A profecia do Centenário

11nov2018

A PROFECIA DO CENTENÁRIO

.
Outubro de 2016. Na Arena Castelão, 64 mil pessoas presenciam o empate entre Fortaleza e Juventude. Mais uma vez, o tricolor cearense falha nas quartas-de final e não se classifica entre os quatro primeiros. Como nos anos anteriores, de nada adiantou fazer a melhor campanha da competição: o Leão permanecerá pelo oitavo ano no inferno da Série C, um pesadelo inimaginável para sua imensa torcida. No bar Alpendre, em Fortaleza, diante da tevê, eu e meus amigos tricolores choramos o fracasso, devastados.

Foi nesse instante, no auge da angústia, buscando qualquer coisa que pudesse nos aliviar um pouco, que falei, forçando alguma solenidade na voz fraquejante: Amigos tricolores, vou lançar uma profecia! Falei e esperei que alguém olhasse para mim, mas ninguém olhou. Um mexia no celular, outro tomava um gole de cerveja, outro tinha o olhar perdido para além dos carros que passavam na rua. Prossegui: Daqui a dois anos, no ano do Centenário… estaremos festejando o acesso à Série A.

Falei e novamente esperei. Um amigo esboçou um sorrisinho. Outro ergueu de leve a sobrancelha, mas só isso mesmo.

Profecia superotimista. Para cumpri-la, o Fortaleza teria que no ano seguinte se classificar para a Série B, e no ano seguinte precisaria subir para a Série A, um feito raro na história do campeonato brasileiro. Bem, agora a profecia estava criada, feita da mais pura esperança em dias melhores. E fiz questão de repeti-la, propondo um brinde. Um amigo ergueu seu copo e brindou, sem ânimo. Bem, se naquele momento difícil eles não tinham forças sequer para se permitirem um pouco de confiança, eu, que criara a profecia, tinha a obrigação moral de nela crer, afinal, só é profecia se acreditam nela.

Outubro de 2017. O Fortaleza finalmente consegue escapar do pesadelo, e é vice-campeão da Série C, com um time limitado, mas muito aguerrido, como manda a tradição de suas camisas.

Novembro de 2018. A diretoria apostou todas as fichas na força simbólica dos 100 anos, investiu alto com o técnico Rogério Ceni, reestruturou vários setores do clube e foi montado um ótimo time. E o resultado é que hoje, 3 de novembro, o Fortaleza, com a vitória por 2×1 sobre o Atlético Goianiense, em Goiânia, faltando ainda quatro rodadas para o fim do campeonato, acaba de garantir o acesso à Série A de 2019. Profecia cumprida! E pode até ser campeão brasileiro, detalhe importante que a previsão não contemplou. Falha do profeta.

Série A 2019, dá licença. O Leão está chegando outra vez.

PS: Fábio, Valdo, Henrique, Drawlio, Américo e Marcinha eram os amigos tricolores presentes no nascimento da profecia.

.

Ricardo Kelmer 2018 – blogdokelmer.com

.


LEIA NESTE BLOG

A mística daquelas camisas – Eu, ainda menino, sem entender bem o que acontecia, já estava preso, para a vida inteira, à tal mística daquelas camisas

O improvável, o impossível e o inacreditável – Numa hora dessa, como ainda ter forças pra superar um rival que virou o jogo no fim com um jogador a menos, que já conseguiu o impossível?

FutebolArtigoFeminino-01

Futebol artigo feminino – Cá pra nós, já reparou como brasileira fica ainda mais linda em dia de jogo da seleção?

O menino e o feminino misterioso – Esse instante numinoso em que o Feminino Sagrado mostrou-se pra mim, sob a meia-luz de seu imenso mistério

Religião no esporte é gol contra – Se nada for feito, a religião invadirá os campos e quadras e o esporte virará uma cruzada entre os jogadores e seus deuses

Discutindo a Copa e a relação – Se você deseja minimizar os efeitos sobre sua relação, é bom saber algumas coisas sobre essa rival invencível

.

.

elalivro10

Seja Leitor Vip e ganhe:

 Acesso aos Arquivos Secretos
 Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: