que acontecerá no Uruguai nos próximos anos. Boa sorte, hermanos.

> Saiba mais

.

*** LIVRANDO A SEMANA (89)

ELZA SOARES, CANTANDO PARA NÃO ENLOUQUECER (José Louzeiro) Globo

Este livro conta a trajetória de uma das maiores musas da música popular brasileira. Ela recebeu o prêmio de personalidade representante da raça negra. Sua carreira remonta mais de 40 anos, dos quais viveu 16 ao lado de Garrincha. “Se Acaso Você Chegasse”, seu primeiro sucesso, já evidenciava a voz rouca e vibrante da cantora. “Elza Soares: Cantando para Não Enlouquecer”, de José Louzeiro, apresenta a trajetória da rainha do drible vocal, que teve uma vida marcada por seu estilo exagerado de ser. > Adquira este livro na livraria  Arte Paubrasil

.

*** MÍSSEIS PARA MATAR VOVÓS
por Ricardo Kelmer

Nabila Rehman tem 9 anos e mora em Tappi, na região paquistanesa do Waziristão do Norte. Em 24 de agosto de 2012, ela ajudava sua avó, Mammana Bibi, a colher legumes no quintal de sua casa quando um míssil atingiu o local, destroçando o corpo de sua avó e ferindo-a, e também a seu irmão. O míssil fora disparado por um drone, os polêmicos aviões não tripulados que o governo dos Estados Unidos usa para combater a Al-Qaeda. Porém, a avó de Nabila não era terrorista, sequer era militante política. Por que então foi assassinada?

Se depender do governo estadunidense, nunca saberemos pois ele não divulga estatísticas sobre o programa que a CIA opera desde 2004 no Paquistão (expandido ao Iémen e à Somália), e também se recusa a comentar a morte de civis. Apesar de todo o sigilo, organizações de direitos humanos estimam que os ataques já mataram centenas de civis inocentes, e a Anistia Internacional, em relatório divulgado recentemente, concluiu que vários deles podem configurar “crimes de guerra”.

Um ano depois da morte de sua avó, a menina Nabila, junto com Zubair, seu irmão sobrevivente, e seu pai, Rafiq ur Rehman, que é professor, foram ao Congresso estadunidense pedir o fim dos ataques com drones. A audição de 29.10.13 foi a primeira oportunidade dada às vítimas de mostrarem à opinião pública americana que há rostos e sofrimento por trás dos números.

Outra menina paquistanesa, Malala Yousafzai, que hoje tem 16 anos, tornou-se uma celebridade mundial por defender o direito das mulheres à educação e quase ser morta por isso por militantes talibans. Malala tem toda a simpatia do governo dos Estados Unidos. Quanto a Nabila, seu irmão Zubair e seu pai Rafiq, é melhor que esperem sentados por qualquer apoio ou reconhecimento de Washington. Lutar pela educação, vá lá, mas lutar pela paz, aí já é pedir demais.

> Saiba mais

.

*** LUXÚRIA PARA SEUS FETICHES

O Projeto Luxúria é uma festa fetichista que acontece há sete anos em São Paulo. Criada por Heitor Werneck, nome conhecido no mundo da moda alternativa, a festa agora tem um novo lar: o Templo Club, no Bixiga (rua Treze de Maio, 830). E a próxima edição acontece neste sábado 14dez, a partir da meia-noite. Ingressos: R$ 40 a R$ 200, dependendo do seu visual.

É verdade que o imaginário popular confunde fetichismo com putaria, sim, mas na Luxúria o sexo explícito é proibido, assim como escatologia, pedofilia e drogas ilegais. O evento é baseado nos conceitos sagrados do BDSM (são, seguro e consensual) e exige-se o respeito a todos os presentes, sendo inaceitável qualquer tipo de preconceito ou assédio. Já fui a algumas edições e posso garantir: nunca vi um evento onde rolasse tanto respeito entre as pessoas. Diferente das baladas comuns, na Luxúria ninguém é inconveniente com ninguém nem rola azaração chata. Por mais estranho que seja seu fetiche, saiba que lá ele será respeitado. > Saiba mais

.

*** A JORNADA DE ORFEU

Mitos são formas de interpretação da realidade, compostas de narrativas simbólicas e imagens metaforizadas, que estruturam e orientam as sociedades e guiam os indivíduos no crescimento psíquico.

A peça A Jornada de Orfeu se baseia na mitologia grega para oferecer ao espectador uma experiência de imersão na força simbólica dos mitos e possibilitar reflexões sobre questões como o sentido da vida e o significado do amor, do sofrimento e da morte. Num cemitério (de verdade), os espectadores são conduzidos por Caronte, o barqueiro do Hades, e entre os jazigos, acompanham a dolorosa jornada de Orfeu em busca de sua amada. Em vez de serem meros observadores, os espectadores tornam-se, assim, personagens do espetáculo.

A primeira temporada da peça se encerra com apresentações neste domingo 15dez e na quarta-feira 18dez, no Cemitério do Redentor (Pinheiros). Eu assisti e gostei muito. A diretora e coautora, Patrícia Teixeira, é psicóloga e soube usar com sensibilidade a ideias de Jung sobre o processo de autorrealização (que Jung chamava de individuação) para mostrar que a pavorosa e fascinante experiência de Orfeu no Hades é a mesma que cada um de nós precisaremos viver caso desejemos encontrar nossas verdades mais essenciais.

Obrigado pelo convite, Fêh. > Saiba mais

.

*** A GATA DO LAERTE

Laerte Coutinho é considerado um dos maiores cartunistas do país. Pra mim, ele é o maior. Aliás, eu o considero um gênio. Sua arte tem humor, filosofia, metafísica e sensualidade. É simples, sensível e profunda. E muitas vezes é absurdamente comovente…

Laerte tinha uma gata chamada Celina. Ela não mexia as patas traseiras por ter sido vítima de um tiro de espingarda de chumbinho. Laerte a imortalizou numa série de tiras tristes. Só quem já criou gatos, e ama os gatos, poderia criar algo tão… verdadeiro. Verdadeiro porque revela bem a personalidade dos gatos e também a relação deles com seus donos. Na verdade, são os gatos que nos criam.

> Quem ama gatos, como eu, certamente irá gostar – mas sugiro ler com um lenço à mão.

.

*** LIVRANDO A SEMANA (90)

DIÁRIO DE GUANTÁNAMO (Mahvish Rukhsana Khan) Larousse do Brasil

Descendente de pais afegãos, a americana Mahvish R. Khan foi aceita como intérprete de supostos terroristas na prisão de Guantánamo, em Cuba. Khan entrou inesperadamente em contato com os homens que Donald Rumsfeld chamou de os piores dos piores . Determinada a preservar o direito a um julgamento justo, a autora revela a cruel realidade daquele lugar onde a tortura e a humilhação são procedimentos padrão nas interrogações dos prisioneiros em busca de confissões e acusações, muitas vezes, infundadas. Um depoimento impressionante sobre como o sentimento de ódio e vingança pode cegar toda uma nação. > Adquira este livro na livraria Arte Paubrasil:

.

*** PUTA POR QUÊ, MINHA FILHA?

Isabelle é uma bela jovem de 17 anos que, apesar de sua confortável condição social e familiar, se torna prostituta. Desprovida de culpa, moral ou traço de melancolia, a adolescente desassocia sexo de emoções. O longa se divide em capítulos que partem do olhar de quatro voyeurs (irmão, cliente, mãe e padrasto). Cada um se passa em uma estação do ano e tem canções compostas pela francesa Françoise Hardy. Competição de Cannes 2013.

Vi este filme e gostei muito. A história, em si, não é novidade pois é cada vez mais comum que garotas e garotos optem pela prostituição, ainda que tenham bom nível social e cultural. Porém, o diretor François Ozon (o mesmo de “8 Mulheres”, em que conseguiu a proeza de reunir Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Béart e Fanny Ardan) tratou o tema com realismo e delicadeza numa narrativa que prende a atenção, e construiu uma personagem bastante instigante. Por que exatamente Isabelle se prostitui? É a pergunta que o espectador se faz, enquanto ela acumula clientes e dinheiro. A resposta? Veja o filme e a gente conversa. (RK)

JOVEM E BELA (Jeune e jolie)
França, 2013
Direção: François Ozon
Com: Marine Vacth, Géraldine Pailhas, Frédéric Pierrot

> Treiler legendado:

.

