Lançamento: Para Belchior com Amor

14out2016

Um livro para celebrar a arte do genial bardo bigodudo

parabelchiorcomamordiv-15b

LANÇAMENTO: PARA BELCHIOR COM AMOR

.
A arte de Belchior sempre me fascinou, desde a adolescência. Lembro que eu escutava Coração Selvagem nas rádios, por volta de 1979-80, e achava que aquela canção falava de mim. Hoje eu tenho certeza. Eu tinha apenas 15 anos, mas o blues de Belchior já reverberava em minha alma. Este livro, Para Belchior com Amor, é minha homenagem a ele, o genial bardo bigodudo de Sobral, que tanto enriqueceu minha vida com sua música e sua poesia, e que em 26.10.16 completará 70 anos.

Tive a ideia do livro em junho de 2016. Convidei treze autores e pedi que cada um escolhesse uma música de Belchior e, inspirado nela, escrevesse um conto, uma crônica ou uma carta. Todos os autores são cearenses, a maioria residente em Fortaleza, mas há os que moram em Sobral, São Paulo e Rio de Janeiro. Nossos textos exploram o universo da obra e da vida do ilustre conterrâneo, que marcou a música brasileira com seu talento e originalidade e também com sua surpreendente decisão de afastar-se da vida artística.

Estão presentes temas como o amor, a paixão, o sexo, a arte, a liberdade, a política, a solidão e a violência das cidades, a opressão do sistema sobre o indivíduo e o sentido da existência. Alguns textos mesclam fatos biográficos de Belchior com a vida dos próprios autores, enquanto outros exercitam possibilidades ficcionais com personagens inspirados em suas canções ou tendo o próprio homenageado como protagonista, levando o leitor a uma interessante imersão literária na vida e na obra do artista.

A música que inspirou meu texto foi Divina Comédia Humana. Criei um conto que fala da salvação pelo amor, mas o amor que liberta e não o amor pela posse do outro. Baseei-me na estrutura temática do poema Divina Comédia (Inferno, Purgatório e Céu), de Dante Alighieri, que também inspirou a canção de Belchior. Como o magistral poema de Dante foi escrito em terza rima, eu fiz o mesmo com meu conto, rimando os períodos no mesmo sistema entrelaçado e dinâmico criado por Dante. Será que alguém já havia feito isso com prosa? Não sei. Foi um grande desafio, mas gostei.

Para lançar o livro, criei o projeto Belchior Sete Zero, e chamei meus amigos Marta Pinheiro e Rogers Tabosa para tocar comigo a produção dos eventos. O projeto une literatura, música e teatro para celebrar a arte de Belchior, e acontecerá a partir de out2016 em Fortaleza e outras cidades. A agenda de eventos está na página oficial do projeto, no Facebook.

parabelchiorcomamorcapa3d-01SAIBA MAIS

Livro Para Belchior com Amor

Projeto Belchior Sete Zero

 

.

.

.

Ricardo Kelmer 2016 – blogdokelmer.com

.

.

LEIA NESTE BLOG

Livros kelméricos – Romance, contos, crônicas, ensaio, poesia

 

.

.

elalivro10Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer (saiba mais)

.

.

 COMENTÁRIOS
.

01-

4 Responses to Lançamento: Para Belchior com Amor

  1. Camila Peixoto disse:

    O livro é incrível! Cada música, um texto interessante, envolvente. E como não falar do lançamento? Foi incrível! Melhores musicas, excelentes interpretes e um local gracioso! Parabéns!

    Curtir

  2. João Bôsco disse:

    Acabei de receber o meu! vou ler essa valiosa obra, e obrigado pela dedicatória Ricardo Kelme e parabéns a todos que estiveram envolvidos neste projeto!

    Curtir

Deixe um comentário