Bem-vindo ao clube dos excomungados

12mar2009

Para a Igreja o pecado de estuprar ou assassinar alguém é menor que o de praticar um aborto

futebolexpulsao01O país inteiro ficou chocado com o caso da menina pernambucana de 9 anos que engravidou de gêmeos após ser violentada por seu padrasto. E com a confissão do padrasto, veio o segundo choque: ele abusava da menina havia 3 anos.

O padrasto foi preso e a menina teve que ser submetida a um aborto, pois seu corpo infantil dificilmente suportaria uma gravidez, ainda mais de gêmeos. O procedimento foi realizado com sucesso num hospital de Recife e a menina agora está bem. Está bem é modo de dizer, claro, pois violência sexual, principalmente na infância, costuma deixar graves sequelas psicológicas.

Porém, um terceiro choque aguardava na sala de espera: dias depois o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, anunciou que a mãe da menina e toda a equipe médica que participou do procedimento estavam excomungados da Igreja Católica. O assunto, que já era complexo, tomou jeitão de polêmica nacional e o tema aborto voltou forte à ordem do dia, mostrando que felizmente para a sociedade brasileira as políticas de saúde pública não dependem das leis católicas.

Toda igreja tem suas leis, e se você entra para uma delas, precisa segui-las sob pena de ser expulso. Foi o que ocorreu em Recife. Praticar ou ser cúmplice num caso de aborto é um dos pecados que causam automaticamente a expulsão da Igreja Católica. Assim sendo, a mãe e a equipe médica foram automaticamente excomungados no momento em que participaram da interrupção da gravidez da menina, e o arcebispo apenas expressou a posição oficial da Igreja.

A atitude do arcebispo possibilitou a muita gente, católicos inclusive, saber que para a Igreja o pecado de estuprar ou assassinar alguém é menor que o de praticar um aborto. Isso quer dizer que o padrasto da menina poderia estuprá-la durante a vida inteira, e até matá-la, que não seria excomungado, e poderia continuar indo à missa todo lindão e casar e receber os sacramentos normalmente como o mais santo dos católicos. O mesmo vale para os padres pedófilos que abusam de crianças e lhes traumatizam a vida ‒ esse é um pecadinho bobo sem importância, que sai, ou é ejaculado, na urina.

Como você reagiria se o caso envolvesse sua filha? Não faria nada e deixaria que a lógica de Deus decidisse? Ou autorizaria o aborto e depois procuraria outra igreja que o aceitasse? E agora, como os católicos brasileiros encaram a posição de sua religião em relação ao aborto? Seria interessante que, após esses acontecimentos, houvesse uma pesquisa de opinião sobre aborto e religião.

Quanto a mim, esse caso me fez ficar sabendo, com 25 anos de atraso, que eu também estou excomungado. Sim, pois um dia uma garota com quem eu tinha um caso engravidou e decidimos pelo aborto. Como eu já não mais me considerava católico, ter sabido àquela época que eu estava expulso da Igreja não faria qualquer diferença.

Mas hoje faz diferença. Eu me sinto bem por ter sido expulso de uma instituição cujos membros estariam realmente dispostos a sacrificar aquela menina pernambucana ‒ pelo simples fato de que essa é a lógica do deus deles.
.

Ricardo Kelmer 2010 – blogdokelmer.com

.

.

teste
SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ EXCOMUNGADO E NÃO SABE?

religiaosexo01Pesquisei e encontrei outros pecados passíveis de excomunhão. Veja se você, que é católico ou foi batizado na Igreja Católica, já cometeu algum deles:

Cisma – É a dissidência religiosa, como fizeram os protestantes. Em outras palavras: se você recusar obediência ao Papa, tá excomungado.

Heresia – Significa desrespeitar os dogmas da Igreja. Em 1977 o genial Odair José os usou artisticamente em seu disco “O filho de José e Maria” e, crau!, levou uma excomungada na cabeça.

Profanação das espécies sagradas – Dizem que fumar e não tragar não vale, né? Com a hóstia é parecido: quem recebe e não engole, também a está profanando. Roubar aquele vaso das hóstias tá liberado, mas roubar hóstia não pode, mesmo que seja oito da noite e você ainda não comeu nada.

Violência física contra o Papa – Contra qualquer outra pessoa pode, até crianças de 9 anos. Contra o Papa não, viu, minha filha, por mais que ele diga que a máquina de lavar foi a invenção mais importante pra mulher no século 20.

Violação direta do segredo da confissão – Como você não é padre, esse pecado não se aplica a você. Mas você tem certeza que deseja que o padre saiba que você e aquele seu colega do trabalho andam pecando contra o sexto mandamento?

Sexo selvagem no convento – Esse não existe, mas não resisti, me desculpe, é uma velha fantasia minha. Não dá excomunhão, mas mesmo se desse, eu já tô excomungado mesmo…

.

.

tá fora
ALGUNS EXCOMUNGADOS

odairjose010aFidel Castro – Ditador cubano, sec 20. Por proibir a fé católica em Cuba.
Geraldo Ferreira Filho – Brasileiro, sec 20. Após ter sido desenganado de câncer em 1972, descrente da existência de um ser supremo ou mesmo de uma inteligência superior, encaminhou ofício ao Vaticano, pedindo sua excomunhão, no que foi atendido.
Jesus Norberto Gomes – Farmacêutico brasileiro, criador do guaraná Jesus, sec 20. Por dar uma surra num padre. (Ué, mas em padre não pode?)
Juan Domingo Perón – Presidente da Argentina, sec 20. Excomungado por assinar decreto de expulsão de dois bispos católicos.
Martinho Lutero – Teólogo alemão, sec 16. Excomungado por heresia.
Miguel de Cervantes – Escritor espanhol, criador de Don Quixote, sec 16. Sua excomunhão foi posteriormente revertida.
Miguel Hidalgo – Mexicano, sec 19. Por liderar a guerra de independência contra a Espanha.
Odair José – Cantor e compositor brasileiro, sec 20. Excomungado por heresia.
Sinéad O’Connor – Cantora irlandesa, sec 20. Excomungada por ter sido ordenada sacerdotisa de seita católica considerada cismática pelo Vaticano.
Todos os cristãos da América do Sul que tomaram armas contra as monarquias da Espanha e de Portugal durante o papado de Leão 12, sec 19.
.

> Excomunhão na Wikipedia
> Mais sobre excomunhão
> Site Ateus do Brasil

.

LEIA NESTE BLOG

TurmaSantoInacio1975Memórias de um excomungado – Eu jamais havia cogitado a ideia de que era possível não ter religião ou não acreditar em Deus

Meu futuro de popistar cristão – Meus shows seriam superanimados, sempre acompanhados de meu time de ruivinhas cristãs de minissaia, as Noviças Viçosas

O mundo é uma mentira – Este filme mostra o quanto a história é manipulada pelas elites religiosas e econômicas, que “criam” os fatos e nos fazem acreditarmos neles, lutarmos por eles, matarmos por eles

Religião no poder é fogo – A primeira vítima da promiscuidade entre poder e religião é justamente o maior dos sustentáculos da democracia: a liberdade

Entrevista com o ateu – Um pregador evangélico entrevista um escritor ateu

.

.

Seja Leitor Vip e ganhe:

– Acesso aos Arquivos Secretos
– Descontos, promoções e sorteios exclusivos
Basta enviar e-mail pra rkelmer@gmail.com com seu nome e cidade e dizendo como conheceu o Blog do Kelmer
(saiba mais)

.

.

Comentarios01COMENTÁRIOS
.

01- infelizmente certos dogmas são arrastados por séculos ainda permitindo que o ser humano continue, com a mente visivelmente travada, e por isso nós os “excomungados” temos que conviver infelizmente ainda por não se sabe quanto tempo, com esses e outros absurdos cometidos por pessoas doentes que são aceitas conforme a comodidade e a “ordem” imposta por uma parte da nossa própria sociedade. Parabéns pelo texto Ricardo. Hérika Vale, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

02- Essas inconsistências é que levam a população a descrença em relação a Igreja Católica. Muito bem levantada essa questão: o estuprador não foi ex-comungado, mas quem tentou salvar a vida da menina, e DEIXAR QUE ELA TENHA UMA INFANCIA MINIMAMENTE NORMAL, foi “punido” pela Igreja. Mais uma palhaçada católica! Os evangélicos, Bispo Macêdo inclusive, deve estar rindo a toa.

03-Sou católico e defendo a vida sobre tudo. Não temos o direito de tirá-la de ninguém, muito menos de indefesos.. Não podemos mensurar o valor da vida, porque diante de Deus, todas elas tem o mesmo valor.. O Sr. Ricardo Kelmer infelizmente, não sabe que a sua vida tem o mesmo valor da criança que ele abortou quando tinha seus 20 anos, como também dos gêmeos citado nesta matéria. Só tem uma diferença, os pais do Sr. Ricardo Kelmer sabia disso. Jackson, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

04 utilizar essa polêmica para fazer campanha pró-aborto é ridículo. É preciso ter cuidado, o aborto não é somente uma questão de saúde pública, é também, uma questão de respeito à vida. Acredito não ser prudente deixar a decisão do aborto, qualquer que seja as circunstâncias, nas mãos dos pais. Lima, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

05- A lógica do Deus que a Biblia apresenta é proteção para aqueles que se sujeitam as suas orientações, a lógica da igreja pelo visto é proteção para sua classe clerical pedófila. Lili, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

06- o povo esta conseguindo ver que a igreja catolica nao passa d euma tremenda farça religiosa. Jorge Henrique da Silva, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

07- aqui, na França, os arcebispos agem de maneira diferente e o bispo de Nanterre escreveu uma Carta aberta au bispo de Olinda e Recife condenando a excomunhão. Deus é compaixão e misericordia diz ele e não se deve acrescentar uma dor onde ja existe tanta dor. As pessoas aqui estão horrorizadas com as palavras do arcebispo de Recife. Aqui ,o aborto é legalizado e não existe excomunhão. Mas a França é um pais de 1° mundo. Dois pesos e duas medidas da parte de igreja catolica! Lena O Alard, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

08- Parabéns, Ricardo! Seu artigo expressa a mais pura verdade. E põe em pauta uma discussão extramamente importante: Qual é o valor da vida? E quando me refiro à vida, não estou falando da vida biológica, que pode ser interrompida com um aborto, mas falo da vida que esta menina enfrentará pelo resto de seus dias. Miguel Arcanjo Zimmermann, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

09Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente texto! Está passando da hora de a igreja católica acabar com séculos de hipocrisias! E os padres pedófilos, foram excomungados? E com relação ao fato de toda a igreja católica ter se calado diante do holocausto, o que dizer disso? E o bispo que ainda hoje nega a existência do holocausto, foi excomungado? Vamos esperar por todos eles com uma grande faixa onde diz: “Bem-vindos ao Clube dos Excomungados!” Sândalo Costa Bezerra, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

10- Tão absurdo quanto o aborto, um crime silencioso e covarde, é o tom dessa notícia. O “colunista” é tb um criminoso, e o que é pior, se orgulha disso. Como tantos outros, aderiu ao secularismo. A igreja católica não é uma religião; é a Religião. Fundar uma igreja é fácil, difícil é morrer e ressuscitar no terceiro dia. Francisco, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

11- Sou totalmente contra o aborto, pois a coisa que mais desejo na vida é ser mãe, mas nesse caso sou totalmente a favor, em caso de estupro eu não seria contra, como fica uma mãe ao olhar todo dia para uma criança e lembrar de como ela foi gerada?! Principalmente uma criança de 9 anos. Como esse senhor pode exomungar alguem nesse caso. A igreja catolica só vem me decepcionando cada vez mais, acho que hj em dia não tenho mais religião, apenas fé. É facil para as pessoas falarem quando não estão vivendo a situação. Vamos deixar de hipocresia, pq se estivesse no lugar dessa criança e da mae dela, irião querer o aborto. Luisa, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

12- Realmente o escritor mostrou uma tremenda ignorância ao direito canônico. O mandamento é não matarás, ou seja, é terminantemente proibido pela Igreja Católica matar, seja por aborto ou qualquer outra forma. A criança poderia correr risco de vida, mas só DEUS teria a certeza da morte ou não da criança no caso da manutenção da gravidez. Preferiram tirar a vida dos gêmeos a não tentar manter a vida dos três. Só quem é realmente católico para entender a situação. Não cabe a nós, obviamente, julgar os médicos e a mãe da criança. A excomunhão é automática, consoante as regras da Igreja. Mas isso não quer dizer que as pessoas são expulsas, pois todo pecado tem seu perdão, se assim as vítimas desejarem. Particularmente, se fosse na minha familia, manteria a mesma opinião, pois sigo fielmente a minha religião e a minha consciência, respeitando é claro, a opinião de todos, pois vivemos numa democracia e ninguém é dono da verdade, só DEUS!! Deputado, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

13- Realmente é impossível esperar de quem, de uma maneira cínica, admite publicamente que cometeu aborto, um posicionamento diferente face ao triste fato ocorrido em Pernambuco. Com que autoridade o pretenso colunista pode emitir parecer sobre o assunto? Só existe uma explicação: buscar espaço para vender livros. Augusto Andrade, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

14- se a escomunhão nesse caso se dá pelo mandamento não mataras, creio que milhões de pessoas ja deveriam ter sido excomungados, sim todo pecado tem seu perdão, mas muitos desses assassinos não se arrependem nunca, eu como mulher repito, não iria querer o fruto de um crime, de um sofrimento, é facil falar quando não é com vc, ser hipocrita é enganar a si mesmo. Também não concordo com algumas das palavras do escritor, o seu caso realmente é lamentavel, no seu caso e da sua parceira foi realmente um crime, e se eu estivesse no lugar dessa sua parceira iria carregar remorso por essa monstruosidade a vida toda. Luisa, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

15- É por esta e outras que o jornal O Povo está perdendo seus assinantes. Também com um colunista deste! Leitor indignado, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

16- Para igreja catolica so´ mando uma resposta, va cuidar dos seus padres pedofilos, que esta igreja esetar cheia. eu nao preciso de religiao,acredito em Deus independente de religiao, e niguem e´salvo p/eou c/religiao. Eliane Maria Paz Chaves, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

17- é incrível, como uma pessoa(Inrresponsável), tem o prazer de dizer que teve participação em um aborto, e hoje fala que agradece por não ser mais católico, sobre a criança de 9 anos, o seu aborto é um caso a se pensar, pela causa que se fez, mais este criminoso que não sabe o que diz um dia vai pagar pelos seus atos, esse livro dele deve ser uma porcaria, porque o cara é fútil. Paulo André, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

18- Concordo com o Ricardo Kelmer sobre o artigo, mas não é a lógica de Deus a excomunhão, mas sim dos pseudos representantes de Cristo na terra. Por todo o mau que a igreja católica praticou, principalmente na idade média, ela mesmo já não deveria ter sido excomungada? E os padres pedófilos, o que dizer deles? São uns caras de pau, ignorando até o bem que a ciência proporciona ao mundo. Francisco Delmontier da Costa, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

19- Bem vindo ao clube vc, se depender de aborto para mim ser excomungada nunca serei, não sou contra a essa menina ter feito isso, mas no seu caso, ahh faça me o favor, vc ainda vem aqui e escreve isso com a maior naturalidade, como se tivesse matado uma galinha pra comer, poupe-me viu. Cris, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

20- Lamento ter lido esse tipo de reportagem/opinião. Um indivíduo se aproveita de um meio de comunicação para externar sua opinião sem se preocupar com o que fala. Aproveita o caso para fazer sensacionalismo, falar mal de uma Instituição séria e assumir que para ele é normal fazer um aborto (matar um ser inocente) caso a namoradinha engravide e eles não queiram assumir a responsabilidade pelos seus atos. É triste ver um jornal como O Povo dar espaço para esse tipo de manifestação irresponsável!!! Karla, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

21- Agora me vejo perdida. Sou ou, sei lá, era católica…nem sei mais!!! Tanta coisa absurda por baixo de uma batina. Concordo que o aborto deva ser a ultima saída, mas no caso desta CRIANÇA…era a ultima chance pra ela e um arcebispo vem e fala que ela deverá se sacrificar pra dar a vida a um ser que pra ela, com certeza, será sinônimo de algo que quer esquece, VIOLÊNCIA!!! Meu Deus, em que templo tu estais que eu possa entrar???Se o nosso corpo é templo do Espírito Santo, então quem invadiu e fez um estrago que jamais será consertado é que deveria ser excomungado, não???!!! Milla Lopes, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

22- A pergunta “Não faria nada e deixaria que a lógica de Deus decidisse?”, do meu ponto de vista deveria ser mais fundamentada e não apenas jogada para julgamento público. Como disse, quanto ao tal do Bispo nem me importo, aliás, nem sou católico, quanto ao aborto também achei prudente que fosse feito, porém seja mais prudente ao se referir ou questionar o que Deus faz ou deixa de fazer. Afinal um ¿escritor e roteirista¿ não passa de um ¿escritor e roteirista¿, agora, Deus dispensa os meus e os seus comentários. Adriano, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

23- como posso seguir o teu conselho contra a igreja catolica ser voce teve a coragem de matar o proprio filho com a arma do aborto , infeliz é a cidade que te acolher para te ouvi maldito todos aquele que te escuta. JUDAS SE ENFORCOU E TU ? é ricardo kelmer como posso seguir o teu conselho contra a igreja de cristo se voce teve a coragem de matar o proprio filho atraves do aborto ,voce devia esta na prissao e nao numa redançao de um jornal. Nazareno, Coluna Kelméricas, O Povo On Line mar2009