*** ETIQUETA TRANS

Acredite: será cada vez mais comum termos pessoas transexuais em nosso convívio. Por isso é bom se preparar para lidar com elas.

O gênero humano é algo mais complexo que dois quadradinhos a preencher com mulher ou homem. Entre um e outro extremo, há várias possibilidades. Sempre foi assim, mas algumas culturas preferiram reprimir e fingir que não sabiam da variedade, e acabaram realmente se convencendo disso. Mas a democratização da informação obriga a humanidade a se conhecer melhor, e fica impossível continuar fingindo que não sabemos.

Somos diversos, e esta é uma verdade biológica: só sobrevivemos como espécie graças à diversidade. Viva a diferença! Sim, temer o diferente é uma reação natural, mas depois que nos aproximamos, o que antes era ameaçador torna-se apenas… diferente. > Saiba mais

.

*** BRASIL, DÊ ASILO A EDWARD SNOWDEN

Os grandes heróis da humanidade costumam pagar caro pela coragem e perseverança em seguir seus ideais. Sócrates foi condenado a tomar veneno, Gandhi foi assassinado, Mandela amargou 27 anos na prisão. Cada um deles, em sua época, lutou pela liberdade e contra a opressão. Liberdade de pensamento, para um país, para um povo.

A luta continua pois a opressão assume várias formas. Atualmente, governos das grandes potências, com a desculpa de lutar contra o terrorismo, monitoram, espionam e controlam a vida de cidadãos de todos os países. Mas eu não sou terrorista e não tenho com que me preocupar – você pode estar pensando. Engano seu. Caso você diga ou faça algo que desagrade a esses governos, eles poderão castigá-lo de várias formas.

Edward Snowden, um ex-técnico da CIA, ousou revelar como funciona a operação de megaespionagem feita pelos EUA contra o Brasil e o restante do mundo. Ele desistiu de ter uma vida tranquila, perdeu sua casa e sua família, para poder alertar o mundo sobre esse perigo. Seu passaporte foi revogado por seu próprio país e agora ele está preso em um limbo jurídico em Moscou, com um visto de um ano de duração. O Brasil, como um dos principais alvos da espionagem, e como uma das vozes mais atuantes na ONU contra a prática indiscriminada de vigilância pelos governos, tem a obrigação moral de oferecer asilo ao corajoso Edward Snowden.

> Assine a petição que pede que o Brasil dê asilo a um grande herói do nosso tempo

.

*** MASTURBE-SE, QUERIDA, MASTURBE-SE

É incrível mas o prazer feminino ainda é um tabu. Às vezes a sociedade se faz de sonsa, como se não soubesse o que é tão óbvio: que a mulher também tem a sua sexualidade. E eu arriscaria dizer mais: que a mulher foi moldada pela Natureza para o prazer. Seu corpo, sua fisiologia, tudo aponta para isso. O clitóris, por exemplo, tem uma única e exclusiva função: o prazer. Parece incrível, e é, mas ele não tem qualquer outra serventia que não seja proporcionar prazer a você, generosa leitorinha. E o que dizer dos orgasmos múltiplos? Putz, como não ter inveja dessa capacidade orgástica?

Um projeto foi criado para motivar as mulheres a assumirem sua sexualidade por meio da masturbação. Quer conhecer?

.

*** LIVRANDO A SEMANA (91)

1889 (Laurentino Gomes) Globo
A obra trata da Proclamação da República e fecha uma trilogia iniciada com ‘1808’, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para Rio de Janeiro, e continuada com ‘1822’, sobre a Independência do Brasil. Com 24 capítulos ilustrados, ‘1889’ busca contribuir para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato que procura explicar não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista. > Adquira este livro na Arte Paubrasil

.

