Cine Kelmer apresenta

.

Uma lista com alguns dos meus filmes prediletos. Incluí também filmes relacionados ao meu trabalho.

.

SITES SOBRE FILMES

> Cinema com rapadura
> Adoro cinema
> Filmes de cinema

.

FILMES
.

2001 – UMA ODISSEIA NO ESPAÇO
Ficção científica – EUA, 1968 – Dir.: Stanley Kubrick. Missão espacial controlada por supercomputador viaja ao planeta Júpiter para estudar estranho monolito negro. Uma obra-prima.
> Saiba maisCena (macaco)

A HISTÓRIA DE O
Drama erótico – França/Alemanha, 1975. Dir: Just Jaeckin. Roteiro: Sébastien Japrisot. Jovem fotógrafa é levada por seu amante a um castelo onde torna-se, por vontade própria, escrava sexual de seu amante e outros homens. Baseado no romance (Histoire d’O, 1954) da francesa Anne Desclos, que o publicou sob o pseudônimo Pauline Réage. Gostei bem mais do livro, mas Corinne Clery, aiai, vale o filme. Anne Desclos publicou também a continuação Retorno a Roissy, que ganhou versão cinematográfica com o título Frutos da Paixão – se você curte BDSM, indico ambos os filmes.
> Saiba maisFilme completo, legendado

ALUCINAÇÕES DO PASSADO
Drama/terror – EUA, 1990 – Dir.: Adrian Lyne. Ex-soldado sofre com estranhas alucinações e com a culpa pela morte do filho. Um dos filmes que mais admiro.
> Saiba maisCrônica: Pesadelos reais

BETTIE PAGE
Biográfico – EUA 2005 – Dir.: Mary Harron. A vida de Bettie Page, ícone da moda e da arte erótica. A caracterização feita pela atriz Gretchen Mol vale o filme.
> Saiba maisCrônica: Bettie Page, nós te amamos

BladeRunner01BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDRÓIDES
Aventura/ficção científica – EUA, 1982 – Dir.: Ridley Scott. Na Los Angeles de 2019 policial tenta capturar andróides fugitivos. Sou apaixonado por este filme. Ele tem tantas implicações filosóficas…
> Saiba maisArtigo: Deuses, humanos e andróides na berlinda
.

CABARÉ SOÇAITE – VÍDEOS DA FESTA
Vídeos – Brasil, 2011 – Direção e edição: Ricardo Kelmer. Vídeos da festa Cabaré Soçaite, produzida desde 2002 pelo escritor Ricardo Kelmer.
> Saiba mais

CALÍGULA
Biográfico/erótico – EUA/Itália, 1979 – Dir.: Tinto Brass, Giancarlo Lui e Bob Guccione. O maior pornô-épico da história do Cinema mostra a vida desvairada do imperador romano. Adoro as cenas sexuais deste filme.
> Saiba mais

CARLOS CASTANEDA
> Carlos Castaneda (vídeo) – Especial da BBC sobre o polêmico antropólogo que estudou o xamanismo no México, escreveu vários livros e tornou-se um fenômeno do movimento Nova Era. Legendado.
> Saiba mais

CHICAGO
Musical – EUA/Alemanha, 2002 – Dir.: Rob Marshall. Duas cantoras se conhecem numa prisão de Chicago e buscam a fama nos palcos da Broadway. Maravilhoso. Uso imagens dele no Cabaré Soçaite.
> Saiba mais

DESCONSTRUINDO HARRY
Drama/humor – EUA, 1997 – Dir.: Woody Allen. Escritor de vida confusa passa a se relacionar com seus próprios personagens. Um dos meus preferidos de Woody Allen.
> Saiba maisCrônica: Desconstruindo Harry

DON JUAN DE MARCO
Romance – EUA, 1995 – Dir: Jeremy Leven. Psiquiatra tenta curar jovem que acredita ser o lendário amante Don Juan. Adoro este filme. Uso-o na palestra Razão e Sentimento em Conflito.
> Saiba maisCrônica: Razão e sentimento em conflito

FESTIVAL EXPRESS
Documentário – Reino Unido/Canadá, 1983 – Dir: Bob Smeaton e Frank Cvitanovich. Em 1970 um trem cruza o Canadá levando bandas e artistas como Janis Joplin, Buddy Guy e Greatful Dead para shows em várias cidades.
> TreilerCrônica: Paz e amor express

LUA DE FEL
Drama – França/Reino Unido, 1992 – Dir.: Roman Polanski. Numa viagem de navio, casal de ingleses envolve-se com outro casal e sua história de amor, ódio e crueldade. Filme maravilhoso. Cruelmente, humanamente verdadeiro.
> Saiba mais

figmanoamanoelenco1MANO A MANO – Episódios 1 e 2
Humor – Brasil, 2005 – Dir.: Vicente Barcellos e João Camargo. O divertido cotidiano de dois irmãos que passam a morar juntos na favela. Fui um dos roteiristas deste sitcom, exibido em 2005 pela RedeTV.
> Saiba mais

MATRIX
Aventura/ficção científica – EUA 1999 – Dir.: Larry Wachowski e Andy Wachowski. Após descobrir que vivia numa realidade virtual criada por máquinas, jovem luta contra elas. Um dos filmes que mais me tocaram em toda minha vida. Uso o primeiro filme da trilogia na palestra O Despertar do Herói.
> Saiba maisCrônica: O Segredo dos PredestinadosPalestra: O despertar do heróiLivro: Matrix e o Despertar do Herói

MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO
Romance/musical – Austrália/EUA, 2001 – Dir.: Baz Luhrmann. Jovem escritor se apaixona pela estrela do cabaré parisiense Moulin Rouge. A exuberância visual deste filme é emocionante.
> Saiba mais

NOVE RAINHAS
Drama/suspense – Argentina, 2000 – Dir.: Fabián Bielinsky. Dois trapaceiros se conhecem e tentam aplicar um golpe num milionário. Um dos mais incríveis roteiros que conheço.
> Saiba maisCrônica: Olha a pegadinha

O BURACO BRANCO NO TEMPO
Documentário – EUA, 1993 – 27 min – Dir.: Chris Hall. Baseado no livro homônimo, do físico Peter Russel, este filme defende que a atual crise da humanidade é, na verdade, uma crise de percepção, e que podemos, neste momento, estar à beira de um decisivo salto de compreensão a respeito do tempo e de nós mesmos.
> Veja o filme > Crônica: O redemoinho do fim do mundo

FILMEMissingLink-01O ELO PERDIDO
Aventura – EUA, 1988 – Dir.: Carol Hughes e David Hughes. Um milhão de anos atrás, na África, homem-macaco tem sua família dizimada por hominídeos e ele vaga sozinho pelo planeta, conhecendo e encantando-se com a Natureza. Ao comer de uma planta, tem estranha experiência que lhe traz importantes revelações.

> Saiba maisCrônica: A vida na encruzilhada

O EXORCISTA
Drama/terror – EUA, 1978 – Dir.: William Friedkin. Padre em crise de fé auxilia famoso exorcista a expulsar um demônio do corpo de uma garota. Magnífico!
> Saiba maisCrônica: Vade retro Satanás

O PODER DO MITO
Entrevista – EUA, 2005. Famosa entrevista feita por Bill Moyers com o mitologista Joseph Campbell em 1987. Extra com especial sobre o filme Guerra nas Estrelas. Um ótimo filme para iniciantes no estudo da mitologia comparada.
> Saiba mais

REDENTOR
Drama – Brasil, 2004 – Dir.: Cláudio Torres. Jornalista recebe de Deus a missão de convencer seu amigo de infância, um corrupto construtor, a doar sua fortuna aos pobres. Um dos melhores momentos do cinema brasileiro.
> Saiba mais

SEX AND THE CITY – 1ª temporada
Humor – EUA, 1998 – Criado por Darren Star e Karey Kirkpatrick. As divertidas histórias sobre o cotidiano de quatro amigas novaiorquinas. Uma aula de roteiro.
> Saiba mais

THE WALL
Musical, drama – EUA-Reino Unido 1982 – Dir.: Alan Parker. Baseado no álbum The Wall, de 1979, da banda Pink Floyd, o filme é a história de Pink, um roqueiro frustrado e solitário, que se isola do mundo enquanto sofre com as dolorosas lembranças de sua vida.
> Saiba mais

UMA CILADA PARA ROGER RABBIT
Humor – EUA, 1988 – Dir.: Robert Zemeckis. Detetive investiga um crime e se envolve em triângulo amoroso com um coelho e sua mulher, a sensual Jessica Rabbit. Misturando atores reais e animação, história em clima noir e a fabulosa Jessica, este filme é perfeito.
> Saiba mais

V DE VINGANÇA
Aventura, drama – Alemanha/EUA, 2006 – Dir.: James McTeigue. Produzido pelos irmãos Wachowski (diretores de Matrix), este filme é um hino à liberdade e nos faz lembrar que o povo não deve temer o governo – o governo é que deve temer o povo.
> Saiba mais

VINICIUS
Biográfico – Espanha/Brasil, 2008 – Dir.: Miguel Faria Jr. A vida e a arte de Vinicius de Moraes através de imagens de arquivo, entrevistas e interpretação de suas músicas e poemas. A vida de Vinicius daria muitos filmes.
> Saiba maisSobre o Vinicius Show de Moraes

WEEDS – 1ª temporada
Drama/comédia – EUA, 2005 – Criado por Jenji Kohan. Dona de casa de Los Angeles fica viúva e passa a vender maconha para sustentar os filhos. Roteiros e atuações impecáveis.
> Saiba mais

ZEITGEIST
Documentário – EUA, 2007 – Dir.: Peter Joseph. As mentiras por trás do Cristianismo, das políticas econômicas e das guerras. A primeira parte mostra como o Cristianismo foi influenciado pela astrologia e por mitos de várias culturas, sugerindo ao fim que Jesus Cristo é provavelmente uma invenção.
> Saiba mais e veja o filme

.

.

.

Ricardo Kelmer – blogdokelmer.com

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS
.

4 Responses to Cine Kelmer apresenta

  1. LL disse:

    Ué! Nenhum com a Sylvia Saint???

    Curtir

  2. X disse:

    A lista me surpreendeu.Vários filmes q não vi. Obrigada pelas dicas!

    Curtir

Deixe um comentário