24- Rapaz, vcs ainda dão ouvidos pra essa igreja. Era pra ter entrado num ouvido e saído pelo outro. Totalmente desprezível e insignificante. Renato, Coluna Kelméricas, O Povo On Line – mar2009

25Eu sou e espírita e em teoria, contra o aborto. Fico muito triste que as crianças do Brasil estejam sendo tão desrespeitadas. Porque todo mundo fala desse aborto, da excomunhão e tudo mais, mas e a punição do padrasto? Sinceramente, se tivesse acontecido com uma filha minha, acho que eu não seria capaz de perdoar. Eu acho que esqueceria todos os princípios cristãos que supostamente tenho e cortaria o pênis desse desgraçado e depois o obrigaria a comê-lo e depois o amarraria numa árvore em praça pública pra ele ser estuprado e humilhado. Débora, Coluna Kelméricas, O Povo On Line – mar2009

26- sinto pena de você. um colunista deveria ter pelo menos sensibilidade antes de escrever tanta heresia e brincar com algo tão sério. você é um irresponsável, pois pessoas sem estudo vão ler essas suas idiotices e você, com tanta besteira, vai influenciar pessoas a terem ódio da igreja católica. você é um alienado, que só pensa nesse seu mundinho de artista. se depender do demônio, você venderá muito livro. quanta besteira foi escrita nesse seu artigo. quanto despropósito, além das brincadeirinhas sem graça. peço a Deus que o perdoe, pois o fim está próximo e, com certeza, você não gostará de se sentir expulso daqueles que irão se salvar, pois o fogo queima… Paulo, Coluna Kelméricas, O Povo On Line – mar2009

27- Religiosos, como o arcebispo de Olinda, são tão nocivos à sociedade quanto o padrasto estuprador, pois o padre, com suas idéias, defendeu que o estupro não é um crime tão grave assim. Talvez seja o corporativismo da organização, a que ele pertence, falando mais alto. É lógico que muitos valores cristãos devam ser preservados, mas acredito que a fé religiosa, hoje, se constitui em um grande entrave para o desenvolvimento sustentável da humanidade. O que dizer das fortes críticas do Vaticano a liberação de recursos oficiais americanos para as pesquisas com “células-tronco”, do posicionamento contrário ao planejamento familiar etc. Hélder Hamilton, Coluna Kelméricas, O Povo On Line – mar2009

28- Sou Bispo de nascimento ( sobrenome do meu Pai ). Esse bispo nao poderia estar em Olinda, D. Helder deve estar muito desapontado do lado de la. Quero ser excomungado!!!!!!!! José Valdo Bispo, Coluna Kelméricas, O Povo On Line – mar2009

29- quem diz que o estuprador está livre das penas eternas definidas pelo magistério da Igreja é o Sr. Kelmer, numa ironia própria dos maldosos, segundo nos ensina com propriedade de sábio o grande psicanalista Mira y Lopez. Enfim, o Sr. Kelmer, bem como muitos da sua estampa, deveriam recolher-se àquela condição do sapateiro da fábula de Esopo: sapateiro, não vá além dos seus sapatos. Barros Alves, Coluna Kelméricas, O Povo On Line – mar2009

30- Sou contra o aborto, mas a favor da legalização do aborto. Sou também a favor da liberdade de culto e do Estado totalmente Laico. A Igreja não poderia interferir nas leis – mas tem o direito de ter seus próprios postulados. O Direiro Canônico da Igreja Católica é elaboradíssimo. Para falar com propriedade, é preciso conhecê-lo, pelo menos superficialmente. Caso contrário, corre-se o risco de ser totalmente superficial, como o sr. Kelmer. John Lock, Coluna Kelméricas, O Povo On Line – mar2009

31- O estuprador era o patrão, o senhor de engenho que deflorava as mucamas. A Igreja até esta época ficava ao lado do patrão ou era patrão mesmo, senhora do mundo. Assim a vemos ao lado do poder, quando não era o próprio poder. Posteriormente perdeu força ficando subordinada ao poder civil instituído. Num avanço político conseguiu ficar independente separada do poder do estado. Mesmo separada do estado, optava para ficar ao seu lado disputando as regalias do poder, para isso tinha que ficar senhora do povo. O dilema surgido foi de que lado a Igreja deveria ficar, do poder ou do povo. Sob o comando do Papa João XXIII a igreja iniciou a guinada na direção do povo (continua) – Airton Barbosa Gondim, Coluna Kelméricas, O Povo On Line – mar2009

32Descobri, através de você, que também sou excomungado. Dei uma clicada no link da lista e o maior pecado que ví foram as asneiras escritas (e tão mal escritas, que pecado!), principalmente, pelos teus algozes. Meu Deus, quanta gente ignorante! Manda perguntar para um budista qual é a verdadeira religião. Ou a um muçulmano…  Fui criado numa família profundamente católica, fui orientado a estudar para ser padre… e quanta decepção; é tudo uma grande farsa. Ah, quando estava no seminário, uma vez comi uma lata de hóstias e só não fui expulso porque ainda não estavam “consagradas”, mas meu pai teve que pagar o prejuizo. Enquanto isso, está mais do que comprovado que a maioria dos padres decidiu sê-lo, utilizando o celibato com o propósito de “servir” a Deus escondendo a sua sexualidade; mas, de vez em quando, tinham que dar vazão aos desejos carnais. João de Deus (eu?), Coluna Kelméricas, O Povo On Line – mar2009

33- Concordo com o Sr, Ricardo Kelmer, no que diz respeito ao descaso para as crianças que sao abusadas todos os dias neste pais, mas descordo que isto seja por causa de Deus, ou melhor do Deus catolico. O problema nao é Deus e sim a hipocrisia das autoridades catolicas em querer manter dogmas que deixam impunes esses monstros pedofilos, sejam estes padres ou parentes da criança. LidiaColuna Kelméricas, O Povo On Line – jul2009


30 Responses to Bem-vindo ao clube dos excomungados

  1. joão moura disse:

    Como você provou, eu também sou excomungado. Melhor assim, porque enquanto mais longe da igreja, mais perto de Deus estarei.

    Curtir

  2. Aislan disse:

    A igreja hoje é uma grande farsa, uma grande mentira…
    Cambada de pedófilos sacanas.

    A finada igreja criada pelos homens para manipular os homens, ainda hoje, infelizmente consegue alienar pessoas, com a simples promessa de uma salvação futura.

    Como é que pode uma negócio desses. A criança é estuprada e ainda tem que pagar com a própria vida para dar vida a um ser feito brutalmente de uma violência sexual.

    Fala sério!

    Meu Deus do céu acorda meu povo!!

    Parabéns pelo texto Kelmer. Show!

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > Toda igreja é uma farsa no sentido de que a relação com o Mistério e o Sagrado, sendo algo algo profundamente íntimo e pessoal, é adulterada quando entram em cena os intermediários da fé. A melhor igreja, Aislan, é aquela em que cabe apenas uma pessoa.

      Curtir

  3. Izabela disse:

    Eu estava ansiosa por esta crônica para levá-la para discutir com meus alunos. Desde q vi a notícia no telejornal fiquei imaginando o q RK diria e como ele seria exaltado e repudiado pelo texto.

    Sou católica (fui catequista oito anos, missionária por seis anos, celibatária por quatro anos…), amo a bíblia e o cânone, creio nos dogmas católicos. Sou contra o aborto: a meu ver há exceções (como o caso de Recife) e a Igreja mais cedo ou mais tarde vai reconhecer isso pq ela ainda está em construção – já foi bem pior antes. Acho a excomunhão imoral tanto qto a pedofilia clerical.

    Minha fé não me torna cega, tenho senso crítico e neurônios suficientes para entender/aceitar/respeitar q minha Igreja já errou/erra/errará pq é construída por pessoas imperfeitas q erram/acertam sucessivas vezes. Não abandonarei a Igreja Católica por isso, nem a excomungarei da minha vida por aquilo. Pelo contrário, este é um incentivo p “chegar junto” e ajudá-la a melhorar.

    DEUS, q é só AMOR e PERDÃO, é tão infinitamente maiooooooor do que tudo isso. Ele q não ama o pecado, mas AMAAAAAAAAA O PECADOR, nem esquenta com o humor negro do RK, nem com os abortos cometidos… DEUS apenas ama e perdoa, perdoa e ama, ama e perdoa, perdoa e ama… sem distinções. Pq DEUS é simples, quem complica tudo é a gente!

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > Amigos teístas… Será que conseguiríamos discutir ética e valores morais sem envolvermos fé religiosa e a crença em deuses? Se tirarmos da conversa a crença pessoal em deuses, os teístas conseguiriam discutir ética e valores morais? Amigos teístas, a crença é algo pessoal, não funciona impô-la numa discussão ao outro que não a compartilha. Seria como se eu cresse em Grashas e em tudo que eu falasse, citasse Grashas, e em toda discussão evocasse o nome de Grashas – mas vc não crê na existência de Grashas, e aí eu continuo insistindo e insistindo… Como ficaria a discussão?

      Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > Deus apenas ama e perdoa? Então ele mudou muito do Antigo Testamento pros dias de hoje, Izabelita. Nem tudo tá perdido – até os deuses podem melhorar.

      Curtir

  4. Olá meu caro Kelmer,

    Há uns 7 anos tomei a iniciativa: A apostasia. Mandei uma carta para a Diocese em que fui batizado, agradecendo por tudo mas que eu não concordava e não tava afim de estar vinculado àquela ordem e toda a religião católica. Fui batizado ainda bebê sem minha permissão por insistência da minha avó, católica devota. Por sorte na época da primeira comunhão meus pais me perguntaram se eu tava afim, e eu protamente disse que “nem a pau”. Intenção respeitada e nada mais de ritos católicos. Daí a carta, com aviso de recebimento (para ter certeza que receberam rs)Prefiro que nada seja nada “automático” e sair das “roubadas” sempre documentadamente. 🙂

    Outro dia me mandaram um link divulgando apostasia. Acho que vale à pena ser divulgado.
    Pega aí:

    http://www.apostasie.org/portuguese/index.php
    http://www.apostasie.org/portuguese/acte.php

    Grande abraço,
    Eulálio

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > Nelson apóstata… Muito interessante teus pais terem respeitado tua decisão. E ainda mais interessante vc, com 10 anos de idade, ter tomado essa decisão.

      Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > Valeu a dica do site, cumpade. Eu, particularmente, mesmo que não tivesse sido automaticamente excomungado aos 20 anos, jamais escreveria pra Igreja comunicando meu afastamento dela. Simplesmente porque não fui quem entrei na Igreja: me entraram. Fui batizado bebê e fiz primeira comunhão porque não sabia o que tava fazendo. Ou seja: o contrato nunca teve qualquer validade.
      Agora a pergunta que não cala: se Eulálio, tu lálias?

      Curtir

  5. Marina disse:

    Ainda bem que eu não dou a mínima pra essa Igreja Católica. Eu e o meu útero dependemos somente das minha regras, e das regras da natureza lógico, e é muito bom não ter nenhum bisbo pedófilo e filho da puta habitando nele e ditando leis. Por mim, podem me excomungar 500 vezes – por não fazer 1ª comunião, crisma, por transar antes do casamento, etc etc. – não faz diferença alguma na minha vida. Acho que Deus, se há algum, deve se sentr envergonhado do seu fã-clube aqui na terra. Acho que Ele desejaria ser excomungado também.

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > Lamento informar, Marininha, mas Deus jamais será excomungado! Simplesmente porque… ele jamais foi batizado na Igreja Católica. Ops, acabo de descobrir que Deus é pagão.

      Curtir

  6. Vanessa B disse:

    A Igreja Católica sabe que já não tem tanto poder quanto antes e por puro orgulho do glamour que desfruta por ter toda aquela coisa a ver com a cultura ocidental acha que ainda tem muita pompa. Usam essa questão do aborto como questão de poder, da presença do catolicismo, acima de qualquer compreensão humana. Se cada um que freqüenta a igreja fosse excomungado por ter cometido algum ato que Cristo ou Moisés conssiderassem pecado, não haveria mais fiéis – e eles [os grandes da igreja] sabem disso já faz tempo.

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > É issuaí, Vanessinha. Por falar nisso, e se Maria tivesse abortado Jesus? Ela seria excomungada? É claro que não pois naqueles dias ainda não havia Igreja Católica. E não poderia haver Igreja porque, obviamente, não havia Jesus Cristo. Ops! Não haveria Igreja? Então a Igreja Católica só existe por causa de um aborto não realizado? Mais um ponto pró-legalização.

      Curtir

  7. Ana Claudia disse:

    Muito bom o texto Ricardo, essa eh apenas mais uma (entre tantas)das contradicoes e atitudes absurdas dessa igreja. Mas acho que com a excecao de alguns fanaticos, as pessoas estao cada vez mais tomando consciencia disso. Artigos como o seu so ajudam! Parabens!

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > Você tem razão, Ana Claudia. Mas as igrejas só existem porque existe religião. Igrejas e fanáticos são apenas a mosca do cocô – e é da natureza do cocô atrair mosca.

      Curtir

  8. Chris disse:

    Nenhuma mulher opta pelo aborto por vontade própria, pois traumatiza , machuca mto, por mais que a criança seja indesejada.
    O aborto não deve ser método contraceptivo, claro.Há tantos metodos…
    No caso da garotinha, nem há o que se discutir mais.Não havia saída mesmo.
    Ninguém em sã consciencia vai ser contra estes médicos.Os padres católicos obedecem a dogmas antigos e descomprometidos com a realidade, com tanta pedofilia e maldade grassando por aí…..teremos que encarar abortos e mais abortos consentidos pela justiça.

    Curtir

  9. tio disse:

    …quantos abortos a igreja católica apostólica profana não teve que realizar no período negro da inquisição? _agora posa de boa samaritana, com suas vergonhas e hipocrisia escondidas sob a batina pédofila de “homens” ignorantes que não sabem da missa um “terço” e, ainda arrastam consigo milhares de centenas de pessoas aprisionadas dentro de sí. libertem-se! não sejam a cegueira de vossos olhos.

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > Acatem a sugestão do tio, libertem-se! Aliás, essa histérica condenação religiosa ao aborto só existe porque as religiões são feitas por homens e não por mulheres.

      Curtir

  10. ricardokelmer disse:

    > Sempre bom lembrar: este blog não aceita comentários anônimos.

    Curtir

  11. Izabela disse:

    Hoje é q estou vendo seu comentário de 12/06/09. O Antigo Testamento como o próprio nome diz já foi ultrapassado pelo Novo, mas não vou ficar aqui te dando aula de bíblia pq isso não lhe interessa.
    Só avisando q arrumei um tempinho p voltar ao blog. Beijo!

    Curtir

    • ricardokelmer disse:

      > É justamente isso que tô dizendo, Izabelita: os deuses também mudam. Felizmente! Pois aquele Deus do Antigo Testamento era um velhaco rancoroso, vingativo, assassino e incentivador de guerras e estupros coletivos. No livro de Malaquias ele diz, com a conhecida prepotência dos donos da verdade: “Eu sou Javé, e não mudo.” Pois mudou, mizifi, e mudou muito: no Novo Testamento ele vira um deus de amor e perdão. Mudou porque foi obrigado a mudar, e quem o forçou a mudar foi sua própria criatura, que lhe deu lições de justiça e integridade (o livro de Jó é um marco simbólico dessa mudança de Deus), justamente a integridade que lhe faltava pra ser um deus mais justo.
      E por que os deuses mudam? Simplesmente porque são meros reflexos de suas próprias criaturas.

      Curtir

  12. lucas disse:

    A igreja catolica é uma igreja que pensa nas pessoas e tenta ajudar

    Curtir

  13. Irlane disse:

    Como alguém pode ser contra e “as vezes” a favor? Muito comum que pessoas se posicionem a favor apenas em caso de estupro,mas isso é ilógico. Independentemente da motivação, o lógico seria ter uma posição a respeito. Como saber que Deus só abre excessão para isso? Acho que não é uma questão religiosa, mas de saude pública. Seria um absurdo submeter uma criança de 9 anos a uma situação como essa. Não pode matar o feto, mas pode matar a menina?

    Curtir

  14. amanda disse:

    Que triste.. Que Maria rogue eternamente por vocês..

    Curtir

  15. francisco disse:

    “O padrasto foi preso e a menina teve que ser submetida a um aborto pois seu corpo infantil dificilmente suportaria uma gravidez, ainda mais de gêmeos” Esta frase é o segredo de todo o comentário e donde partiu a critica a atitude ao Bispo de excomungar quem participou daquele aborto. O fato de uma opinião subjetiva, pouco esclarecedora e de muita controvérsia como SEU CORPO INFANTIL DIFICILMENTE SUPORTARIA dá a seus autores o direito de praticarem o aborto? Não acredito que o Bispo falou em excomungar com vontade de faze-lo, acredito sim que foi a unica forma que encontrou de protestar. Na realidade ele tinha opiniões claras e firmes de sua assessoria que era possível conservar a vida dos três. Pensem nisso…
    francisco

    Curtir

  16. Diz ali que se eu negar obediência ao Papa serei excomungado. É verdade isso? Então gostaria de postar que acho o Papa um velho babão e ridículo, e que me nego a obedece-lo ou a sua igreja ridícula. Onde eu poderia postar isso pra que chegasse até alguém relevante da Igreja que poderia me excomungar?
    Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário