Obrigado, JK Rowling

Ricardo Kelmer 2009

Em todo o planeta milhões de crianças adquiriram o hábito de ler livros graças às aventuras de Harry Potter

jkrowling01.

Gostei do documentário Harry Potter: Um ano na vida de JK Rowling, que assisti no GNT. Eu, particularmente, não li nenhum dos livros da série sobre o garoto-mago mas simpatizo com ele e acho que a inglesa Johanne Kathleen Rowling fez uma imensa benfeitoria ao mundo dos livros.

Os sete títulos da série lançada em 1997 foram traduzidos pra 67 idiomas e venderam 400 milhões (sim, quatrocentos milhões) de exemplares. Pra efeito de comparação, Paulo Coelho vendeu 100 milhões de seus 19 livros e a Bíblia, segundo o Guiness, vendeu 2,5 bilhões de exemplares desde 1815. Mas o cálculo que vale mais é este: em todo o planeta milhões de crianças adquiriram o hábito de ler livros graças às aventuras de Harry Potter. Quanto vale isso?

Eu pude acompanhar esse fenômeno bem de perto com meu sobrinho Filipe, que com 9 anos andava com o livro debaixo do braço e me falava animado dos personagens e suas tramas. Hoje Filipe é um garoto de 13 anos que ama livros. Na última Bienal, por sinal, ele comprou um bem curioso, que ensina a entender as meninas. Putz. Não tive coragem de lhe dizer que gastou dinheiro à toa.

O lançamento do último livro da série Harry Potter foi cercado de tantos cuidados que a coisa mais parecia uma operação de guerra, tudo pra que o final da história não vazasse ao público. Só isso já daria um livro incrível. Foram selecionadas quase 2 mil crianças pra participar da sessão inaugural de autógrafos, entre mais de 60 mil que se inscreveram, e a autora assinou durante 8 horas seguidas. Era visível nos olhinhos daquelas crianças o fascínio e a felicidade por estarem vivendo um momento tão especial, e elas certamente jamais esquecerão esse dia de pura magia e encantamento.

Assim como o mundo da música e do cinema, o mundo dos livros também precisa de coisas assim, de grandes sucessos e badalações, de holofotes e festas literárias, sim. A própria JK Rowling admite que essa é a parte chata, mas necessária, de seu ofício. Claro que, assim como em outros mundos, o dos livros não está imune às pragas das superficialidades e enganações – mas é preciso, sim, jogar luz sobre os livros e seus autores pra que, antes de tudo, o público saiba que eles existem, e pra que os livros possam concorrer em menor desvantagem com seus colegas eletrônicos de entretenimento. Literatura é arte, sim, talvez a mais nobre de todas, mas até a arte precisa saber vender seu peixe.

Obrigado, JK Rowling.
.

Ricardo Kelmer 2009 – blogdokelmer.com

.

.

LEIA TAMBÉM

figrkpsicografia01a> Meu fantasma prediletoDiziam que era a alma de alguém que fora escritor e que se aproveitava do ambiente literário de meu quarto para reviver antigos prazeres mundanos

> O encontrão marcado – Fechei o livro, fui até a janela e olhei pro mundo lá fora. E disse baixinho, com a leveza que só as grandes revelações permitem: tenho que ser escritor

> Kelmer Com K no Toma Lá Dá Cá – Aqueles aloprados moradores do condomínio Jambalaya descobriram meu livro maldito

> Pesadelos do além – O pior pesadelo prum escritor é ser psicografado. Ou melhor: ser mal psicografado.

> O escritor grávido – Será um lindo bebê, digo, um lindo livrinho, sobre o mais belo de todos os temas

> O dilema do escritor seboso – Certos escritores amadurecem cedo. Tenho inveja desses. Porque nunca viverão o constrangimento de não se reconhecerem em suas primeiras obras

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS
.

Anúncios

2 Responses to Obrigado, JK Rowling

  1. Paula Izabela disse:

    Sábias palavras, Tio Kelmer!
    Só esqueceu de falar p Filipe q p compreender as mulheres basta ler “Vocês terráqueas”.
    Estamos na torcida pelo seu retorno ao Cariri.
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: