Um brinde na varanda

26mar2020

Quem da sua família você deixaria morrer para que a economia não seja prejudicada?

UM BRINDE NA VARANDA

.
Tenho amigos e familiares que são seguidores do grande deus Mercado. São fieis que cultivam em seus mantras diários palavras perfumadas de empreendorismo, meritocracia e maximização dos lucros. Apesar de pensarmos diferente, são pessoas de quem gosto, e é por isso que inicio este texto com uma pergunta para elas: Quem da sua família você deixaria morrer para que a economia não seja prejudicada?

As máscaras higiênicas são o rosto da pandemia de covid-19, mas são as máscaras do caráter que estão a cair e a revelar quem é quem. Para a imensa maioria, é a saúde das pessoas que deve ser priorizada, mas para os fieis mercadistas, o grande deus manda rezar assim: Se é certo que cinco ou sete mil morrerão, e eu não estarei entre eles porque posso pagar por um bom hospital, então que morram, mas a economia não pode parar, amém.

Um dos problemas dessa oração é que se rígidas medidas não forem tomadas, como a quarentena social, os mortos não ficarão em apenas cinco ou sete mil e a tragédia escorrerá também para os serviços de saúde privada. Porém, os seguidores do deus Mercado avaliam, em sua cega fé, que a grande maioria de mortos será de pobres e idosos, e isso não afetará tanto a economia, ou ao menos o seu negócio. É essa lógica neoliberal que guia os pronunciamentos e a criminosa postura do presidente da República, que critica a “histeria” porque é comprometido até a medula com os interesses das grandes companhias e dos acionistas da Bolsa de Valores, e dos líderes religiosos, que o ajudaram a ser eleito ‒ com as igrejas vazias, coitados, como arrecadarão seus abençoados dízimos?

Jair Bolsonaro é um demente fascista, mentiroso e cruel, disso já sabíamos. A desagradável surpresa fica por conta de seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que ia num razoável caminho de sensatez, mas que infelizmente parece ter fraquejado diante do mórbido patrão & seus filhinhos. Bem, isso não surpreende de todo, já que Mandetta, no recente caso da compra de máscaras para seu ministério, favoreceu a empresa que financiou suas campanhas a deputado, em vez de buscar melhores preços. Como ministro da Saúde, vê-se que ele realmente entende de economia.

Voltando à pergunta do início do texto. Não nos iludamos. Se for necessário, os fieis seguidores do deus Mercado sacrificarão, sim, seus pais e avós, sem problema. E no ano que vem, na varanda de seus apartamentos, conferirão as cotações na Bolsa e, enxugando a lágrima que insiste em não cair, erguerão um brinde aos mártires que deram suas vidas por um deus que está sempre de olho nas melhores ações. Amém.

.
Ricardo Kelmer 2020 – blogdokelmer.com

.

.

 

Resistência antifascista

.

.

LEIA NESTE BLOG

O beijo da resistência contra a besta do fascismo – O fascismo não faz política ‒ ele é a negação da política, pois não dialoga, apenas agride, persegue e censura

Polícia ou milícia? – Que o erro e a coragem de Cid Gomes nos ensinem sobre o extremo perigo do fascismo policial

.

.

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)

.

Comentarios01COMENTÁRIOS

01- Coerência e sabedoria. Vou compartilhar. Olivia Brasil, Fortaleza-CE – mar2020

02- Canalhas! Seu texto ferve, meu caro! Leo Mackellene, Sobral-CE – mar2020

03- SENSACIONAL. Moacir Bedê, Fortaleza-CE – mar2020

04- Ótimo texto. Fátima Fernandes, Brasília-DF – mar2020

05- Com certeza, a idéia é esta, um velho é apenas estatística, não é um pai ou mãe, um avô ou avó, um ente querido que está partindo por causa de um doença disseminada. Esta ideologia está sendo propagada, quero ver na hora que começar a mortandade. E veja, a morte por asfixia é muito cruel e não vai ter respirador. Você já pensou, uma pessoa que trabalhou a vida inteira ter uma morte destas? Ligia Eloy, Lisboa-Portugal – mar2020

 

One Response to Um brinde na varanda

  1. susanaxmota disse:

    Oi Kelmer, não deu para ler.

    ” Nada Encontrado

    Desculpe, mas nada foi encontrado para o arquivo solicitado. Talvez a pesquisa ajude a encontrar um post relacionado.”

    Beijão

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: