Ricardo Kelmer 2010
Em abril estive na Fundação Gol de Letra, criada pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, convidado a falar num fórum sobre narcotráfico. Participamos eu e a psicóloga Vanessa Abdo, da ong Sou da Paz, que mostrou dados interessantes sobre jovens e narcotráfico. O tema do fórum, dirigido aos alunos adolescentes da Fundação e aberto à comunidade, foi escolhido pelos próprios alunos, que são moradores do bairro Vila Albertina, zona norte de São Paulo, onde fica a sede paulistana da Gol de Letra.
Recebi o convite com muita honra mas fiquei a me perguntar: o que alguém como eu poderia oferecer de útil a esses adolescentes, eles que vivenciam diariamente a realidade da violência ligada às drogas, dos toques de recolher impostos pelos traficantes, da triste omissão do Estado e da falta de boas oportunidades profissionais? Eu é quem tinha a aprender com a experiência deles.
Isso é verdade. Porém, o que eu levava praqueles adolescentes poderia ser útil. E eu levava pra eles a força do mito. E foi isso que tentei lhes mostrar, que o envolvimento com o narcotráfico pode ser emocionante, sim, mas o custo é alto e não raramente o custo é a própria vida. Falei que há uma outra aventura, ainda mais emocionante: a aventura da autorrealização, aquela em que seguimos nosso caminho mais honesto e verdadeiro, lutamos por nossos sonhos e realizamos a quem somos de verdade e não a quem os outros querem que sejamos. Aceitar essa aventura é viver, na própria vida, o mito da Jornada do Herói.
Não sei se fui realmente compreendido. Mas conheço bem a força do mito. Sei que ele pode, de repente, no meio de uma frase, começar a transformar pra sempre uma vida.
.
Ricardo Kelmer – blogdokelmer.wordpress.com
.
.
Fundação Gol de Letra – www.goldeletra.org.br
Reconhecida pela UNESCO como instituição modelo, a Fundação Gol de Letra desenvolve programas de Educação Integral para mais de 1.200 crianças, adolescentes e jovens de 7 a 24 anos. Com uma proposta pedagógica associada à assistência social, promove ainda atendimento às famílias e o fortalecimento das comunidades.
.
– O poder do mito (Joseph Campbell, com Bill Moyers) – Editora Palas Athenas
– A jornada do herói – Joseph Campbell vida e obra (org. Phil Cousineau) – Editora Ágora
– Para viver os mitos (Joseph Campbell) – Editora Cultrix
– O herói de mil faces (Joseph Campebll) – Editora Cultrix/Pensamento
– Matrix e o despertar do herói (Ricardo Kelmer) – Miragem Editorial
– O feminino e o sagrado – Mulheres na jornada do herói (Beatrix Del Picchia e Cristina Balieiro) – Editora Ágora
.
.
– Acesso aos Arquivos Secretos
– Promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)
.
.



















Ô orgulho!
CurtirCurtir
Mesmo não sendo compreendido o importante é ter passado um recado diferente e certamente no mínimo intrigante, oposto das baboseiras que se falam a este público nestas ocasiões. Sei como é que é (trabalhei muito com 3º setor num passado recente), e as questões morais são predominantes, o discurso é sempre de imputar a culpa ou o medo na galera, quase um dicurso religioso (religioso num sentido oficioso da organização). Mas falar de mito nesta perspectiva… só vc mesmo RK, parabéns!
CurtirCurtir