O melhor investimento do mercado

24out2012

As qualidades e defeitos que você supervaloriza em algo ou alguém, na verdade quem os possui é você mesmo

O MELHOR INVESTIMENTO DO MERCADO

.
Certa empresa de calçados, disposta a montar uma fábrica num outro país, enviou para lá um técnico para sondar o mercado local. O técnico foi, estudou as possibilidades e escreveu um relatório onde concluía: “Péssimo mercado! Ninguém usa sapatos.” A empresa então, seguindo suas recomendações, desistiu da ideia de montar a fábrica por lá. Por que investir tanto num lugar onde as pessoas sequer usavam sapatos?

Anos depois outro técnico foi enviado ao mesmo país para mais uma sondagem, talvez as coisas houvessem mudado por lá. O técnico foi, estudou as possibilidades e escreveu um relatório onde concluía: “Excelente mercado! Ninguém usa sapatos.” A empresa então, seguindo sua conclusão, decidiu montar a fábrica, empolgada com o enorme mercado à espera de ser conquistado.

Qual dos dois técnicos tinha razão? Eu diria que ambos, pois a realidade nada mais é que nossa interpretação dela. A maneira como vemos as coisas já determina, por si só, o que essas coisas serão para nós. Se entendemos o mundo como um lugar violento onde somente a violência dita as regras, terminaremos sendo mais um aspecto dessa violência e teremos de seguir suas regras e sermos mais violentos para sobreviver ‒ está formado o círculo vicioso. Claro que existe violência, sim, mas o mundo também é um lugar bonito, com coisas boas. Infelizmente algumas pessoas valorizam tanto a violência dentro de si mesmas que terminam regendo sua vida com base no competivismo, na ganância e na violência. Valorize uma coisa e ela existirá para você cada vez mais forte, e você, consequentemente, a valorizará ainda mais e assim por diante.

O primeiro técnico compreendeu a realidade ao seu modo e a partir daí tomou suas decisões, e assim aquele país continuou sendo um péssimo mercado para a empresa. E continuaria sendo até que outro alguém compreendesse a realidade de outro modo e assim… a transformasse. A psicologia do inconsciente descobriu que projetamos sem perceber, nas pessoas e coisas ao redor, tudo o que não sabemos bem de nós mesmos. Isso significa que as qualidades e defeitos que você supervaloriza em alguém, na verdade quem os possui é você mesmo, pois se não possuísse, não valorizaria tanto nos outros.

Claro que, independente de nós, existem pessoas maldosas e violentas. Tem gente que é capaz de matar pai e mãe só para não perder o baile dos órfãos. Mas o que importa aqui é o quanto valorizamos as coisas no sentido de exagerar-lhes a importância. Ninguém pode ver, no mundo externo, algo que, de certa forma, já não exista em seu interior. É estranho dizer isso mas a realidade precisa de nossa compreensão dela para poder “existir”. O que conhecemos por realidade, então, não passa de uma compreensão intensamente compartilhada que desde pequenos aprendemos a sedimentar em nossas mentes. E para mudar a realidade, tudo que precisamos é mudar… o modo como a vemos.

A vida é um péssimo mercado? Se essa foi a conclusão que um dia se sedimentou em sua mente, então é melhor mesmo não investir nada, pois você só terá prejuízo. Mas você pode ver a vida como um excelente mercado, sim. Nesse caso, não perca tempo. Termine logo esta crônica e olhe ao redor com melhores olhos. É lucro garantido.
.

Ricardo Kelmer 1998 – blogdokelmer.com

.

> Esta crônica integra o livro A Arte Zen de Tanger Caranguejos

.

.

LEIA NESTE BLOG

Mariana quer noivar – Você abdicaria das relações amorosas em sua vida em troca de dinheiro ou sucesso na carreira?

A ilha – Uma fábula sobre o autoconhecimento

Jung e a jornada do autodescobrimento – Vídeo sobre a vida e a obra do psicólogo pensador suíço, criador da psicologia analítica

A humanidade, o psicólogo e a esperança – Os acontecimentos mostram que a humanidade está se unificando, unindo seus opostos

Pesadelos reais – A realidade, em si, não existe – o que existe é nossa interação com ela. Filme: Alucinações do Passado

 

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)

.

.

COMENTÁRIOS
.


Anúncios

2 Responses to O melhor investimento do mercado

  1. Rafael disse:

    Kelmer, minha interpretação quanto aos técnicos do texto é que o segundo sabe que a característica mais marcante de nossa sociedade do consumo é a criação de necessidades que eu chamo de “necessidades desnecessárias”. O exemplo mais óbvio atualmente são as famigeradas redes sociais. Quem precisa disso?! Mesmo assim, a mídia fala das tais redes sociais como se fosse a coisa mais importante que a internet tem a oferecer; como se quem não tivesse um perfil no facebook ou no twitter vivesse à margem da sociedade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: