30mai2023
Clarinha tinha uma mania. A tudo agradecia com seu doce sorriso seguido daquela palavrinha da moda: Gratidão

ROMANCE GRATILUZ
.
Toda linda e fofinha, estilo gratiluz. Assim era Clarinha. Chegada nuns lances namastê, incenso pra limpar as energias, fazia coraçãozinho com as mãos, essas coisas. Mas tudo bem, isso não me incomodava. Desde, é claro, que ela continuasse me acordando com certas carícias gratiluz que só ela sabia fazer.
Porém, Clarinha tinha uma mania. A tudo agradecia com seu doce sorriso seguido daquela palavrinha da moda: Gratidão. Poizé. No bar, pedíamos uma cerveja ao garçom, ele trazia, e ela: Gratidão. Na rua, alguém nos perguntava as horas, eu respondia, a pessoa agradecia, e ela: Gratidão.
Se eu não estivesse apaixonado, talvez me irritasse com tanta gratidão o tempo todo. Mas isso até me divertia. Só que eu não podia perder a piada, né? Então, aproveitei a deixa quando ela pediu guardanapo ao garçom. Aqui está, ele disse. E ela, toda meiga: Gratidão. E eu, todo meigo também: Muito amor envolvido.
Clarinha olhou pra mim, curiosa. Palavrinha da moda combina com expressãozinha da moda, pensei em dizer, mas apenas sorri, me controlando pra não rir. Depois, uma amiga veio à nossa mesa e, após nos despedirmos, falou: Vou indo, gente, tchau. E Clarinha: Gratidão. E eu: Muito amor envolvido, viu?
Clarinha ficou desconfiada, mas nada disse. Bebemos mais um pouco, pagamos a conta e levantamos da mesa. O garçom: Obrigado, voltem sempre. Clarinha: Gratidão. Eu: Muito amor envolvido. Aí, ela não se conteve.
− Que negócio é esse de muito amor envolvido?
− Ué? Você não percebeu?
− Percebi o quê?
− Que tinha muito amor envolvido?
Ela não levou o assunto adiante. Mas senti que não gostara. E o tal gratidão? Prosseguiu falando, e eu emendando com muito amor envolvido, segurando o riso. Parecia que ela se sentia numa disputa, como se fizesse questão de mostrar a força de sua gratidão contra o meu muito amor envolvido. Evidentemente, se fosse, seria a disputa mais idiota do mundo.
E as pessoas? Elas nem sabiam o que responder. O que se fala após alguém dizer gratidão e outro emendar com muito amor envolvido? Caberia, talvez, “A bem-aventurança que habita em mim saúda a bem-aventurança que habita em ti”? Ou, quem sabe, um “Tu te tornas eternamente responsável pela gratidão que me diriges”? Talvez algo mais sucinto: “Regozijemo-nos na chama violeta.” Não sei. As pessoas nunca respondiam nada, no máximo sorriam, sem saber o que dizer. Deviam pensar: Que casal doidim…
Até que, um dia, no shopping, ela perguntou ao segurança onde ficava o banheiro.
− Fim do corredor à esquerda.
− Gratidão.
− Muito amor envolvido, seo guarda.
Clarinha saiu para o banheiro e fiquei esperando. Na volta, não quis segurar minha mão. E mandou essa, com a cara fechada:
− Se você soubesse como é ridículo isso que você diz.
− Também acho.
Silêncio. Caminhamos até o cinema. Entramos na fila.
− Se eu parar de falar gratidão, você para com essa coisa de muito amor envolvido?
− Paro.
Pronto, questão resolvida. Vimos o filme, jantamos e findamos a noite em seu apartamento, sob a luz do abajur lilás. Esquecidos, ufa!, desse negócio de gratidão e amor envolvido.
.
Ricardo Kelmer 2021 – blogdokelmer.com
.
.
LEIA NESTE BLOG

Momentos felizes – Se tem uma coisa que não é nada criteriosa em relação aos atributos dos candidatos, é a felicidade. Qualquer idiota pode ser feliz
Dez segundos para ser feliz – Seus olhos continuam sorrindo mesmo quando ela conta, sem pudor, das imensas bobagens que fez em nome de sua busca por felicidade
Insights e calcinhas – Uma calcinha rasgada pode mudar a vida de uma mulher? Ruth descobriu que sim
Carma de mãe para filha – Os filhos sempre pagam caro pelos pais que não se realizam em suas vidas
Cerejas ao meio-dia – Linda e poética, ela dá a volta no carro e todas as buzinas se calam. Claro, um poema de cereja em plena avenida, não é todo dia
A gota dágua – A força da tempestade, o poder do desejo. Ela deveria resistir, mas…
Ventos do óbvio – Ela tinha o controle de sua vida, ela e mais ninguém. Renascer. Renovar-se
.
.
– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)
.
.
01-

















