Sete de Setembro Negro

Ricardo Kelmer 2011

.

A sociedade brasileira está cansada de seus políticos e governantes desonestos. Não aguentamos mais trabalhar e ver os altos impostos que pagamos serem desperdiçados nos desvios da corrupção. Não aguentamos mais ser enganados e roubados por aqueles a quem confiamos nosso voto e nossas esperanças. Não aguentamos mais ver tantos criminosos impunes, seguindo em seus cargos e mandatos e com seus super-salários e regalias. Basta de corrupção e impunidade.

No dia Sete de Setembro esqueçamos nossas diferenças e nos juntemos no que temos em comum: a nossa indignação e o desejo de construir um Brasil mais justo e ético. Então nesse dia vista preto, ponha uma fita preta no braço, no carro ou na janela, troque sua foto na rede social por um quadro preto. O preto é a cor do luto mas é com ele que espalharemos nosso protesto e mostraremos que a sociedade brasileira está viva. Só isso não mudará o país mas são gestos como esse que despertam o sentimento geral de cidadania e lembram aos políticos e governantes que eles são representantes do povo e para o povo é que devem trabalhar.

Dia desses vi no Facebook que algumas pessoas tencionavam usar o próximo Sete de Setembro para protestar contra a desonestidade dos políticos brasileiros. Uma das ideias era que as pessoas vestissem preto nesse dia. Achei uma excelente ideia e aderi à campanha. E o Dia da Independência tem o simbolismo ideal para esse tipo de protesto.

O Brasil melhorou, é verdade. Os indicadores sociais e econômicos mostram isso. No entanto, ainda somos o país da corrupção e da impunidade e isso freia nossos avanços. São tantos e tantos casos que nós nos sentimos anestesiados e impotentes e assim vamos nos acostumando com a desonestidade e com o descaso das autoridades para com a opinião pública. Isso, evidentemente, não pode continuar assim. O estado geral de letargia da população não é nada saudável para a democracia. Por isso vi com bons olhos a ideia de protestar através de uma cor, o preto, usando-o na internet e também fora dela, para todo mundo ver.

Analisando a proposta inicial da campanha no Facebook, percebi que quanto mais temas específicos a campanha envolvesse em seus protestos, mais correria o risco de dividir ideologicamente as pessoas e, assim, ela fatalmente se dispersaria e perderia a força. Concluí que a campanha funcionaria melhor se o foco fosse em algo capaz de unir a todos, independente das diferenças ideológicas e partidárias. Lutar contra a corrupção e a impunidade – quem poderia ser contra isso?

Pensei também que seria interessante que a campanha tivesse um nome provocativo, que chamasse a atenção. Foi então que me veio o nome SETE DE SETEMBRO NEGRO. Ele é óbvio mas é simples e diz tudo. Pode parecer, para alguns, um nome forte demais mas a ideia é justamente provocar as pessoas e despertar a indignação. A campanha não é pró-violência. O Sete de Setembro Negro é uma atitude democrática e pacífica de protesto.

Por último, bolei um logotipo (com a bandeira ao contrário) e criei o texto acima em negrito para servir de resumo da campanha.

É importante repetir que esta é uma CAMPANHA APARTIDÁRIA: ela não visa atacar o governo ou este ou aquele partido mas a praga da corrupção e da impunidade, seja em nível federal, estadual ou municipal. Se você também acha uma boa ideia, ajude a espalhá-la.

..

SUBSTITUA A FOTO DO SEU PERFIL
nas redes sociais por este quadro

.

Página do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/e​vent.php?eid=1474733920012​60

No Twitter:
#SeteDeSetembroNegro

> Fotos do Sete de Setembro Negro (07.09.11)

.

Ricardo Kelmer 2011 – blogdokelmer.com

.

.

ASSINE VOCÊ TAMBÉM

> Petição contra o aumento do salário de deputados e senadores – peticaopublica.com.br. Mais de 300 mil assinaturas.

.

LEIA NESTE BLOG

> Tornozeleira neles – Nossos parlamentares são como crianças que devem sempre ser vigiados de pertinho – um minuto de desatenção e pronto, já estão fazendo o que não devem

> Amiga eleitora, amigo eleitor – Estou aqui, ocupando um pouco de sua valiosa atenção, pra lhe dizer que sou um candidato diferente. Eu mereço o seu voto. Por quê? Porque sou franco

> Os tumores malignos do Congresso – Enquanto o salário mínimo sua e sofre pra acompanhar a inflação, os parlamentares presenteiam-se com estupendos salários, zombando dos idiotas que os elegeram

> Sete de Setembro Negro – Vista preto no Dia da Independência em protesto contra a corrupção e a impunidade.

> Assine a petição contra a obrigatoriedade do voto – votoobrigatorionao.com.br

> Congresso em Foco – Site informativo sobre as atividades dos parlamentares. Contraindicado para narinas sensíveis.

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

Acesso aos Arquivos Secretos
Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer(arroba)gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer. (saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS
.

01- Brasília, 05/09/2011 – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) , a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e um grupo de senadores decidiram hoje (05), durante reunião, hipotecar apoio à Marcha contra a Corrupção que será realizada nesta quarta-feira, Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios e está sendo convocada pelas redes sociais da Internet. A convocação do protesto contra a corrupção pelas redes sociais está sendo feita também em diversas capitais de Estados, para este 7 de Setembro, fato que contou igualmente com o endosso das entidades reunidas na sede do Conselho Federal da OAB, sob coordenação do presidente da entidade, Ophir Cavalcante. Site da OABhttp://www.oab.org.br/noticia.asp?id=22602

8 Responses to Sete de Setembro Negro

  1. Prof Geraldo J Loss disse:

    Bom dia, Kelmer. Ótimo Setembro Negro. Vamos vestir esta idéia. Fora CORRUPTOS! Prof Geraldo – Santa Teresa-ES

    Curtir

  2. Li no FB e no twitter sobre a intenção de vários para se ir às ruas em sete de setembro. Sua idéia complementa a vontade. Vou replicar a logo e seu texto amanhã na Tribo dos Manaós (http://tribodosmanaoss.blogspot.com) e começar a fazer a campanha aqui por Manaus. No blog tem minhas outras direções (TT, FB, e-mail, etc) caso precise entrar em contato. Se não pressionarmos vai continuar a elnga-lenga do “Não Sei, Não Fui Eu, Não Vi, Fui Traído”.

    Curtir

  3. CONCORDO PLENAMENTE COM AS ATITUDES A TOMAR

    Curtir

  4. Ontem no twitter rendeu uma ótima divulgação. Estamos nos organizando aqui em Manaus. Oxalá consigamos fazer o cabível barulho. Sob seu texto, coloquei algumas idéias de como as pessoas que têm receio de ir às ruas podem fazer. Se tiver mais algumas, manda por e-mail que incorporo. Vou manter a agitação até lá (devagar prá não cansar os afetos nem alertar os desafetos).
    O link permanente da página será http://tribodosmanaoss.blogspot.com/2011/08/sete-de-setembro-negro.html.

    Curtir

  5. luciana magalhãews disse:

    Gostaria de saber de onde sairá o protesto do dia 7 de setembro 2011. obrigada
    Luciana

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > A campanha é cada um que faz, ao seu modo. Basta vestir preto no dia. Mas algumas pessoas estão combinando se juntar, todas de preto, e sair nas ruas de sua cidade. Você também pode trocar sua foto na rede social por um quadro preto. Vale qualquer coisa. 🙂

      Curtir

Deixe um comentário