04dez2023

.
VOCÊ ADMIRARIA UM ESCRITOR SEM SENTIMENTO?
Escritores x Inteligência Artificial
.
Dezoito anos, entre interrupções e recomeços, conforme me permitiram os solavancos da vida. Foi o tempo que necessitei para escrever meu segundo romance, Minha Doce Vida Perdida, lançado em 2023. A sensação é de que venci um grande desafio. Porém, quando penso que, logo mais, a Inteligência Artificial (IA) poderá fazer a mesma coisa em cinco minutos, me vem a inquietação: valerá a pena competir?
Calma, Kelmer, tem a questão da qualidade literária. Sim, tem, mas a IA escreverá cada vez melhor, sem dúvida. Tá bom, mas e o estilo pessoal, que somente humanos podem ter? Engano seu. Nossas necessidades nos levarão a conceder às máquinas cada vez mais autonomia, e isso as fará desenvolver criatividade e estilo. Evidentemente, dar poder às máquinas é arriscado, mas é inevitável, pois escapar do controle de seu criador faz parte do roteiro arquetípico de toda inteligência que avança demais em sua evolução. Acontece isso com os jovens em relação aos pais, e acontecerá o mesmo com a IA em relação aos humanos.
Anote aí: em breve, não saberemos se o belo romance que estamos lendo foi criado por humano ou robô, e as livrarias ganharão nova seção, dedicada às obras criadas pela IA. É um futuro que virá, mas que traz dúvidas. Robôs poderão ser premiados em concursos literários? Discursarão em suas noites de autógrafos? Poderão ser processados por plágio ou calúnia? E você, seria admirador de um escritor que não tem um pingo de sentimento por qualquer coisa?
Que venham os robôs-escritores. Que nos tragam boas histórias. E que aproveitem a vantagem de não precisar vender seus livros para comprar o almoço.
.
Ricardo Kelmer 2023 – blogdokelmer.com
.
.

Em meio a problemas no casamento, Téssio é transportado para o passado e lá encontra a si mesmo e a sua mulher Ariane, aos vinte anos de idade. Envolvidos numa conflituosa relação a três, eles precisarão lidar com novos e antigos sentimentos enquanto Téssio tenta retornar à sua vida oficial. Numa narrativa com a leveza e o ritmo ágil das comédias românticas, e inspirado no mito do labirinto do Minotauro, este romance oferece bons momentos de entretenimento e oportunas reflexões sobre o tempo, o amor e o amadurecimento.
.
.
– Acesso aos Arquivos Secretos
– Promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)
.
.
01-

