*** QUASE FAMOSOS E MILIONÁRIOS

Às vezes é só uma questão de não desistir agora. Ou de justamente desistir agora. Ás vezes é uma questão de aceitar o convite – ou de recusá-lo. O destino que traz a fama e a riqueza é o mesmo que as levam embora, como num passe de mágica. Conheça as incríveis histórias de quem quase chegou lá.

.

*** ENTENDEU?

Thamsanqa Jantjie é o nome do intérprete que ganhou as manchetes mundiais por usar sinais falsos na cerimônia oficial em homenagem a Nelson Mandela. Após ser criticado pela comunidade surda, Jantjie disse ter sofrido um episódio esquizofrênico durante o evento. Ele afirmou que viu anjos descendo sobre o estádio e se confundiu com o barulho.

Pois bem. Após muitas análises, estudiosos finalmente conseguiram decifrar os gestos do intérprete. Veja o vídeo para saber.

.

*** TEMPLOS DE CULTURA

As 10 livrarias mais interessantes do mundo. Para quem ama os livros, o sagrado está nesses lugares.

.

*** ANITTA E O COMPORTAMENTO DA MÍDIA

Independentemente se vc gosta ou não da artista Anitta, leia o que ela escreveu sobre a mídia.

.

*** LIVRANDO A SEMANA (92)

A VOLTA DO FRADIM (Henfil) Geração
Morro, mas meu desenho fica. A frase de Henfil não era apenas mais uma brincadeira: o genial humorista, morto precocemente pela aids contraída em transfusão de sangue (era hemofílico), permaneceu em seus desenhos. As histórias dos dois fradinhos, criadas há mais de vinte anos, continuam atuais. Irreverentes, irônicas, às vezes sangrentas e agressivas (sicks, como as classificaram os norte-americanos que se recusaram a aceitá-las) elas retratam, infelizmente, um país que ainda assassina a lucidez e a independência e premia o corrupto, o incompetente, o que se curva e se vende. > Adquira este livro na Arte Paubrasil:

.

*** JEITO DE ANDAR REVELA A MULHER QUE GOZA MAIS

ElaVestidoBranco-05O seu balançado é mais que um poema… É a coisa mais linda que já vi passar… O andar da mulher seduziu a Vinicius e Tom de um jeito tal que os inspirou a compor uma das músicas mais representativas da cultura brasileira e um dos maiores sucessos de toda a história da música mundial.

Pois bem. Um estudo desenvolvido por pesquisadores escoceses e belgas concluiu que é possível determinar a habilidade de uma mulher de ter orgasmos vaginais pela maneira com que ela anda. O que Vinicius e Tom diriam sobre isso? E você, leitorinha, será você uma mulher de andar orgásmico? 🙂 > Saiba mais

.

*** AS PARALELAS QUE SÓ SE EXPLICAM NO INFINITO

Belchior é um dos maiores compositores da música brasileira. Várias de suas músicas podem ser incluídas entre os grandes momentos de nossa história musical. Recentemente foi lançado um disco com releitura blues de seus sucessos. Filosofia, lirismo do cotidiano, humor irônico, alucinações românticas, cruzamentos geniais do pop com o erudito – a música de Belchior é uma inesgotável fonte de deleite e análises. Nos últimos anos, porém, Belchior parou de se apresentar e de dar entrevistas, e as histórias que nos chegam sobre ele falam de dívidas milionárias, pensões não pagas, bloqueio de bens, carros e apartamentos abandonados, uma namorada misteriosa, teorias conspiracionistas, perambulâncias errantes… Os fãs, atordoados, se perguntam: o que está acontecendo? > Saiba mais

.

*** SOU ATEU E MEREÇO O MESMO RESPEITO QUE TENHO PELOS RELIGIOSOS

Pra fechar o ano, uma excelente crônica de Drauzio Varela sobre o convívio das diferenças > Leia aqui.

,

.

AsPreciosasDoKelmer201312AS PRECIOSAS DO KELMER

> No Facebook (todas as edições)
> No Facebook (esta edição)
> No Blog do Kelmer

.

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: