OficinaOnlineDeSitcom

A primeira oficina de roteiro de sitcom pela internet do Brasil foi criada em 2007 pelo escritor e roteirista Ricardo Kelmer. A oficina visa ensinar a escrever sitcom (situation comedy, comédia de situações), um tipo de seriado de humor de sucesso mundial que explora o humor do cotidiano em histórias curtas com muitas piadas. Friends e Seinfeld são exemplos de sitcons de formato clássico que alcançaram imenso sucesso.

Podem participar pessoas com ou sem experiência com roteiros de sitcom. O objetivo é fazer com que o aluno domine a técnica de criar um sitcom e escreva seus episódios. Caso já possua um sitcom criado, pode usar a oficina para aperfeiçoá-lo. No fim, o aluno recebe um certificado de participação na oficina.

A oficina (módulo básico) é composta de 16  aulas de 1h30 de duração, realizadas pela internet (bate-papo), com tarefas enviadas por e-mail. O próprio aluno escolhe os dias e horários das aulas, assim como a data de início. As aulas são individuais, o que permite um melhor acompanhamento do aprendizado e produção de cada aluno. No entanto, caso deseje, o aluno pode juntar-se a outro para, assim, aprenderem juntos e desenvolverem histórias em conjunto.

A oficina não possui duração preestabelecida, podendo ser finalizada quando o aluno concluir o roteiro de um episódio ou quando se sentir seguro no domínio da técnica. O material teórico (história do gênero e descrição da metodologia + exemplo de aula + DVD com episódios de sitcom) é enviado por e-mail antes da primeira aula. Após cada aula o aluno recebe arquivo com o texto integral da aula.

Mesmo que o aluno não pretenda seguir uma carreira de roteirista, a oficina pode ser bastante útil para o aperfeiçoamento das técnicas de criação de histórias, para o desenvolvimento da criatividade e do humor e para a disciplina profissional.

Caso o aluno more em São Paulo, há a possibilidade de aulas presenciais.

.

MATERIAL TEÓRICO

– História do sitcom, sitcons de sucesso, curiosidades
– Sitcons brasileiros
– Sitcons de animação
– Formato do sitcom e estrutura das histórias
– Metodologia americana de criação de episódios
– Escrevendo sitcom em equipe
– Etapas do processo, da criação à edição
– Regras de ouro para trabalho em grupo
– Exemplo de aula

DVD – Como complemento do material teórico e com o objetivo de preparar o roteirista para a dura realidade das produções nacionais, o aluno recebe um DVD contendo episódios de um sitcom brasileiro no formato clássico, através do qual verá como se comporta uma produção nacional (roteiro, direção, dificuldades técnicas etc.).

LIVRO PUBLICADO

No fim da oficina o aluno poderá publicar seu sitcom em livro, recebendo para isso todas as orientações necessárias, assim como indicação de gráficas parceiras que produzem livros em tiragens econômicas. Esse livro representará muito mais que um certificado de conclusão de curso: será o próprio produto com o qual o roteirista poderá se anunciar no mercado, oferecendo-o para produtoras e tevês, além de poder distribuí-lo entre amigos e profissionais da área de jornalismo, audiovisual etc.

MAIS INFORMAÇÕES

> rkelmer(arroba)gmail.com

.

.

.sitcomseinfeld04MERCADO

O mercado nacional para roteiristas vive uma fase de aquecimento com a popularização da internet e dos aparelhos móveis, que dão o suporte necessário para produções experimentais. Para os canais de tevê, as vantagens do sitcom são: baixo custo de produção, fácil encaixe na grade de programação (episódios de 30 min) e direcionamento possível a variados tipos de público.

SOBRE RK

Ricardo Kelmer tem vários livros publicados e escreve para jornais e revistas. Após especializar-se em escrever sitcom diretamente com roteiristas americanos, foi um dos coordenadores da equipe de roteiristas de Mano a Mano, sitcom exibido pela Rede TV em 2005. Para montar a oficina, adaptou a metodologia americana ao formato on-line, cuja praticidade permite que o aluno possa participar das aulas em sua casa ou em qualquer outro lugar.

> Mais sobre o sitcom Mano a Mano

> Kelmer Com K no Toma Lá Dá Cá – O dia em que virei personagem do sitcom da Globo

.

MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato: rkelmer(arroba)gmail.com

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)

.

Comentarios01COMENTÁRIOS
.

7 respostas para OficinaOnlineDeSitcom

  1. Emanuel Basilio disse:

    Oie Kelmer… Sou aluno de Paula Izabela .. e assistir a sua palestra….
    gostei muito e queria participar da oficina de roteiro de sitcom…
    como faço?
    me manda a respodta pelo meu e-mail: emanuel1212@bol.com.br

    Curtir

  2. Paula Izabela disse:

    Ai, tio prof, q saudades de nossas brigas!!!
    Ops, de nossas aulas de sitcomicozinho…
    Parabéns pelo blog cada dia mais versátil!
    Beijo grande!

    Curtir

  3. Vladimir Al Kádvi disse:

    Estou com dificuldades de escrever o meu sitcon por falta de um modelo de escrita, como posso adquir-lo?

    Curtir

  4. Gabriel disse:

    Tenho a ideia de um sitcom no modelo do Sai de Baixo, feito em um teatro mais para a TV. Só que não tenho um modelo de roteiro e não sei como formatar, alguém me ajuda?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: